Homepage

  • Calor perigoso está de volta
    17 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta
  • Consultem aqui o report de ondas para esta semana!

    Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    As exceções são para Braga e Viana do Castelo que estão em risco 'elevado' de exposição à radiação UV.

    Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

    O Instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde, períodos de chuva ou aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência nas regiões do litoral a partir do meio da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior.

    A previsão aponta para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se de noroeste a partir da tarde e intensificando para moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral e nas terras altas, neblina matinal em alguns locais do litoral e descida de temperatura, em especial da máxima.

    No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros e de trovoada no interior do Alentejo durante a tarde.

    O IPMA prevê ainda vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde e pequena descida de temperatura.

    Para a Madeira prevê-se céu pouco nublado, tornando-se muito nublado a partir do final da tarde, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas para o final do dia e vento moderado a forte de norte, rodando para nordeste.

    Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas e vento fraco, tornando-se sueste bonançoso.

    Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 14 e 25, no Porto entre 13 e 21, em Vila Real entre 10 e 23, em Viseu entre 09 e 22, em Bragança entre 13 e 24, na Guarda entre 08 e 20, em Coimbra entre 14 e 22, em Castelo Branco entre 13 e 28, em Santarém entre 13 e 27, em Évora entre 12 e 30, em Beja entre 13 e 30 e em Faro entre 18 e 31.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Fernando Dávila

     

Tags
  • temperaturas
  • calor
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • alertas
  • Radiação Ultravioleta
  • perigo
  • tempo
  • meteorologia
similar News
similar
julho 27
Italo e Carissa conquistam ouro olímpico; Yolanda no 5.º posto
julho 27
John John Florence admite falhar resto da temporada
julho 26
Como podemos ver o dia das finais olímpicas do surf em Tóquio'2020?
julho 23
Quatros surfistas foram porta-estandarte na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020
julho 24
Seis seleções nacionais vão a jogo em Tóquio'2020 com o máximo de surfistas possíveis
julho 26
Já diplomada, Yolanda Hopkins quer mais de Tóquio'2020: 'Aqui não há limites, não é?'
julho 26
Arrancou o dia decisivo da prova olímpica de surf!