Homepage
- Mais de 1000 mariscadores estiveram nesta sexta feira santa, a serem sensibilizados no estuário do Sado
-
-
Fica a conhecer aqui a previsão de ondas para esta semana!
Mais de 1000 mariscadores estiveram nesta sexta feira santa, no estuário do Sado, onde a Ocean Alive realizou a "Grande Ação de Sensibilização aos mariscadores no estuário do Sado”.
Um dos problemas desta actividade são as milhares de embalagens de sal que ao longo de décadas foram deixadas na maré. Para eliminar este mau hábito, a Ocean Alive realiza desde a sexta feira santo do ano passado, a campanha “Mariscar sem lixo" com ações mensais de sensibilização e limpeza da margem do estuário do Sado. (consultar o texto em anexo com info sobre esta campanha e sobre os resultados obtidos ao longo do primeiro ano).
Partilhamos aqui os resultados da grande ação de sensibilização realizada.
Participaram nesta ação 67 voluntários divididos em 9 equipas: 4 no mar e 5 em terra. Os voluntários tinham como função sensibilizar os mariscadores e em 4 das equipas, realizar a apanha de lixo que se encontrava nas margens do estuário.
Foram contabilizados 1020 mariscadores em 9 lugares de mariscagem do estuário. Destes, os voluntários sensibilizaram diretamente 863 mariscadores. Um ano depois da campanha ter inicio, muitos dos mariscadores já conheciam a campanha mariscar sem lixo e já estavam sensibilizados.Os voluntários foram bem recebidos pelos mariscadores e ofereceram um saco tipo mochila (oferta da Seaside) para que estes trouxessem as embalagens de sal e não as deixassem no mar
Foram recolhidos:
- 73 sacos com resíduos (lixo que se acumula ao logo de décadas nas margens do estuário), dos quais 32 são resíduos que irão ser posteriormente reciclados (sobretudo garrafas de plástico e embalagens de plástico de várias origens) e
- 2078 embalagens de sal
Alguns dos supermercados Pingo Doce da margem Sul e o Jumbo de Setubal colaboraram com esta ação de sensibilização, através da colocação de um pop up junto das prateleiras com as embalagens de sal com a menção “não deixe esta embalagem no mar”
A campanha “Mariscar Sem Lixo" tem a parceria da Unesco e em 2017 é patrocinada pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul na ação da Ocean Alive junto da comunidade piscatória, nomeadamente das mulheres pescadoras. A campanha faz parte do projeto “Guardiãs do mar” que venceu o prémio Ideias de Origem Portuguesa 2016 da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher.A ação de sexta feira foi possível graças à colaboração de:
- particulares,
- empresas patrocinadoras (Atlantic Ferries, Jumbo de Setubal, Liberty Seguros, Pingo Doce, Seaside) ,
- entidades que colaboraram com a cedência de embarcações para a deslocação por mar dos voluntários (Clube Naval de Setúbal, Rebosado, Tróia Resort ) e de transporte para os voluntários (CM de Grândola e ICNF),
- entidades locais e particulares que colaboraram na divulgação da atividade junto da comunidade e do público em geral (Aprosol, APSS, Associação de Pescadores da Carrasqueira, Associação Setúbal Pesca, Boat Center, Francisco Lufinha, Fundação Herdade da Comportal, Ginásio Clube de Portugal, Iniciativa Amar Setúbal, Nautiserv).
- entidades que realizaram o encaminhamento do lixo e/ou a divulgação desta ação à comunidade as Juntas de freguesia da Comporta, Gambia, Pontes e Alto da Guerra e os 4 municípios do estuário do Sado : Setúbal, Palmela, Grândola e Alcácer do Sal.
A Ocean Alive agradece a todas as entidades, particulares, voluntários e jornalistas que apoiaram esta ação.As próximas ações da campanha “Mariscar SEM Lixo" serão dia 17 de maio com 300 estudantes e no dia 21 de maio, aberta à participação do público.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
