Homepage
- É tradição mariscar na sexta-feira santa!
-
-
A Ocean Alive está a organizar uma grande ação de sensibilização aos mariscadores no estuário do Sado que irá decorrer no próximo dia 14 de abril, sexta-feira santa. A meta é, num só dia, sensibilizar as centenas de mariscadores que tradicionalmente se reúnem no estuário para não deixarem as embalagens de sal que são utilizadas na apanha do lingueirão na maré, impedindo que milhares de embalagens de plástico de sal contaminem o Oceano. Para alcançar os 12 principais pontos de mariscagem espera-se o envolvimento de 100 voluntários, que serão distribuídos por equipas em terra e no mar.
É tradição mariscar na sexta-feira santa. No próximo dia 14 de abril, o estuário do Sado receberá várias centenas de mariscadores, a maior parte, vem apanhar lingueirão para fazer um petisco. A atividade da mariscagem é uma fonte importante de contaminação por plástico do estuário, devido ao mau hábito em deixar no estuário, as embalagens de sal da captura do lingueirão. Na sexta feira santa do ano passado, só na zona da Eurominas, abordámos mais de 300 mariscadores e recolhemos cerca de 2000 embalagens. Segundo testemunhos dos mariscadores que sensibilizámos, se não tivessemos intervido naquele dia, “o mar ficaria cheio de embalagens de sal a boiar” com a saída dos mariscadores.
Esta ação conta com o envolvimento e apoio dos 4 municípios do estuário do Sado (Setúbal, Palmela, Grândola e Alcacér do Sal), juntas de freguesia, clubes e associações locais, empresas e particulares, num esforço conjunto para a valorização deste local tão especial. Dois grandes supermercados terão, nos próximos dias, um poo up junto das embalagens de sal com a frase “não deixe esta embalagem na maré”.
A Grande Ação de Sensibilização dos Mariscadores no Estuário do Sado tem como meta sensibilizar os mariscadores alcançando os principais pontos de mariscagem do estuário do Sado. A ação decorrerá de manhã, e nalguns pontos continuará durante a tarde com limpeza das margens. Planeamos intervir em 12 pontos de mariscagem com cerca de 100 voluntários distribuídos em 12 equipas, 4 no mar e 8 em terra. O lixo será recolhido seletivamente e parte dos resíduos serão enviados pelos municípios e juntas de freguesia para os aterros e reciclagem.
INSCRIÇÕES
As inscrições para voluntários estão abertas e fecham dia 13 de Abril e serão recebidas através do preenchimento de um formulário online, disponível em https://goo.gl/forms/ssFb7riWOLjbUmcu1
No formulário encontram-se todas as informações referentes à logística da operação. Os voluntários podem optar pelo turno da manhã ou de dia inteiro. Há ainda locais especialmente designados para famílias com crianças.
Esta é a 14ª ação, a segunda de grande impacto, da campanha “Mariscar SEM Lixo”. A campanha teve início na sexta-feira santa do ano passado com o objetivo de eliminar o mau hábito dos mariscadores em deixar as embalagens de sal na maré e de promover a visão de um estuário do Sado limpo e mantido por todos. Desde então, todos os meses, a Ocean Alive organiza ações desta campanha que são realizadas por voluntários, em que já participaram 782 voluntários que recolheram 21,5 toneladas de lixo e quase 27000 embalagem de sal e sensibilizaram 438 mariscadores.
Em 2017, a campanha “Mariscar SEM Lixo” ganha escala.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
