Homepage

  • Época balnear começa amanhã na maioria das praias
    31 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Compete aos municípios definir a época balnear em cada praia do seu concelho, motivo pelo qual o calendário é cada vez mais variável
  • A maioria das praias portuguesas inicia a época balnear durante o mês de junho, de acordo com a portaria publicada pelo Governo em Diário da República.

    Vídeo: Como agir perante um agueiro

    A portaria refere que a época balnear decorre entre 01 de maio e 15 de outubro para efeitos da "exploração e funcionamento de concessões de apoio balnear e seus serviços acessórios". Abrange todas as praias de banhos, sejam marítimas ou fluviais, que são vigiadas por nadadores-salvadores.

    Compete às câmaras municipais definir a época balnear em cada praia do seu concelho, motivo pelo qual o calendário é cada vez mais variável de praia para praia, até dentro do mesmo município.

    Das 650 áreas balneares, 175 começam a temporada na quarta-feira. São sobretudo praias do litoral a sul de Lisboa, como são os casos dos concelhos de Almada (que inclui a Costa da Caparica) e quase todos os municípios da costa algarvia, ou a maioria das praias na Região Autónoma da Madeira.

    A maior parte das praias - 246 de norte a sul de Portugal continental e nas regiões autónomas -- abre a 15 de junho.

    A época balnear começou durante o mês de maio para 43 praias, sobretudo em Cascais, Oeiras (ambos no distrito de Lisboa) e Albufeira (distrito de Faro).

    O Norte é a única região do país a ter o mesmo calendário de época balnear para as praias marítimas (15 de junho a 15 de setembro), enquanto algumas das zonas fluviais abrem de 15 de junho a 15 de julho e terminam a época entre 31 de agosto e 15 de setembro.

    No Centro a época varia, em quase todas as praias, entre 15 de junho e 01 de julho para o início e, em muitas áreas, entre 10 e 17 de setembro no encerramento. No entanto, várias praias do interior têm um calendário distinto.

    Consulta aqui a previsão de ondas para os próximos dias

    O início da época balnear da região do Tejo e Oeste vai de 01 de maio a 01 de julho e o fim ocorre entre 03 e 30 de setembro, ao passo que o período de abertura da época balnear está compreendido entre 01 e 17 de junho e o encerramento ocorre a 15 ou 17 de setembro no Alentejo.

    No Algarve o calendário decorre quase sempre de 15 de maio e 30 de setembro, com exceção de Albufeira (que termina a temporada a 15 de outubro) e o Pego Fundo, em Alcoutim (de 13 de maio a 24 de setembro).

    Nos Açores os limites variam entre 01 de junho e 01 de julho para a abertura e entre 01 de agosto e 14 de outubro para o fecho.

    Considerando apenas as zonas balneares do interior, a época balnear nas praias fluviais arranca sobretudo entre 15 de junho e 01 de julho e termina em datas variáveis durante o mês de setembro.

    Em quase metade das praias fluviais do país, a época balnear é mais curta, decorrendo de 01 de julho a 31 de agosto.

    Divirtam-se muito nesta época balnear, mas sempre respeitando a sinalização presente e ordens dos nadadores salvadores. Tenham cuidado com o mar e ajudem quem vos quer ajudar!

    Fotografia: Costa de Caparica por Helder Correia

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Época Balnear
  • agosto
  • junho
  • julho
  • maio
  • praias
  • Vigilância
  • Praias Vigiadas
  • isn
  • Instituto socorro a naufragos
  • policia maritima
pub
similar News
similar
outubro 30
Estação Salva-vida de Cascais prestou apoio a 5 surfistas
outubro 30
Aprovado projeto do Ericeira Surf Clube para comemorar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf
outubro 30
Temperaturas amenas e aumento da nebulosidade no fim de semana
outubro 30
Praia de Melides vai ter um novo passadiço
outubro 30
Mais de 375 kg de lixo recolhidos em ação de limpeza costeira em Sesimbra
outubro 30
Outubro está a acabar e pela primeira vez o Mar de Laptev ainda não congelou
outubro 29
Coral com 500 metros de altura foi descoberto na Grande Barreira
pub