Homepage

  • A última costa selvagem da Europa é a Vicentina
    07 abril 2017
    arrow
    arrow
  • ´´Esqueçam o Algarve com os seus condomínios, os cartazes com noites de festa, os centros comerciais, os parques aquáticos´´
  • A edição de Abril da revista dá especial destaque à Costa Vicentina. “Um enclave de surf intocável entre o Alentejo e o Algarve onde o quebrar das ondas afunda o burburinho do mundo.”

    Para um pouco de vida relaxada na praia já não é suficiente ir para sul, diz o jornalista Paul Richardson: agora é necessário ir também para oeste. Esqueçam o Algarve com os seus condomínios, os cartazes com noites de festa, os centros comerciais, os parques aquáticos. Recuperar os prazeres das férias europeias à beira-mar antes das multidões chegarem só se consegue na linha costeira que parte do cabo de São Vicente até Sagres, onde se encontram algumas das mais belas praias da Europa, especialmente a norte de Odeceixe, onde está provavelmente, diz, o menos desenvolvido litoral do Sul da Europa. Mesmo nos meses do Verão, quando o jornalista por lá andou, diz, é possível encontrar pedaços do paraíso quase por sua conta.

    Vê aqui as nossas livecams no Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina!

    Nada que os portugueses não soubessem já, mas que deixa o jornalista deslumbrado também pelo contraste entre largas praias, as dunas, as falésias, as grandes ondas atlânticas.

    Fala-se da fortaleza de Sagres e do Infante D. Henrique, da ausência de glamour substituída por restaurantes simples com grelhadores à porta e nada de menus de degustação, alojamentos rústicos e acolhedores e ausência de eventos sociais estivais: à parte, escreve, do Festival Sudoeste, na Zambujeiro do Mar, o maior acontecimento é o ritual diário do pôr do sol no cabo de São Vicente que reúne centenas de pessoas com cerveja na mão e apenas o som das ondas por baixo. Abre, porém, uma pequena excepção para a Comporta, onde a discrição e a simplicidade se transformam num enclave de elegante pé descalço, com frequentadores como Carla Bruni e Christian Louboutin.

    Se o surf como grande motor de atracção não é esquecido, também não é esquecido o interior, com os campos de milho e de trigo, as florestas de eucaliptos (apesar de importadas) e de sobreiros, as vinhas e os pomares, os rebanhos e os tractores, as pequenas casas brancas. Mas, sendo este um trabalho sobre o litoral selvagem da Europa, é nele que se centra sobretudo, maravilhando-se por tantas praias se manterem “intocadas”. Não são versões das Caraíbas, com banhos quentes, “onde pequenas ondas apáticas vêm aninhar-se em areias de coral branco”, avisa. São “teatros poderosos de falésias e dunas”, com excepção de “algumas enseadas abrigadas ou rasas”, e os banhos de mar devem ser ocasionais, mas sempre emocionantes, no Atlântico frio.

    As suas praias favoritas são a Praia do Amado, “uma imensa obra da natureza de beleza descontraída, composta de dunas, falésias gigantescas e ondas estrondosas”; a dos Alteirinhos, onde gosta de parar o carro na falésia, ouvir Mozart e olhar a cascata que salta pelas rochas escuras para a areia bem lá em baixo; a praia das Furnas, pelas suas águas calmas e pintadas de uma cor turquesa muito pouco atlântica. Há ainda uma “praia secreta”, perto da Herdade do Touril, o seu lugar preferido para ficar na Costa Vicentina. Mas não o único: refere ainda a Casa da Diná e a Casa das Lupas e bares como o O7 Ocean Drive (Praia das Furnas) e o Bar da Praia (Odeceixe).

    E depois de tanto elogio às nossas paisagens, o Governo ainda quer deixar furar para encontrar petróleo em frente a Aljezur... Ai Ai... Deve ser para tirar a virgindade a este nosso cantinho!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Fonte: Fugas Fotografia: Praia da Amoreira por Município de Aljezur

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

     

Tags
  • Algarve
  • Parque Natural do SW Alentejando e Costa Vicentina
  • Costa Vicentina
  • Selvagem
  • Virgem
  • Habitat Natural
  • Natureza
  • Surf
  • Praias
  • Portugal
  • Município de Aljezur
  • Câmara Municipal Vila do Bispo
pub
similar News
similar
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube