Homepage

  • Oeiras, Cascais e Nova Sbe VS descargas na Praia da Torre
    12 abril 2017
    arrow
    arrow
  • Fomos compilar todos os pareceres oficiais das Câmaras Municipais envolvidas no processo...
  • É um dos assuntos quentes do dia e tem agitado as redes sociais nas últimas semanas, principalmente a comunidade que frequenta a Praia da Torre, em Oeiras.

    Vê aqui a Praia da Torre em direto

    Num vídeo publicado a 6/4, onde se pode ver uma descarga de cimento em plena Praia da Torre, onde crianças, jovens e adultos utilizam o areal e a água do mar para se divertir ou simplesmente, passar o tempo.

    Com um tipo de actividade prejudicial para a saúde humana, bem como para a biodiversidade desta orla costeira a ter lugar a céu aberto e em plena luz do dia, não tardou até que os cidadãos de Cascais e Oeiras começassem a fazer acusações e a tentar apurar responsáveis.

    Até ao momento, fomos compilar todos os pareceres oficiais das Câmaras Municipais envolvidas no processo, bem como as que foram acusadas. Acrescentamos também o parecer da Universidade Nova sobre este caso.

    CM Oeiras: "Na passada quinta-feira, dia 6 de abril, o Município de Oeiras informou os SIMAS – Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora de que, na sequência de várias reclamações, estaria a decorrer uma descarga na praia da Torre, em Oeiras.

    De uma forma célere, técnicos dos SIMAS deslocaram-se ao local e, embora não lhes tenha sido facultado o acesso dado tratar-se de um condomínio fechado, verificaram que a descarga era proveniente de obras particulares, que estão a decorrer num dos lotes do condomínio da Torre, situado em frente à referida praia.

    A descarga está relacionada com a execução de um furo artesiano, tendo o responsável sido de imediato identificado pela Policia Municipal, que também acompanhou a situação e que, logo que sejam reunidos todos os elementos, procederá ao levantamento do respetivo auto de notícia.

    Após descarga destas lamas bentoníticas, da estrita responsabilidade do proprietário do lote, cuja prática é considerada ilícita e passível de procedimento, num coletor de drenagem de águas pluviais, os SIMAS efetuaram a limpeza do poço de bombagem e consequentemente realizou-se a avaliação do estado das bombas hidráulicas.

    Foi ainda realizada a limpeza e a inspeção vídeo ao coletor, para analisar o estado do mesmo e poder excluir qualquer obstrução do coletor pluvial.

    Informamos que, além da limpeza já realizada por parte do responsável da obra no referido condomínio privado, os serviços da Câmara Municipal de Oeiras atuaram preventivamente, realizando também uma ação de limpeza ao referido local, no dia de ontem (11 de abril), sendo que uma outra ação será levada a cabo durante o dia de hoje (12 de abril). Iremos continuar a acompanhar o assunto e a agir de forma preventiva, para garantir a total qualidade aos utilizadores da praia da Torre, como vem sendo habitual."

    Nova Sbe: "Foi detectada na 5ªfeira passada uma descarga de lama num colector pluvial na Praia da Torre em Oeiras. Embora este colector esteja perto da obra do Campus de Carcavelos, a referida descarga nada teve a ver com esta empreitada. O SMAS de Oeiras e a Polícia Municipal de Oeiras detectaram a causa da ocorrência: lamas provenientes da abertura de um furo numa obra particular num condomínio do Concelho de Oeiras despejadas para os colectores de águas pluviais. A Nova SBE procura minimizar o impacto da obra que está a realizar e agradece todas as queixas, sugestões e comentários que ajudem a cumprir este objectivo. Saudações cordiais"

    Carlos Carreiras, presidente CM Cascais: "Um mau exemplo, mais um de como a oposição em Cascais gosta de fazer política. Mas até que dava jeito a essa cada vez mais minoria. Mas não é verdade. ESTA PRAIA NÃO É NO CONCELHO DE CASCAIS. NEM A ORIGEM É DE ALGUMA OBRA QUE ESTEJA A DECORRER NO CONCELHO DE CASCAIS.
    Desde que tenho a honra de estar Presidente da Câmara Municipal de Cascais que a oposição tem tido um comportamento que não se situa nas fronteiras da democracia. Têm mentido, caluniado, ofendido e utilizado todas as formas de denegrir o trabalho que temos vindo a desenvolver e que cada vez mais adesão têm tido por parte dos Municipes de Cascais e têm colocado esses socialistas, marxistas e estalinistas em cada vez maior desespero na sua cada vez maior minoria.
    Na últimas eleições fizeram uma campanha negra, nunca vista em Cascais e têm continuado ao longo do mandato. Solicitei à minha equipa e apoiantes que não respondêssemos na mesma moeda e assim continuaremos. O nosso partido e Cascais e as nossas energias têm de continuar a ser dirigidas para a melhoria da qualidade de vida dos Cascalenses. Mas tenho de dizer BASTA e deste modo não deixaremos de reagir a todos esses ataques."

    Agora que todos tiveram o seu tempo de antena, resta saber se a praia ficou devidamente em condições de higiene e se os responsáveis por este crime ao ambiente e sanidade pública foram realmente autuados e devidamente notificados como criminosos.

    A comunidade banhista e surfista continua à espera de uma justificação da parte do dito "condomínio privado".

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Câmara Municipal de Cascais
  • Câmara Municipal de Oeiras
  • Oeiras
  • Cascais
  • Surf
  • Torre
  • Praia da Torre
  • Descargas
  • Cimento
  • Banhistas
  • Praia
  • Poluição
  • Crime
  • Ilegal
  • Natureza
  • saúde pública
  • carlos carreiras
  • Universidade Nova de Lisboa
similar News
similar
setembro 23
Guincho consagrou os campeões nacionais de kitesurf 2021 da FPKITE
setembro 23
Gary Hunt e Rhiannan Iffland mais perto de revalidaram os títulos na Red Bull Cliff Diving World Series
setembro 23
No fim de semana o tempo vai melhorar a Sul, mas ainda vai chover nas regiões Norte e Centro
setembro 23
Nova Surf Contest está de volta à Praia de Carcavelos
setembro 22
Há uma nova onda na Indonésia: é gerada por um navio encalhado e repete história do século XX
setembro 22
Onda mexicana de San Miguel a salvo de possível extinção
setembro 22
Outono chega e traz o regresso da chuva