Homepage

  • Viana recebe 1º acampamento de Surf Adaptado da Europa
    26 abril 2017
    arrow
    arrow
  • O Surf Clube de Viana é o anfitrião do primeiro 'Acampamento de Surf Adaptado para Pessoas com Deficiência'
  • Fica a par da previsão de surf para esta semana!

    O Surf Clube de Viana é o anfitrião do primeiro “Acampamento de Surf Adaptado para Pessoas com Deficiência” (Adaptive Surfing Camp for People with an Impairment) da Europa. Com uma intensa agenda de surf adaptado, arrancou anteontem, 23 de abril, em Viana do Castelo e irá prolongar-se até à próxima sexta-feira. Este projeto europeu, composto ainda por mais dois acampamentos e um seminário, visa a partilha de boas-práticas nesta matéria com o intuito de estas serem cada vez mais decisivas para a inclusão social. Segundo Marioma Masdemont, da associação organizadora, o SCV, devido às suas credenciais, é a melhor entidade para acolher esta primeira iniciativa.

    O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo e a Praia do Cabedelo, ambos com condições excelentes para o surf adaptado, são os espaços privilegiados do acampamento de estreia deste projeto europeu, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia, que junta nesta partilha de experiências Portugal, Espanha e Itália. O seu programa centra-se em atividades de surf adaptado e workshops temáticos, prolongandose até à próxima sexta-feira.  

    Para Marioma Masdemont, da Play&Train (associação catalã organizadora do projeto), “o que se pretende é combinar as forças de trabalho de todos os participantes e daí retirar as melhores práticas com vista a, através do desporto e em particular do surf, promover a inclusão social”. 

    Para este acampamento inicial, em Viana do Castelo, Marioma Masdemont tem expetativas altas: “registar um grande número de participantes com incapacidade e haver um forte e rico intercâmbio de experiências entre os participantes dos vários países que conduzam ao fomento mais generalizado da prática do surf adaptado”.

    A associação Play&Train, que tem uma vasta experiência em desporto adaptado, de momento, também está a trabalhar na definição dos requisitos de enquadramento necessários a que o surf venha também a ser uma modalidade paralímpica. 

    Neste acampamento, o Surf Clube de Viana conta com a participação da APPACDM, da Iris Inclusiva e da Mobilitas, bem como com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Estão ainda previstos, a acontecer nas Canárias, mais dois acampamentos de surf adaptado e ainda o “Primeiro Seminário Europeu de Surf Adaptado”.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Associação Portuguesa de Surf Adaptado
  • Surf Adaptado
  • Surf
  • viana do castelo
  • Europa
  • acampamento
similar News
similar
janeiro 31
Luke Shepardson, o vencedor improvável do Eddie Aikau que passou a ter um dia no Havai com o seu nome
janeiro 31
Surf adaptado mantem bem vivo o sonho da inclusão nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028
janeiro 31
Ondas da Praia da Vigia consagraram campeões do Circuito Sealand Santa Cruz 2022
janeiro 30
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prorrogada até ao final de 2023
janeiro 30
Conhecido calendário dos circuitos regionais de bodyboard para 2023
janeiro 30
FPS vai realizar dois cursos online de juízes de surf em fevereiro
janeiro 30
Frio não desarma e deixa todo o território continental em aviso amarelo