Homepage
- É assim um regresso de saudar do bom velho Mineiro
-
-
Adriano de Souza conquistou esta quarta-feira o Oi Rio Pro, a quarta etapa do World Tour de 2017, para gaudio dos milhares de brasileiros que invadiram o areal da praia de Itaúna, em Saquarema. Mineiro deu sequência à boa forma que já tinha mostrado nos primeiros dias do evento e dominou completamente a concorrência no dia final, acabando por conquistar um título inteiramente justo.
Se de futebol estivéssemos a falar, diríamos que foi uma goleada das antigas. Um triunfo sem espinhas, que não deu qualquer hipótese a quem sequer ousou pensar em discutir o triunfo com ele. Adriano voltou a mostrar uma fibra de campeão que já não víamos desde o título e campeão que conquistou em 2015, ele que já não vencia uma etapa desde o Pipe Masters desse mesmo ano.
É assim um regresso de saudar do bom velho Mineiro. Para a história fica um domínio arrebatador, que quase nos faz esquecer que houve alguém a disputar a final com ele. O australiano Ace Buchan fez a honra dos goofys em Saquarema, eles que partiam como favoritos, e após um trajeto "silencioso" até à final, fez a melhor performance no heat decisivo. Mas nem isso chegou para parar o brasileiro.
Mineiro não caiu nas repescagens e a partir da quarta ronda fez scores sempre acima dos 17 pontos, alcançando ainda quatro notas acima de 9 pontos até à final. Começou o último dia do evento a dar combinação a Joel Parkinson nos quartos-de-final. Foi o único capaz de travar o jovem wild-card Yago Dora, a grande sensação do campeonato, ficando a pouco de mais uma combinação nas meias-finais. E na final somou 17,63 pontos, com um 9,80 a segunda melhor onda do evento – a melhor foi um 9,83 e também foi dele.
Subiu ao lugar mais alto do pódio por apenas 40 centésimos, fruto de uma brilhante prestação de Ace Buchan, é verdade. Mas não é menos verdade que essa diferença não reflete a supremacia exibida ao longo do evento. E se não teve de ultrapassar adversário de maior gabarito, foi porque eles não tiveram capacidade de chegar à fase das decisões, acusando a pressão e claudicando em momentos chaves.
Foi assim com Julian Wilson na quinta ronda, levando uma sova das antigas de Jordy. O sul-africano acabou também ele por sofrer desse mal, quando perdeu para Buchan nos quartos-de-final, falhando o assalto à liderança. Medina e Fanning foram sendo surpreendidos por Dora, na 5.ª ronda e quartos-de-final respetivamente. E Owen Wright, que era o último com hipótese de passar John John no ranking, perdeu para Matt Wilkinson nos quartos-de-final.
Com tanta escorregadela, Adriano colou-se aos da frente e lançou uma emocionante corrida pela liderança do ranking, que terá um novo capítulo nas Fiji. John John segurou a lycra amarela, após uma etapa onde Yago Dora criou imensos estragos entre os favoritos, para azar e sorte do havaiano. Mineiro, Jordy e Owen seguem a apenas 350 pontos. Todos eles já venceram evento e já deixam o quinto, Matt Wilkinson, a quase 8 mil pontos de distância, parecendo afirmar-se como os candidatos ao título nesta altura do ano.
Com Toledo banido pela WSL da etapa das Fiji, devido ao comportamento que teve para com os juízes quando foi eliminado, e com Medina (10.º classificado, a 12 mil pontos de John John), Fanning (11.º), Julian (13.º) e com Kelly Slater (18.º, em igualdade com Frederico Morais) em baixo de forma, é possível que o próximo campeão mundial venha deste grupo de quatro surfistas. E embora John John Florence vá líder para as etapas que domina, é Adriano quem leva maior motivação e "momentum" consigo.
Oi Rio Pro Men’s Final Results:
1 - Adriano de Souza (BRA) 17.63
2 - Adrian Buchan (AUS) 17.23Oi Rio Pro Men’s Semifinal Results:
SF 1: Adriano de Souza (BRA) 17.97 def. Yago Dora (BRA) 11.97
SF 2: Adrian Buchan (AUS) 16.97 def. Matt Wilkinson (AUS) 11.602017 WSL Men’s Jeep Leaderboard (After Oi Rio Pro):
1 - John John Florence (HAW) 24,750 points
2 - Jordy Smith (ZAF) 24,400 points
2 - Adriano de Souza (BRA) 24,400 points
2 - Owen Wright (AUS) 24,400 points
5 - Matt Wilkinson (AUS) 16,750 pointsPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Notícia dos nossos amigos da SurfPortugal
-
