Homepage

  • Viana do Castelo inaugura praia para cães
    11 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Entre as normas, contam-se a obrigatoriedade de os animais estarem registados, usarem trela e, no caso de raças perigosas, usarem açaime.
  • Figueira da Foz com novidades nas praias

    O concelho de Viana do Castelo vai ter, a partir de 15 de junho, a segunda praia do país para permanência e circulação de cães.

    "É um projeto que está para ser concretizado desde o ano passado. Nesta altura, estamos em condições para anunciar que no dia 15 de junho vai ser inaugurada uma praia para cães, na praia do Coral", afirmou o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, Raul Risso.

    Este responsável revelou que o projeto de criação de uma praia para uso balnear canino resultou de "uma parceria entre a Câmara Municipal, uma associação local de defesa dos animais, a Vila Animal e a autoridade portuária que é a entidade administrante".

    O espaço escolhido foi a praia do Coral, nome que lhe foi atribuído após o acidente com um navio chinês Coral Bulker, que encalhou naquele local em 2000.

    Raul Risso explicou que, no dia da inauguração da praia de cães, serão distribuídos folhetos informativos, designados "Quatro Patas", com todas as regras de segurança que se exigem para este tipo locais".

    "Como todos nós sabemos, durante a época balnear, nos espaços concessionados, não se podem ter os cães. Agora sim vamos ter um espaço dedicado aos cães e a quem gosta deles", sublinhou.

    A primeira praia do país para permanência e circulação de cães foi inaugurada em Peniche, em agosto de 2016.

    O espaço escolhido foi a praia do Porto da Areia Norte, uma área com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro, e onde a autarquia investiu "cerca de 2500 euros em dispensadores de sacos (para recolha de dejetos), na colocação de sinalética e na afixação de editais com as regras de funcionamento", disse, na ocasião, à Lusa o presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

    Entre as normas da praia para cães contam-se a obrigatoriedade de os animais estarem registados, usarem trela e, no caso de raças consideradas perigosas, usarem açaime.

    A praia (numa área que não era concessionada e assim vai continuar) tem inauguração marcada para as 19.15 horas e neste primeiro verão funcionará como "experiência-piloto, numa perspetiva de que terá que haver uma utilização conscienciosa por parte dos donos dos animais", nomeadamente "ao nível da segurança dos banhistas e da higiene da praia".

    O espaço não tem vigilância para banhistas e conta com o apoio da Capitania do Porto de Peniche para garantir o respeito pelas normas.


    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: JN Fotografia: Move

Tags
  • cão
  • Cães
  • Praia para cães
  • Praia
  • viana do castelo
  • norte
  • Portugal
  • Peniche
  • animais
similar News
similar
setembro 22
Onda californiana de San Miguel a salvo de possível extinção
setembro 22
Há uma nova onda na Indonésia: é gerada por um navio encalhado e repete história do século XX
setembro 20
Kanoa Igarashi, de vice-campeão mundial ISA à prata olímpica em casa
setembro 22
Abriram as inscrições para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14
setembro 22
Exposição Viva celebra 1ª edição do Programa Atlantis no Dia Nacional da Água
setembro 21
Época balnear em Espinho prolongada até 26 de setembro
setembro 22
Nível do mar continua a subir a um ritmo alarmante