Homepage

  • Um dos maiores icebergs desprendeu-se da Antártica
    12 julho 2017
    arrow
    arrow
  • A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártica.
  • Um iceberg com cerca de um trilhão de toneladas, desprendeu-se de um bloco de gelo gigantesco na Antártica, anunciaram esta quarta-feira (12) os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

    Num comunicado, os especialistas em estudos antárticos da universidade, indicaram que o desprendimento ocorreu entre 10 e 12 de julho, quando o iceberg, um dos maiores da história, separou-se do segmento Larsen C do continente branco. O iceberg gigante tem 5.800 quilómetros quadrados.

    "Ele pode permanecer inteiro, mas é mais provável que quebre em fragmentos. Parte do gelo pode permanecer na área durante décadas, enquanto outras partes podem seguir para norte, para águas mais quentes", disse Adrian Luckman, professor da Universidade Swansea e principal pesquisador do projeto MIDAS, que vem monitorizando a plataforma de gelo há já uns anos.

    A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártica. As plataformas de gelo são as porções da Antártica onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra. Segundo os cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura.

    A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártica, impedindo a dissipação do gelo. No ano passado, cientistas afirmaram que a racha na Larsen C estava a aumentar rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou até patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em apenas duas semanas.

    A Natureza tem-se manifestado bastante nos últimos tempos, no que toca à alterações climáticas. Até quando vamos permitir?

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Foto: RT

     

Tags
  • iceberg
  • antártica
  • Alterações climáticas
  • ambiente
  • oceano
  • deriva
  • Larsen C
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas