Homepage

  • Calor perigoso está de volta
    17 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta
  • Consultem aqui o report de ondas para esta semana!

    Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    As exceções são para Braga e Viana do Castelo que estão em risco 'elevado' de exposição à radiação UV.

    Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

    O Instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde, períodos de chuva ou aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência nas regiões do litoral a partir do meio da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior.

    A previsão aponta para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se de noroeste a partir da tarde e intensificando para moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral e nas terras altas, neblina matinal em alguns locais do litoral e descida de temperatura, em especial da máxima.

    No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros e de trovoada no interior do Alentejo durante a tarde.

    O IPMA prevê ainda vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde e pequena descida de temperatura.

    Para a Madeira prevê-se céu pouco nublado, tornando-se muito nublado a partir do final da tarde, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas para o final do dia e vento moderado a forte de norte, rodando para nordeste.

    Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas e vento fraco, tornando-se sueste bonançoso.

    Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 14 e 25, no Porto entre 13 e 21, em Vila Real entre 10 e 23, em Viseu entre 09 e 22, em Bragança entre 13 e 24, na Guarda entre 08 e 20, em Coimbra entre 14 e 22, em Castelo Branco entre 13 e 28, em Santarém entre 13 e 27, em Évora entre 12 e 30, em Beja entre 13 e 30 e em Faro entre 18 e 31.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Fernando Dávila

     

Tags
  • temperaturas
  • calor
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • alertas
  • Radiação Ultravioleta
  • perigo
  • tempo
  • meteorologia
similar News
similar
setembro 26
Ribeira d'Ilhas consagrou novos campeões nacionais de Surf Masters
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido