Homepage

  • Beachcam Spot Report* 22 a 26 de Maio
    22 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Chegou o report de ondas para esta semana! E olhem que vêm aí boas oportunidades...
  • Semana com boas oportunidades matinais, um pouco por todo o lado, com ondas médias para todos os níveis. Vamos descobrir onde e quando?

    NORTE

    Terça feira: Com vento NE pela manhã a rodar para NO ao longo da tarde, prevemos um algum surf com side-offshore matinal e ondas durante o resto do dia pela Região Norte. Ondas acima de 0,5m com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos mas com qualidade, com Mindelo e Leça da Palmeira até 1m nos sets maiores. Matosinhos a funcionar bem mais pequeno, com marrecas até 0,5m. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m.

    Quarta feira: Ondulação a cair para 0,8m de altura e trazer ainda menos oportunidades de surf às praias. Com algum vento Leste matinal, esperam-se ondas ainda mais pequenas do que ontem, nos mesmos spots. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quinta e Sexta feira: Apesar das nuvens no céu, nova ondulação de ONO a entrar com 12 segundos de período e 1,4m de altura a originar mais e melhores oportunidades de surf nos mesmos spots de terça feira, mas com alguns cm's a mais.

    CENTRO

    Terça feira: Dia de praia com muito calor e pouco vento Norte pela manhã, com a ondulação a entrar com 1.5m de NO. Esperam-se algumas ondas razoáveis somente pela manhã na Região Centro, devido ao vento rodar para Oeste pela tarde. Prevemos ondas até 0,5m pelas praias e picos do Meco, Fonte da Telha, maiores e melhores por toda a Costa de Caparica, desde as praias aos pontões. Algumas oportunidades de surf marreco por Lisboa, na Linha, com Carcavelos até 0,5m na melhor maré. Maior a Norte do Cabo Raso, com Guincho arisco mas acima de 1m, maior e melhor por Sintra, com Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno, mas bem recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks da região da Ericeira. Mais a Norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Norte de Santa Rita, tudo com ondas a rondar 1m com alguns sets maiores. Região de Peniche com algumas oportunidades de offshore e ondas acima de 1m desde os Belgas a Supertubos mais pequeno mas offshore. Foz do Arelho e São Pedro de Moel mais massudos a rondar 1,5m com sets maiores e claro, Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até 2m. Manhã perto do clássico pela Figueira da Foz, Cabedelo e Buarcos com boas ondas a rondar 1m, Murtinheira e Quiaios ligeiramente maiores, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m, mais pequeno pela Barra.

    Quarta feira: Apesar da brisa Leste matinal pelas praias da Região Centro Norte, pequena descida no período e no tamanho de ondulação a baralhar as contas de bom surf. Mesmo assim, melhores ondas só pela manhã e a rondar 0,5m pelas praias da Região da Figueira da Foz, bem como mais a Norte por Aveiro, Ovar, etc. Mais a Sul, ondas razoáveis e muito matinais até 0,5m pela Caparica, maior até 1m pelo Guincho e Praia Grande, melhor na Ericeira, semelhante por Santa Cruz e com oportunidades de offshore por Peniche.

    Quinta e Sexta feira: Chegada de nova ondulação, agora de mais de Oeste com 1,4m e a manter-se nos 13/12 segundos de período ao longo dos dois dias. Com pouco vento pela manhã, a rodar para Nortada pela tarde, prevemos comportamentos idênticos no que toca a condições para surf por essas praias fora. Destacamos os spots nomeados para terça, mas ligeiramente maiores e somente pelo período da manhã, com excepção dos locais com offshore. Bom para Kite e Windsurf da parte da tarde, pelos spots do costume.

    SUL

    Terça feira: Pouco vento NE por toda a Costa Alentejana e Vicentina, a permitir um período de side-offshore matinal, a rodar para onshore pela tarde. Esperamos ondas razoáveis a rondar 1m pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno acima até 1m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf consistente também pelo SW Alentejano com Zambujeira do Mar acima de 1m e mais pequeno a rondar 0,5m pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Mar a subir ao final da tarde pelo Sotavento algarvio e a formar ondas até 1m de altura.

    Quarta feira: Apesar do pouco vento pela manhã, dia mais complicado da semana para encontrar boas ondas, com a ondulação a cair pela Costa Ocidental e retirar algum tamanho aos spots mencionados para ontem. Mar a subir pela Costa Sul e a formar ondas a rondar 1m pelo Barlavento e Sotavento Algarvios, sob muito vento Sueste.

    Quinta e Sexta feira: Dias idênticos no que toca a comportamentos do vento, a soprar fraco pela manhã e a rodar para Nortada moderada pela tarde.

    Boa semana e boas ondas para todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão Ondas
  • Ondulação
  • maio
  • semana
  • surf
  • bodyboard
  • nortada
  • sol
  • calor
  • praia
  • Costa de Caparica
  • Carcavelos
  • Guincho
  • praia grande
  • ericeira
  • Peniche
  • Offshore
pub
similar News
similar
julho 15
Portugal defende título europeu em Santa Cruz
julho 17
Santa Cruz no radar do Nacional de Bodysurf
julho 17
Portugueses convidados para prova de ondas grandes no Brasil
julho 17
Gregos querem punir turistas que apedrejaram peixe-espada
julho 17
Alforreca gigante avistada por mergulhadora
julho 17
Liga MEO Surf no top dos eventos mais reputados em Portugal
julho 17
Mais de 30 tartarugas encontradas mortas em praias no Brasil