Homepage
- Evocando as origens de uma modalidade nascida no Havai há mais de 200 anos, o ilhéu de Vila Franca do Campo recebe no fim de semana de 8 e 9 de julho a segunda etapa de 2017 do Red Bull Cliff Diving World Series. O regresso aos Açores acontece pelo sexto ano consecutivo e promete grandes emoções, seja a partir das plataformas de 27 e 21 metros, seja com saltos diretamente das rochas
-
-
Com a competição organizada pela primeira vez ao longo do fim de semana, as primeiras rondas decorrem no sábado e as finais no domingo - 8 e 9 de julho – o Red Bull Cliff Diving World Series está de regresso aos Açores pelo sexto ano consecutivo. Numa época mais compacta composta por seis etapas, o ilhéu de Vila Franca do Campo – situado na ilha de São Miguel, a menos de um quilómetro da cidade com o mesmo nome – destaca-se pelas suas paisagens selvagens e intactas. E também por ser o único destino da temporada onde os atletas têm a oportunidade de saltar diretamente das rochas, um desafio que evoca as origens da modalidade e que vem acrescentar um patamar de dificuldade adicional.
Os 22 atletas, de nove países, prometem mostrar os mais complexos e exuberantes saltos da modalidade proposta pela FINA – Federação Internacional de Natação – para os Jogos Olímpicos de 2020. Depois da saída da plataforma de 27 (masculinos) ou 21 metros (femininos) – ou diretamente da rocha de uma altura idêntica – o encontro com as águas do oceano dá-se em menos de três segundos, correspondendo a uma aceleração próxima da registada por um Fórmula 1!
O circuito mundial conta este ano com um novo Diretor Desportivo, o norte-americano Greg Louganis, lenda do desporto que é o mais bem-sucedido atleta de saltos para a água de todos os tempos. Tal como no ano passado, o grupo integra atletas masculinos e femininos – entre elementos do quadro permanente e “wildcards”. Cumprida a primeira etapa do calendário (Irlanda), há dois nomes que se destacam desde já. Em masculinos quem lidera é o hexacampeão Gary Hunt, uma referência que também venceu no ano passado nos Açores. Na mesma lógica, a australiana Rhiannan Iffland - a sensação de 2016 (foi a primeira atleta wildcard a chegar ao título na sua primeira época) começou igualmente o ano a ganhar.
Domingo (9 julho) a ação das finais vai poder ser acompanhada a partir das 13h30 (hora de Portugal continental) através da transmissão televisiva em direto da Red Bull TV: https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU6T5W2111/red-bull-cliff-diving-world-series.
CALENDÁRIO 2017
RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES
24 junho - Inis Mór, IRLANDA
9 julho - S. Miguel, Açores, PORTUGAL
23 julho - Polignano a Mare, ITÁLIA
3 setembro - Texas, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
16 setembro - Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA
21 outubro - Lago Ranco, CHILE
Fotos - Paulo Calisto (Red Bull Content Pool)
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
