Homepage

  • Projeto 100% ecológico nasce em Viana do Castelo
    06 junho 2017
    arrow
    arrow
  • Estrutura totalmente em madeira é inaugurada em agosto e custará 350 mil euros
  • Um centro de apoio aos desportos náuticos, "100% ecológico" e construído em madeira vai abrir portas em agosto, na praia do Cabedelo, Viana do Castelo, num investimento superior a 350 mil euros, disse hoje à Lusa o promotor.

    Consulta aqui a previsão de ondas para esta semana

    "Trata-se de um projeto que deu entrada na Câmara de Viana para aprovação em 2008 e que foi sujeito a um criterioso processo de avaliação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por estar previsto para uma zona ambientalmente muito sensível, na frente de praia. O equipamento é 100% em madeira", explicou o sócio-gerente da Vianalocals, Rui Rodrigues.

    O novo equipamento, que está a nascer em plena praia do Cabedelo deverá entrar em funcionamento em agosto e criar 10 postos de trabalho, dando apoio aos praticantes de surf, windsurf, kitesurf e paddlesurf.

    Segundo Rui Rodrigues, o "novo equipamento, desenhado pelo arquiteto Branco Cavaleiro, começou a ser construído em maio e estará concluído em julho".

    "É uma infraestrutura há muito ansiada na praia do Cabedelo e que vai ajudar a consolidar esta praia como a Meca dos desportos de mar e vento", afirmou o promotor, garantindo que aquela zona "é muito procurada pelos amantes dos desportos aquáticos, pelas condições que oferece".

    A praia do Cabedelo, disse, “é muito frequentada por turistas de todo o país, bem como de França, Alemanha, Noruega, Finlândia, entre outros".

    O futuro centro de apoio aos desportos náuticos terá uma área de acolhimento e informação turística, de aluguer e aparcamento de pranchas de surf, windsurf e kitesurf, sanitários e balneários.

    Rui Rodrigues sublinhou que a nova infraestrutura "vai responder às necessidades sentidas pela empresa, que desde 2001 promove o turismo náutico, atendendo ao facto de que há muitos desportistas do Norte e Centro da Europa, e da Galiza, que frequentam, periodicamente, aquela praia para a prática daquelas modalidades".

    Em abril, a Câmara de Viana do Castelo celebrou com o investidor local um contrato de investimento, permitindo o acesso ao regime de incentivos ao acolhimento empresarial e turístico e à regeneração urbana, em vigor desde 2012.

    O novo projeto surge na sequência da intervenção de requalificação que a sociedade Polis Litoral Norte está a realizar no Cabedelo, num investimento superior a 1,5 milhões de euros.

    O novo equipamento "permitirá um melhor acolhimento dos turistas que terão ao dispor informação dos desportos náuticos existentes no concelho, e na região, bem como possibilitando o aluguer de equipamentos numa praia com ótimas condições para a prática desportiva".

    Na praia do Cabedelo está instalado desde 2013 um Centro de Alto Rendimento de Surf que resultou de uma candidatura conjunta entre a Câmara local e o Instituto do Desporto de Portugal.

    A estrutura que custou cerca de um milhão de euros serve de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf, bodyboard, windsurf e kitesurf, precisamente uma área definida como "potencial" " para o desenvolvimento do concelho.

    Também em 2013 entraram em funcionamento três centros desportivos ligados à náutica de recreio, nomeadamente à vela, canoagem e remo, num investimento de 5,1 milhões de euros, todos integrados no "Centro de Mar" instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes, há 18 anos a funcionar como museu.

    Fotografias: Surf Clube de Viana | Tó Mané Fonte: Sapo Desporto

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • viana do castelo
  • Praia do Cabedelo
  • norte
  • centro de apoio aos desportos náuticos
  • Surf
  • bodyboard
pub
similar News
similar
abril 09
Ainda há quem continue a surfar, apesar do surf estar interdito
abril 09
Himalaias já são visíveis da Índia devido à queda da poluição do ar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos no mar
abril 09
Requalificação da Estrada da Meia Praia vai avançar
abril 09
Chuva dá tréguas na Páscoa
abril 09
Temperaturas de março entre as mais altas desde que há registo do mês
abril 09
Polícia investiga estrela australiana que furou quarentena para surfar
pub