Homepage

  • Praias sem poluição? Em Portugal há 33
    01 junho 2017
    arrow
    arrow
  • Os concelhos algarvios de Aljezur e Vila do Bispo lideram a lista
  • Os concelhos algarvios de Aljezur e Vila do Bispo têm o maior número de praias sem poluição, com quatro cada, de um total de 33 em todo o país, metade do número de 2016, segundo a associação ambientalista Zero.

    Três décadas de petróleo pagam 0,05% do PIB

    Na véspera do início da época balnear na maior parte das praias portuguesas, a Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero, identificou 33 praias com zero poluição, 5% das 601 zonas balneares existentes este ano.

    Isto significa que, nestes casos, "não foi detectada qualquer contaminação nas análises efectuadas ao longo dos três últimas épocas balneares", explica a associação liderada por Francisco Ferreira.

    "Em 2017, porém, há menos 38 praias com zero [poluição] que no ano passado, quando foi feita a primeira contabilização deste tipo de águas balneares, o que representa um enorme e preocupante decréscimo", alertam os ambientalistas.

    Os concelhos algarvios de Aljezur e Vila do Bispo lideram a lista com as praias do Amado, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar e Vale dos Homens, no primeiro caso, e Almadena-Cabanas Velhas, Boca do Rio, Ingrina e Zavial, no segundo.

    Com três praias poluição zero estão os concelhos de Grândola, Sines, Tavira e Vila Nova de Gaia.

    No Alentejo, em Grândola não tinham qualquer vestígio de poluição as praias de Aberta Nova, Carvalhal e Melides, enquanto em Sines eram a Grande Porto Covo, Morgavel, Vieirinha-Vale de Figueiros.

    No Algarve, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita são as três praias zero poluição de Tavira, a que se junta o concelho de Vila Nova de Gaia, no norte do país, com Aguda, Marbelo e Saozinha.

    A análise da Zero, que teve em conta os parâmetros da legislação em vigor e dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), concluiu que não é encontrada qualquer poluição em 31 zonas balneares costeiras, uma interior e uma de transição, ou estuário (Albufeira de Vilar, em Moimenta da Beira, e Zaboeira - albufeira de Castelo de Bode -, em Vila de Rei).

    611 empresas trabalham o surf em Portugal

    As praias identificadas pela associação de defesa do ambiente tiveram sempre classificação 'excelente' e apresentaram valores zero ou inferiores ao limite mínimo de deteção em todas as análises realizadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados ('escherichia coli' e 'enterococos intestinais'), ou seja, "em todas as análises efectuadas não houve sequer a detecção de qualquer unidade formadora de colónias".

    Três anos corresponde ao período mínimo requerido pela directiva relativa à gestão da qualidade das águas balneares para a classificação da zona balnear.

    No início da época preferida pelos portugueses e pelos turistas estrangeiros para ir para a praia, a Zero aconselha a escolha de áreas classificadas como zonas balneares, com vigilância e informação sobre a qualidade da água, não deixar lixo e a preservar a paisagem e os ecossistemas, evitando pisar dunas.

    E recorda que mais de 80% dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho por ano têm origem em garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens.

    Fotografia: Odeceixe por Município de Aljezur

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • praias
  • qualidade
  • areia
  • água
  • ambiente
  • Lixo Marinho
  • Poluição
  • alentejo
  • Algarve
pub
similar News
similar
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas