Homepage

  • Henderson uma das ilhas mais remotas do Oceano Pacifico foi considerada a mais poluída do mundo
  • A ilha de Henderson, uma das mais remotas do Oceano Pacifico, tem zero habitantes, 18 toneladas de plástico e 38 milhões de detritos, de acordo com os cientistas marinhos da Universidade da Tasmânia.

    Mesmo estando afastada da sociedade, a ilha é considerada a mais poluída do mundo com a maior densidade de detritos antropogénicos, isto é, resíduos derivados das atividades e ações humanas, notícia o The Guardian.

    A equipa de cientistas afirma que, todos os dias, dão à costa cerca de 13 mil detritos, mas a maioria do lixo está enterrada na areia. Cerca de 99,8% do lixo encontrado são plásticos que provam a atual degradação do meio ambiente, causada pelos elevados níveis de poluição.

    Em declarações à Bloomberg, a responsável do estudo, Jennifer Lavers, diz que “temosde repensar a nossa relação com o plástico. É um material criado para durar para sempre, no entanto, apenas é utilizado por momentos e depois deitado fora”.

    “Eu viajei por algumas das mais distantes ilhas do mundo e, independentemente de onde fui, o ano ou a área do oceano, a história é geralmente a mesma: as praias estão repletas de vestígios da atividade humana. Sempre pensei que o fato de ser uma ilha muito remota protegesse Henderson, mas estava completamente enganada. Fiquei sem palavras. Foi, por isso mesmo, que me dei a tanto trabalho para estudar e documentar ao detalhe este caso”, explicou a responsável ao The Guardian.

    A ilha de Henderson é um lugar classificado como Património Mundial da Unesco. Apesar de estar distante da ação humana, a crise da poluição nos oceanos atinge os locais mais improváveis.

    É imperativo repensar a nossa relação com o plástico, pois neste momento além de destruir habitats remotos é uma bomba relógio ambiental prestes a explodir! No dia mundial do ambiente é urgente refletir

    Fonte - Jornal Económico

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • poluicao
  • dia mundial do ambiente
  • Praias
  • Meio Ambiente
  • plastico
  • Banir plasticos
pub
similar News
similar
agosto 20
Mais de 500 jovens participaram no programa 'Nadador Salvador Júnior'
agosto 20
Donald Trump taxa pranchas de surf importadas da China
agosto 20
ZERO enaltece diminuição de problemas com águas balneares
agosto 20
Cliff Diving Series: Bósnia pode decidir títulos de 2019
agosto 20
Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo
julho 16
Campeões demolidores na estreia do Líbano
julho 11
Cliff Diving World Series em estreia no Líbano