Homepage

  • Beachcam Spot Report* 22 a 26 de Maio
    22 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Chegou o report de ondas para esta semana! E olhem que vêm aí boas oportunidades...
  • Semana com boas oportunidades matinais, um pouco por todo o lado, com ondas médias para todos os níveis. Vamos descobrir onde e quando?

    NORTE

    Terça feira: Com vento NE pela manhã a rodar para NO ao longo da tarde, prevemos um algum surf com side-offshore matinal e ondas durante o resto do dia pela Região Norte. Ondas acima de 0,5m com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos mas com qualidade, com Mindelo e Leça da Palmeira até 1m nos sets maiores. Matosinhos a funcionar bem mais pequeno, com marrecas até 0,5m. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m.

    Quarta feira: Ondulação a cair para 0,8m de altura e trazer ainda menos oportunidades de surf às praias. Com algum vento Leste matinal, esperam-se ondas ainda mais pequenas do que ontem, nos mesmos spots. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quinta e Sexta feira: Apesar das nuvens no céu, nova ondulação de ONO a entrar com 12 segundos de período e 1,4m de altura a originar mais e melhores oportunidades de surf nos mesmos spots de terça feira, mas com alguns cm's a mais.

    CENTRO

    Terça feira: Dia de praia com muito calor e pouco vento Norte pela manhã, com a ondulação a entrar com 1.5m de NO. Esperam-se algumas ondas razoáveis somente pela manhã na Região Centro, devido ao vento rodar para Oeste pela tarde. Prevemos ondas até 0,5m pelas praias e picos do Meco, Fonte da Telha, maiores e melhores por toda a Costa de Caparica, desde as praias aos pontões. Algumas oportunidades de surf marreco por Lisboa, na Linha, com Carcavelos até 0,5m na melhor maré. Maior a Norte do Cabo Raso, com Guincho arisco mas acima de 1m, maior e melhor por Sintra, com Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno, mas bem recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks da região da Ericeira. Mais a Norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Norte de Santa Rita, tudo com ondas a rondar 1m com alguns sets maiores. Região de Peniche com algumas oportunidades de offshore e ondas acima de 1m desde os Belgas a Supertubos mais pequeno mas offshore. Foz do Arelho e São Pedro de Moel mais massudos a rondar 1,5m com sets maiores e claro, Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até 2m. Manhã perto do clássico pela Figueira da Foz, Cabedelo e Buarcos com boas ondas a rondar 1m, Murtinheira e Quiaios ligeiramente maiores, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m, mais pequeno pela Barra.

    Quarta feira: Apesar da brisa Leste matinal pelas praias da Região Centro Norte, pequena descida no período e no tamanho de ondulação a baralhar as contas de bom surf. Mesmo assim, melhores ondas só pela manhã e a rondar 0,5m pelas praias da Região da Figueira da Foz, bem como mais a Norte por Aveiro, Ovar, etc. Mais a Sul, ondas razoáveis e muito matinais até 0,5m pela Caparica, maior até 1m pelo Guincho e Praia Grande, melhor na Ericeira, semelhante por Santa Cruz e com oportunidades de offshore por Peniche.

    Quinta e Sexta feira: Chegada de nova ondulação, agora de mais de Oeste com 1,4m e a manter-se nos 13/12 segundos de período ao longo dos dois dias. Com pouco vento pela manhã, a rodar para Nortada pela tarde, prevemos comportamentos idênticos no que toca a condições para surf por essas praias fora. Destacamos os spots nomeados para terça, mas ligeiramente maiores e somente pelo período da manhã, com excepção dos locais com offshore. Bom para Kite e Windsurf da parte da tarde, pelos spots do costume.

    SUL

    Terça feira: Pouco vento NE por toda a Costa Alentejana e Vicentina, a permitir um período de side-offshore matinal, a rodar para onshore pela tarde. Esperamos ondas razoáveis a rondar 1m pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno acima até 1m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf consistente também pelo SW Alentejano com Zambujeira do Mar acima de 1m e mais pequeno a rondar 0,5m pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Mar a subir ao final da tarde pelo Sotavento algarvio e a formar ondas até 1m de altura.

    Quarta feira: Apesar do pouco vento pela manhã, dia mais complicado da semana para encontrar boas ondas, com a ondulação a cair pela Costa Ocidental e retirar algum tamanho aos spots mencionados para ontem. Mar a subir pela Costa Sul e a formar ondas a rondar 1m pelo Barlavento e Sotavento Algarvios, sob muito vento Sueste.

    Quinta e Sexta feira: Dias idênticos no que toca a comportamentos do vento, a soprar fraco pela manhã e a rodar para Nortada moderada pela tarde.

    Boa semana e boas ondas para todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão Ondas
  • Ondulação
  • maio
  • semana
  • surf
  • bodyboard
  • nortada
  • sol
  • calor
  • praia
  • Costa de Caparica
  • Carcavelos
  • Guincho
  • praia grande
  • ericeira
  • Peniche
  • Offshore
pub
similar News
similar
setembro 16
Estrelas do shape mundial de visita à Surf Out Portugal
setembro 16
David Raimundo: 'Temos de acreditar que é possível ser medalhado nos Jogos Olímpicos'
setembro 16
ASCC Super Groms 2020 adiado para Outubro
setembro 16
Frederico Morais: 'Espero que este apuramento olímpico impulsione o surf em Portugal'
setembro 13
Bodyboard: Miguel Ferreira e Joana Schenker nos 'quartos' do Sintra Pro
setembro 12
Frederico Morais e Miguel Blanco seguem fortes, Vasco Ribeiro eliminado
setembro 13
Frederico Morais: 'Estou mais perto do apuramento olímpico'