Homepage

  • Beachcam Spot Report* 10 a 14 Julho
    10 julho 2017
    arrow
    arrow
  • Felizmente, vai ser uma semana com surf consistente. Não em todo o lado, mas com ondas nos sítios certos para quem lá estiver.
  • Celebrar o verão na praia já é bom, então dentro de água, melhor ainda.

    Felizmente, vai ser uma semana com surf consistente. Não em todo o lado, mas com ondas nos sítios certos para quem lá estiver. Vamos aproveitar e descobrir mais alguma coisa?

    NORTE

    Terça feira: Nortada moderada mas a estragar um pouco as boas ondas na praia, mas mesmo assim, prevemos ondas acima de 0,5m por praticamente toda a região, com a melhor opção a ter lugar pela manhã na praia mais próxima de vossa casa, com menos vento do que à tarde.

    Quarta, Quinta e Sexta feira: Nortada prevista ao longo dos três dias, mas com período mais fraco matinal. Vai ser mesmo pela manhã que iremos encontrar as melhores condições pela Costa Norte nestes dias, com uma ondulação de ONO de cerca de 1,5m de altura, a cair para 1m na Sexta, esperamos ondas a rondar 1m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Leça da Palmeira maior até 1,5m nos sets maiores. Matosinhos a ser talvez a opção mais ordenada com ondas acima de 0,5m de altura. Canidelo, Madalena e Espinho com boas perspectivas e ondas a rondar 1m, maior a Norte da Baía.

    CENTRO

    Terça feira: Dia de muita Nortada e pouco surf pela Região Centro, com oportunidades somente em spots com offshore como Peniche (Supertubos) e Figueira da Foz (Cabedelo) ambos a rondar 1m. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Quarta feira: Nova ondulação a entrar acompanhada de Nortada forte e a formar ondas consistentes nas praias mais sujeitas ao offshore. Esperamos ondas matinais acima de 0,5m pelos picos e pontões da Costa de Caparica, Supertubos com tamanho idêntico sob offshore e mais a Norte, menos vento, desde Lavos, Figueira da Foz, Quiaios/Murtinheira, Vagueira, Costa Nova, Aveiro, Ovar e Esmoriz, tudo a rondar 1m de altura, mais pequeno na Praia da Barra. Bom para Kite e Windsurf nos spots habituais.

    Quinta e Sexta feira: Dias idênticos no que toca ao comportamento do vento e spots para surfar. Vento Norte todo o dia a soprar mais fraco pela manhã e a intensificar-se para a tarde. Algumas ondas pela manhã a rondar 1m pela Costa de Caparica, marrequinhas pela Linha, com Carcavelos e São Pedro do Estoril divertidos. Spots mais protegidos do vento pela Ericeira a rondar 1m, com melhores oportunidades por Peniche nos picos com offshore. Algumas ondas acima de 1,5m pela Nazaré e melhor pela Figueira da Foz, Aveiro e Ovar sempre a rondar 1m de altura. Mar a cair para sexta feira e a retirar cerca de menos 0,3m aos sets.

    SUL

    Terça feira: Muito vento Norte previsto para este dia na Costa Algarvia, bom para uns passeios de Kite e Windsurf pelos vossos locais favoritos. Quanto ao surf, procurem-no pelos picos Alentejanos desde São Torpes acima de 0,5m ou Malhão, Aivados e Barcas a rondar 1m, mais massudo. Costa Sul de Sagres a largar umas ondas consistentes a rondar 0,5m ao longo do dia sob offshore.

    Quarta feira: Ainda com alguma Nortada prevista e a ondulação de baixo período, prevemos algumas marrecas a rondar 0,5m pelo Alentejo, desde São Torpes aos picos de VN Milfontes (maiores), com a Zambujeira do Mar a dar também qualquer coisita. Já no Algarve, surf mais alinhado Arrifana acima de 0,5m. Algumas ondas a Sul de Sagres, com o mar a subir ao final da tarde sob Offshore. Bom para Kite e Windsurf.

    Quinta e Sexta feira: Já com a Nortada mais calma e a nova ondulação mais estabilizada, esperamos boas manhãs de surf pela Costa Alentejana e nalguns spots da Vicentina, sempre pela manhã devido ao onshore depois de almoço. Meio metrão para cima nas praias desde a Comporta até Sines, com melhores condições e tamanho idêntico por São Torpes. Picos de VN Milfontes a funcionarem, desde Aivados, Malhão e Porto das Barcas até 1m, bem como em Almograve e Zambujeira do Mar. Já no Algarve, ainda com alguma Nortada, surf até 1m nos spots mais refundidos como Arrifana e Amado, ou a Sul da Península de Sagres a rondar 0,5m com offshore. Muito calor previsto para estes dias.

    Boa semana e boas ondas!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • fnmoc
  • praia
  • praias
  • Previsão
  • surf
  • spots
  • bodyboard
  • Kitesurf
  • Windsurf
  • vento
  • nortada
  • offshore
  • ondas
  • Ondulação
  • Beachcam Spot Report
  • julho
  • verão
  • sol
  • calor
pub
similar News
similar
abril 05
Parque de Campismo oferece 1000 noites aos profissionais de saúde
abril 03
Liga MEO Surf Super Ranking – Quem foi o melhor surfista da década?
abril 03
Fim de semana será de chuva em todo o país
abril 02
Câmara de Sesimbra interdita acesso às praias do concelho
abril 02
Quarentena afasta curiosos da reprodução das tartarugas-oliva na Índia
abril 03
Não resistiu ver Malibu a quebrar perfeito e… acabou detido
abril 02
Dezenas de tartarugas-de-pente nascem numa praia brasileira deserta
pub