Homepage

  • Sabias que hoje é dia da Conservação da Natureza?
    28 julho 2017
    arrow
    arrow
  • O impacto ambiental negativo destas actividades pode ser irreversível.
  • No Dia Nacional da Conservação da Natureza, o Beachcam.pt relembra a todos os nossos utilizadores os perigos "escondidos" em termos de preservação da Natureza que os nossos mares e praias estão sujeitos.

    A "Seas at Risk", uma associação europeia de organizações não-governamentais (ONG) dedicadas à defesa de questões ambientais, exige ao Governo que tome uma posição contra a mineração em águas profundas. O apelo surge na fase de preparação do encontro anual da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, a decorrer de 7 a 18 de Agosto, em Kingston, capital da Jamaica.

    Notícia: A Ameaça da Mineração Subaquática nos Açores

    Para a associação europeia, o executivo deve assegurar que a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos aplica "o princípio da precaução e que determina o fim dos trabalhos de prospecção e exploração de minérios em curso actualmente".

    A próxima sessão anual da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, entidade responsável pela regulamentação da exploração dos fundos marinhos e subsolo que estão para além da jurisdição nacional de um país, terá lugar em Agosto. No encontro, serão votadas possíveis reformas da própria instituição e dos procedimentos ambientais internacionais.

    A "Seas At Risk" já tinha apelado para o fim da mineração em águas profundas na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas no início de Junho.

    O GEOTA, a LPN, a Quercus e a Sciaena solicitaram ainda ao Governo uma reunião para expor as suas ideias e preocupações. Para estas ONG, há vários argumentos contra a mineração de fundos marinhos e a favor da aposta numa economia que respeite os ecossistemas e a biodiversidade nos fundos marinhos.

    A mineração em mar profundo contraria as metas definidas na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.

    O impacto ambiental negativo destas actividades pode ser irreversível.

    Também no âmbito do Dia Mundial da Conservação da Natureza e no rescaldo da proposta de arquivamento, por parte da Comissão Europeia, da queixa efetuada pela Quercus – ANCN contra a construção de três barragens no Alto Tâmega, a Quercus relembra que as barragens constituem a maior ameaça à conservação da natureza, em Portugal, atualmente.

    As barragens colocam em risco os habitats naturais das regiões envolventes, uma vez que transformam, fragmentam e degradam os ecossistemas, e criam, inclusivamente, barreiras incontornáveis para espécies migradoras.

    No caso específico das barragens do Tâmega as ameaças abrangem a agricultura, em particular a viticultura, com perdas de terreno e eventuais alterações ao clima com aumento de frequência de nevoeiros, e colocam, também, em perigo o Lobo Ibérico, nas Serras do Marão e Alvão, em Trás-os-Montes.

    No Tua, os impactes da barragem nos ecossistemas são evidentes, tendo-se verificado, recentemente, uma elevada mortandade de peixes causada, provavelmente, pelo baixo caudal do rio, o que revela a perda de qualidade da água.

    A Quercus considera que o aproveitamento dos recursos hídricos para diversos fins, incluindo a produção hidroelétrica como forma de energia, é relevante, mas tem que ser devidamente equacionado com os impactes associados e com os objetivos de sustentabilidade e conservação da biodiversidade.

    A Quercus reforça o apelo ao governo para que não sobreponha os interesses das grandes companhias energéticas aos interesses da conservação da natureza.

    Em Dia Nacional da Conservação da Natureza, por favor, respeitem o nosso planeta!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Azores Surf Co

Tags
  • Dia Nacional da Conservação da Natureza
  • Natureza
  • Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Açores
  • mineração aquática
  • mineração subaquática
  • Destruição
  • Aquecimento global
  • Alterações climáticas
  • Quercus
  • Oceanos
  • mar
  • praia
  • minerais
similar News
similar
junho 14
10 distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, granizo e trovoada
junho 11
Fim de semana traz subida de temperatura, menos vento, aguaceiros e trovoadas
junho 08
O homem acreditou e o sonho aconteceu! E tudo David Raimundo revolucionou!
junho 12
Arrancou oficialmente a época balnear de 2021 em Portugal
junho 11
IBC anuncia cancelamento do Mundial de Bodyboard 2021
junho 11
Praia da Arda apurou mais campeões regionais de surf do Norte
junho 09
Começa esta quinta-feira o programa 'Arrábida sem Carros' 2021