Homepage

  • Calor a chegar e país em alerta UV
    16 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'muito elevado' e 'elevado' de exposição à radiação ultravioleta !
  • Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'muito elevado' e 'elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Consultem aqui o report de ondas para esta semana!

    De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo (Madeira), Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (Flores), nos Açores, apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV.

    As regiões de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Penhas Douradas, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) estão em risco elevado de exposição à radiação UV.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extrem').

    O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade por nuvens médias e altas e nas regiões do interior Norte e Centro durante a tarde, há condições para formação de nebulosidade de evolução e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos.

    A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se moderado de noroeste no litoral oeste a partir da tarde e pequena subida de temperatura.

    Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, em especial por nuvens altas e vento fraco a moderado do quadrante norte.

    Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento noroeste fraco a bonançoso, rodando para oeste.

    Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 15 e 24, em Vila Real entre 15 e 29, em Bragança entre 13 e 28, em Viseu entre 14 e 28,na Guarda entre 13 e 25, em Coimbra entre 16 e 29, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 17 e 35, em Évora entre 15 e 24, em Beja entre 16 e 33, em Faro entre 18 e 30, no Funchal entre 18 e 25, em Ponta Delgada e na Horta entre 13 e 19 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 18.

    Fotografia: Vila Nova de Milfontes por Rui Freitas

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Radiação Ultravioleta
  • Raio UV
  • alerta
  • Portugal
  • meteorologia
  • temperaturas
  • Previsão do tempo
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ipma
similar News
similar
setembro 28
Mercedes-Benz vai celebrar o Dia Mundial do Mar com a temática Nazaré
setembro 28
Teresa Bonvalot, 10 anos de sucesso garantido em Mundiais ISA
setembro 28
Guilherme Fonseca: “Têm sido anos de muito sacrifício” (ENTREVISTA)
setembro 28
Praia do Seixal consagrou vencedores da 4ª etapa do Regional de SUP Race da Madeira 2022
setembro 28
Praia de Matosinhos vai receber iniciativa 'Surf Adaptado'
setembro 28
Projeto TransforMAR recolheu 67 toneladas de plástico e metal das praias portuguesas este verão
setembro 28
AON Titan Trophies 2022 terminou nas ondas de Leça da Palmeira