Homepage
- A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártica.
-
-
Um iceberg com cerca de um trilhão de toneladas, desprendeu-se de um bloco de gelo gigantesco na Antártica, anunciaram esta quarta-feira (12) os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
Num comunicado, os especialistas em estudos antárticos da universidade, indicaram que o desprendimento ocorreu entre 10 e 12 de julho, quando o iceberg, um dos maiores da história, separou-se do segmento Larsen C do continente branco. O iceberg gigante tem 5.800 quilómetros quadrados.
"Ele pode permanecer inteiro, mas é mais provável que quebre em fragmentos. Parte do gelo pode permanecer na área durante décadas, enquanto outras partes podem seguir para norte, para águas mais quentes", disse Adrian Luckman, professor da Universidade Swansea e principal pesquisador do projeto MIDAS, que vem monitorizando a plataforma de gelo há já uns anos.
A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártica. As plataformas de gelo são as porções da Antártica onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra. Segundo os cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura.
A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártica, impedindo a dissipação do gelo. No ano passado, cientistas afirmaram que a racha na Larsen C estava a aumentar rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou até patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em apenas duas semanas.
A Natureza tem-se manifestado bastante nos últimos tempos, no que toca à alterações climáticas. Até quando vamos permitir?
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Foto: RT
-
