Homepage

  • Peniche celebra 'Dia do Pescador'
    31 maio 2017
    arrow
    arrow
  • De 31 de maio a 4 de junho, o Município de Peniche levará a cabo as comemorações do 'Dia Nacional do Pescador'
  • De 31 de maio a 4 de junho, o Município de Peniche levará a cabo as comemorações do “Dia Nacional do Pescador”, prestigiando a profissão e os contributos dos profissionais cuja atividade está ligada ao mar.

    No dia 31 de maio, data assinalada por decreto governamental de 1997 para esta celebração, pelas 13 horas, o Município irá colocar em exposição, na Praça Jacob Rodrigues Pereira, a embarcação salva-vidas “Peniche”, que foi reabilitada pela Câmara Municipal de Peniche.

    Na noite do dia 3 de junho, no Auditório da Câmara Municipal de Peniche, será apresentado o livro “Naufrágios e Náufragos”, de Fernando Engenheiro.

    No dia 4 de junho, as comemorações terão início às 9 horas, com o lançamento de foguetes, seguindo-se um seminário às 10 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Peniche, que incidirá sobre a Fileira Socioeconómica da Pesca e que contará com a presença do Secretário de Estado das Pescas- José Apolinário.  Ainda durante a iniciativa da manhã no Auditório, haverá lugar à apresentação pública do projeto “Mar Portuguez” – conservas de Chef, seguida da exibição do filme 3D “Mar Portuguez” de Edgar Pêra, rodado em Peniche, e de uma degustação de conservas no quadro do mesmo projeto. Será também apresentado o “Projeto Animal no Life Berlengas” por professores e alunos da Escola EB 2,3, D. Luís de Ataíde e inaugurada uma exposição no âmbito desta temática, que estará patente até ao dia 19 de junho.

    Às 13 horas, terá lugar o tradicional almoço-convívio em homenagem ao pescador de Peniche, servido na cantina municipal.

    À tarde prosseguem as festividades na Ribeira Velha, com a deposição de uma coroa de flores no monumento ao pescador, a cerimónia de homenagem às organizações de produtores de produtos da pesca com sede em Peniche.

    Para além da já tradicional sessão de fados com o reconhecido fadista António Severino, a edição deste ano do Dia do Pescador será enriquecida com uma atuação da Banda da Armada.

    As comemorações do dia encerram com a celebração de uma Eucaristia em homenagem aos Homens do Mar, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

    Estas festividades são uma organização da Associação Mútua Financeira Livre dos Armadores da Pesca Geral (AMAP), da Câmara Municipal de Peniche, da Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, Crl (CAPA) e do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro.

    Fotografia: Dolores Pitau Félix

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

     

Tags
  • Peniche
  • Câmara Municipal de Peniche
  • pescador
  • dia nacional do pescador
  • maio
  • mar
  • praia
  • pesca
  • junho
similar News
similar
janeiro 31
Luke Shepardson, o vencedor improvável do Eddie Aikau que passou a ter um dia no Havai com o seu nome
janeiro 31
Surf adaptado mantem bem vivo o sonho da inclusão nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028
janeiro 31
Ondas da Praia da Vigia consagraram campeões do Circuito Sealand Santa Cruz 2022
janeiro 30
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prorrogada até ao final de 2023
janeiro 30
Conhecido calendário dos circuitos regionais de bodyboard para 2023
janeiro 30
FPS vai realizar dois cursos online de juízes de surf em fevereiro
janeiro 30
Frio não desarma e deixa todo o território continental em aviso amarelo