Homepage

  • França proibe golfinhos e orcas em cativeiro
    11 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Nova lei permite ainda que os golfinhos e orcas actualmente em cativeiro, assim possam continuar...
  • Os parques aquáticos em França deixam de poder adquirir ou reproduzir, a partir de agora, golfinhos e orcas para serem utilizados nos seus espaços.

    Esta nova lei aprovada pelo Ministério francês do Ambiente, e publicada no último sábado, permite ainda que os golfinhos e orcas actualmente em cativeiro assim possam continuar, mas define regras mais apertadas para estes casos.

    O objectivo é “assegurar a protecção das espécies, melhorar o seu bem-estar e suprimir o sofrimento animal”, pelo que passa a ser “proibido manter cetáceos em cativeiro”, indica a lei agora em vigor, segundo o jornal El Pais. O diploma exclui os aquários com actividade autorizada.

    A ministra do Ambiente, Ségolène Royal, terá assinado uma primeira versão deste diploma na quarta-feira passada, mas depois de saber que alguns destes animais são drogados, seguiu-se uma nova versão mais dura.

    Quanto aos cetáceos que já estão hoje em parques, os tanques onde ficam alojados terão de ter um espaço superior em pelo menos 150% ao espaço actualmente permitido na lei anterior, datada de 1981. Isto para deixar que golfinhos e orcas se distanciem dos visitantes e de outros animais.

    Passa a não ser permitido, por outro lado, o uso de cloro nos tanques e a entrada de pessoas do público dentro da água. O Governo francês dá seis meses aos parques aquáticos para se adaptarem às novas regras e ainda três anos para aumentarem os tanques.

    A medida foi bem recebida por associações de defesa dos direitos dos animais. Cinco destas associações, como a Sea Sheperd e a One Voice, consideraram em comunicado que a nova lei significa “que se acabam os programas de reprodução, de intercâmbios ou de importação”. “Sem a possibilidade de renovar os cetáceos, significa o fim dos circos marinhos no nosso território”, salientaram.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Wilder Fotografia: C'estassez

Tags
  • golfinhos
  • orcas
  • cetáceo
  • Vida Animal
  • frança
  • cativeiro
  • Parque Aquático
  • Proibição
pub
similar News
similar
setembro 22
Porto & Matosinhos Wave promove surf aliado à responsabilidade social
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
setembro 21
Mais de 250 baleias-piloto estão encalhadas numa área remota da Tasmânia
setembro 21
Lançado guia sobre as 25 espécies de tubarões que existem nos Açores
setembro 21
10 factos estatísticos (impressionantes) sobre Teresa Bonvalot
setembro 21
Ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa' recolhe 170 litros de lixo
setembro 21
Water Kings levou muita adrenalina a Lagos
pub