Homepage

  • Surf de Viana contribui para época balnear segura
    21 junho 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Resultado da congregação das vontades de várias entidades, este projeto permite reforçar a segurança na praia, tanto em meios humanos como físicos.
  • A cerimónia de abertura simbólica da época balnear em Viana do Castelo aconteceu no CAR Surf de Viana no passado dia 17. A praia do Cabedelo também foi um dos locais privilegiados do programa por ser palco de um projeto-piloto de referência nacional. Para Raúl Risso, Capitão do Porto de Viana do Castelo e comandante da Polícia Marítima local, “trata-se de um projeto único em termos nacionais no que respeita à segurança, à inclusão e à congregação de esforços de um vasto leque de entidades públicas e privadas”.

    Consulta aqui a previsão de ondas para esta semana!

    Esta cerimónia contou com a presença do Almirante Sousa Pereira Director-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), de Raúl Manuel Pato Risso, Capitão do Porto de Viana do Castelo, de José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e de representantes de várias outras entidades parceiras locais privadas e públicas.

    A praia do Cabedelo, habitualmente bandeira azul, é conhecida pela grande afluência de praticantes de modalidades náuticas e de banhistas e, mais ultimamente, também tem vindo a ficar conhecida por acolher vários eventos de náutica inclusiva.

    Resultado da congregação das vontades de várias entidades, este projeto permite reforçar a segurança na praia, tanto em meios humanos como físicos.

    Segundo Raúl Pato Risso, foram várias as razões que conduziram ao projeto em curso. “Está previsto um boom nesta praia no âmbito das atividades náuticas bem como de banhistas, devido às infraestruturas desportivas existentes nas proximidades e às hoteleiras, que registam um grande crescimento. Assim, considerou-se importante também reforçar a sinalética de praia com vista a facilitar a existência de uma relação pacífica entre os praticantes de atividades náuticas e os banhistas. Trata-se de um projeto potenciador da inclusão e, por isso, foram tidas em conta também necessidades dos cegos e daltónicos, em resultado do trabalho de parceria com a ACAPO e a Íris Inclusiva. Aqui, destaco o código de cores aplicado que permite identificar a cor da bandeira hasteada pelos daltónicos”.

    O Surf Clube de Viana, no âmbito deste projeto, além de ter formado três nadadores salvadores, contribuiu com meios de salvamento, como uma mota de água, um quadriciclo e uma prancha de resgate a acoplar à mota de água. Tudo desenvolvido em conjunto com as entidades parceiras, entre as quais a “Coordenada” Decimal Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo, e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

    “Para o ano esperamos que este modelo possa ser replicado em outras praias do concelho”, avança o Capitão do Porto local.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • surf
  • Surf Clube de Viana
  • viana do castelo
  • Praia do Cabedelo
pub
similar News
similar
fevereiro 20
Liga MEO Surf apresenta calendário para 2020
fevereiro 19
Marta Paço convocada para o Mundial de Surf Adaptado
fevereiro 19
Júnior Martim Nunes passa temporada com Italo Ferreira (ENTREVISTA)
fevereiro 19
A subida do mar irá afetar 150 mil portugueses!
fevereiro 19
Vendedores de rua em Nairobi arriscam prisão por utilizarem sacos de plástico
fevereiro 19
Jovem é arrastado por onda e apanha grande susto na Praia do Norte
fevereiro 17
Alex Botelho já deixou os cuidados intensivos do Hospital de Leiria