Homepage

  • Calor a chegar e país em alerta UV
    16 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'muito elevado' e 'elevado' de exposição à radiação ultravioleta !
  • Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'muito elevado' e 'elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Consultem aqui o report de ondas para esta semana!

    De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo (Madeira), Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (Flores), nos Açores, apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV.

    As regiões de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Penhas Douradas, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) estão em risco elevado de exposição à radiação UV.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extrem').

    O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade por nuvens médias e altas e nas regiões do interior Norte e Centro durante a tarde, há condições para formação de nebulosidade de evolução e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos.

    A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se moderado de noroeste no litoral oeste a partir da tarde e pequena subida de temperatura.

    Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, em especial por nuvens altas e vento fraco a moderado do quadrante norte.

    Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento noroeste fraco a bonançoso, rodando para oeste.

    Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 15 e 24, em Vila Real entre 15 e 29, em Bragança entre 13 e 28, em Viseu entre 14 e 28,na Guarda entre 13 e 25, em Coimbra entre 16 e 29, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 17 e 35, em Évora entre 15 e 24, em Beja entre 16 e 33, em Faro entre 18 e 30, no Funchal entre 18 e 25, em Ponta Delgada e na Horta entre 13 e 19 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 18.

    Fotografia: Vila Nova de Milfontes por Rui Freitas

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Radiação Ultravioleta
  • Raio UV
  • alerta
  • Portugal
  • meteorologia
  • temperaturas
  • Previsão do tempo
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ipma
similar News
similar
agosto 04
Grécia a escaldar: Temperatura na Acrópole atingiu os 55ºC
agosto 04
Baía do Funchal vai receber o Madeira Island SUP Challenge em setembro
agosto 04
Autoridade Marítima Nacional e DGS lançam campanha para um verão em segurança
agosto 04
Fernando Aguerre: 'Penso que o COI ficou satisfeito com a estreia olímpica do surf'
agosto 04
Vasco Ribeiro e Kika Veselko fizeram história na Allianz Triple Crown
agosto 04
Japonesas levam ouro e prata, Sky Brown fica com o bronze
agosto 04
MEO e Vissla vão dar nome à etapa portuguesa das Challenger Series