Homepage

  • Beachcam Spot Report* 15 a 19 de Maio
    15 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Foi um fim de semana de grande intensidade e emoções, dentro e fora de água.
  • Foi um fim de semana de grande intensidade e emoções, tanto na água como fora dela. Com as temperaturas a aumentar e as típicas Nortadas de volta, confirma-se que o verão está mesmo a chegar. Vamos ver por onde deslizar ou voar esta semana?

    NORTE

    Segunda feira: Consultem aqui as nossas livecams para ver o mar.

    Terça feira: Nova ondulação a entrar de Oeste a subir dos 1.8m até aos 2.1m ao longo do dia e a trazer boas oportunidades à Costa Norte. Com brisa Norte prevista ao longo do dia, a rodar e a aumentar ligeiramente para o quadrante Oeste ao final da tarde, prevemos o melhor período para surfar pela manhã, com menos vento. Boas ondas acima de 1,5m de altura por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, qualidade pela Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura maior. Vila do Conde e Póvoa do Varzim ligeiramente mais pequenos mas com qualidade, com Mindelo e Leça da Palmeira com destaque total e rondar os 2m nos sets maiores. Matosinhos a funcionar bem mais pequeno, até 1m com side-offshore. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1,5m. Maior a Norte da Baía.

    Quarta feira: Com brisa Norte pela manhã a rodar e a aumentar para Noroeste pela tarde, prevemos somente surf pelo período matinal, pelos destaques de ontem mas com menos alguns cm's.

    Quinta feira: Com muita Nortada prevista ao longo do dia, não se esperam boas condições para surf. Mesmo assim, bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Sexta feira: Ondulação a entrar de NO, com 1.2m de altura e 10 segundos de período a não ser grande ajuda para encontrar boas ondas. Mesmo assim, melhor período para surfar a ter lugar durante a manhã, com menos vento Norte, nos spots mencionados para terça mas com menos meio metro nos sets.

    CENTRO

    Segunda feira: Consultem aqui as nossas livecams para ver o mar.

    Terça feira: Apesar da Nortada aumentar gradualmente ao longo do dia e já com a nova ondulação de Oeste a entrar e a subir até aos 2.1m pela tarde, esperamos melhores ondas pela manhã, por essa nossa Costa fora. Matinal com ondas a rondar 0,5m pelo Meco, maior pela Fonte da Telha, até 1,5m nos sets maiores pelas praias e pontões da Costa de Caparica. Linha de Cascais e Estoril (Oeiras a mexer com marrecas) clássica ao longo do dia, com ondas por todo o lado e em Carcavelos a irem dos 0,5m até aos 1,5m nos sets maiores pelo final da tarde. Algumas ondas a rondar 1,5m pela Praia Grande, picos mais abrigados da Ericeira, baía dos Coxos a dar altas e maior até Santa Cruz, inclusive. Peniche com boas oportunidades de offshore pela Baía e Supertubos todo o dia acima de 1,5m. Praia do Norte na Nazaré com ondas até 5m nos sets maiores e muita qualidade pelas praias da Figueira (clássico pelo Cabedelo) e a Norte da mesma, desde Buarcos, Tamargueira, Quiaios, Murtinheira, Lavos, Costa Nova, Aveiro, Ovar, Esmoriz... tudo a rondar 1,5m, com alguns sets maiores pela tarde. Bom para Kite e Windsurf nos vossos locais favoritos pela tarde.

    Quarta feira: Muita Nortada ao longo do dia a queimar alguns spots para surf. Mesmo assim, Linha de Cascais/Estoril a funcionar sob offshore com ondas a rondar 1m ao longo do dia. Supertubos novamente a disparar todo o dia bombocas tubulares até 1,5m com Região da Figueira da Foz clássica e do mesmo tamanho, com picos mais a Norte até Ovar com ondas acima de 1m de altura e qualidade. Boa oportunidade para os amantes de desportos de vento.

    Quinta feira: Nortada intensa all day long, a não permitir condições para surf salvo spots com offshore. Algumas ondas até 0,5m pela Linha, Carcavelos e São Pedro em destaque, Supertubos a rondar 1,5m e talvez pelo Cabedelo (Figueira da Foz) a rondar 1m, com alguns sets maiores. Excelente dia para Kite e Windsurf.

    Sexta feira: Já com menos vento do que ontem, condições ainda muito ariscas para surf. Spots de ontem a funcionar para hoje, mas com menos uns cm's. Bom para Kite e Windsurf.

    SUL

    Segunda feira: Consultem aqui as nossas livecams para ver o mar.

    Terça feira: Com brisa fraca de ENE pela manhã e a intensificar-se para ONO pela tarde, prevemos o melhor período para surfar pela manhã, por toda a Costa Alentejana e Vicentina. Ondas razoáveis a rondar 1,5m pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno acima de 1m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf consistente também pelo SW Alentejano com Zambujeira do Mar até 2m e mais pequeno a rondar 1m pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo acima de 0,5m com alguma qualidade. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos até 1m. Algumas marrequinhas sob offshore pelo Barlavento Algarvio.

    Quarta feira: Oportunidade de surf somente pelo período matinal, com menos vento. Destacamos os spots de ontem, mas com menos qualidade. Alta oportunidade para tirar a ferrugem dos passeios de Kite ou Windsurf.

    Quinta feira: Nortada intensa a varrer quase todas as hipóteses de surf pela Costa Alentejana e Vicentina. Oportunidades melhores pela manhã, com algumas ondas acima de 0,5m pelos picos a Norte do molhe de São Torpes, sob offshore. Manhã com surf também pelo Barlavento e Sotavento algarvios, com ondas a rondar 1m pelo Burgau, Praia da Luz, mais pequeno por Lagos, Portimão, Alvor, Galé, Albufeira, a diminuir por Vilamoura e ainda mais pequeno pelos picos até Faro. Excelente dia para Kite e Windsurf nos vossos spots favoritos.

    Sexta feira: Vento ainda a soprar com muita intensidade ao longo do dia e ondulação a inclinar-se para Norte e a retirar alguma qualidade e tamanho às poucas opções que restavam para surf. Mesmo assim, ondas pelos spots de ontem, mas com menos alguns cm's. Bom para Kite e Windsurf.

    Boa semana, com boas ondas, bons ventos e melhores momentos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • report ondas
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • surf
  • windguru
  • FNMOC
  • Beachcam Spot Report
  • norte
  • sul
  • centro
  • offshore
  • vento
  • nortada
  • kite
  • windsurf
  • Carcavelos
  • Supertubos
  • Praia do Cabedelo
  • bodyboard
  • Algarve
  • alentejo
pub
similar News
similar
agosto 20
Mais de 500 jovens participaram no programa 'Nadador Salvador Júnior'
agosto 20
Donald Trump taxa pranchas de surf importadas da China
agosto 20
ZERO enaltece diminuição de problemas com águas balneares
agosto 20
Cliff Diving Series: Bósnia pode decidir títulos de 2019
agosto 20
Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo
julho 16
Campeões demolidores na estreia do Líbano
julho 11
Cliff Diving World Series em estreia no Líbano