Homepage

  • Segunda feira com temperaturas elevadas
    19 junho 2017
    arrow
    arrow
  • Segundo o meteorologista do IPMA, o que favorece a propagação dos incêndios é o vento.
  • Consulta aqui a previsão de ondas para esta semana!

    Os distritos de Leiria, Santarém e Coimbra, fortemente afetados por incêndios, vão continuar hoje com temperaturas elevadas, a rondar os 38 graus celsius, e ventoque pode ser moderado a forte, disse à Lusa o meteorologista Bruno Café.

    De acordo com o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas, a humidade e a velocidade do vento naqueles distritos [que estão sob 'aviso laranja' devido ao tempo quente] "não vai ser hoje muito diferente do registado no domingo".

    "Em relação à temperatura, vai rondar os 38 graus de um modo em geral naqueles distritos. Vamos ter um dia com vento fraco, mas o que pode acontecer uma vez que continuamos com alguma instabilidade que gera alguma convexão que pode ter associadas rajadas de vento", disse o meteorologista à agência Lusa.

    Por isso, explicou Bruno Café, as rajadas de vento "podem afetar os locais onde estão os incêndios".

    No distrito de Leiria continua ativo o fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, que alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

    O último balanço dá conta de 62 mortos civis e 62 feridos, dois deles em estado grave. Entre os operacionais, registam-se dez feridos, quatro em estado grave. Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

    Em declarações à agência Lusa, o meteorologista Bruno Café explicou que para o dia de hoje está previsto vento fraco, mas devido à instabilidade prevista para hoje, pode tornar-se moderado a forte com rajadas.

    "De um modo geral o vento é fraco, mas é difícil de prever onde o vento vai intensificar associado à instabilidade. Vamos também ter condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas, principalmente no interior, mas também é difícil prever onde podem ocorrer", disse.

    Segundo o meteorologista do IPMA, o que favorece a propagação dos incêndios é o vento.

    "A temperatura é muito importante, mas o vento e a humidade relativa têm um grande peso e o vento é difícil de prever no dia de hoje por causa da instabilidade", disse.

    Bruno Café indicou que hoje vamos ter a continuação do tempo quente praticamente em todo o território, prevendo-se apenas uma pequena descida de temperatura máxima nas regiões do interior e no Algarve.

    "Vamos ter 'avisos laranjas' para os distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal, até terça-feira, com exceção de Lisboa e Setúbal que estão apenas no dia de hoje passando a amarelo", contou.

    O IPMA colocou, também por causa do tempo quente, 11 distritos (Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja) do continente sob 'aviso amarelo' até às 21:00 de quarta-feira.

    "Hoje é ainda um dia com instabilidade, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas em especial no interior e durante a tarde. Amanhã [terça-feira] vamos ter um dia com menos nebulosidade, apesar de durante a tarde aumentar no interior com possibilidade de aguaceiros e trovoada", disse.

    Bruno Café indicou também que está previsto no interior norte e centro um aumento de nebulosidade a sul do cabo carvoeiro.

    "Só na quarta-feira é que há uma descida acentuada da temperatura, mas apenas no litoral norte. No centro vamos manter aviso de tempo quente para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco", disse.

    Fotografia: Adriana Camargo

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • temperaturas
  • calor
  • fogo
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • segunda feira
  • junho
  • vento
similar News
similar
maio 07
Liga MEO Surf: Maratona de surf em ondas de qualidade no arranque em Leça
maio 07
Fim de semana de contrastes: sol no sábado e chuva no domingo
maio 07
Mais duas praias fluviais vão nascer no Alqueva
maio 07
Governo recebe proposta para criação de Parque Marinho no Algarve
maio 07
Nacional de Bodysurf 2021 arranca este sábado na Caparica
maio 07
Criada competição online de skate para caçar jovens talentos de Portugal e Espanha
maio 06
Época balnear: Regras das praias sofrem mudanças na atividade desportiva e uso de equipamentos de lazer