Homepage

  • Zé Ferreira promove angariação de fundos
    22 março 2017
    arrow
    arrow
  • Uma causa que merece todo o nosso apoio!
  • Estivemos à conversa com o Vice-Campeão Nacional de Surf José Ferreira que nos falou um pouco sobre o projecto Wave by Wave. Neste sentido foi criada uma campanha de angariação de fundos na plataforma eSolidar em que as 3 pranchas (do José Ferreira) abaixo serão leiloadas e o valor angariado reverterá na integra para a Wave by Wave, com cada prancha vendida será atribuída ainda uma aula de surf com o vice-campeão Nacional.

    A Wave by Wave é uma iniciativa pioneira em Portugal levada a cabo pelo Vice-Campeão Nacional de Surf José Ferreira juntamente com a Pensamento Vivo - Associação Portuguesa de Pedagogia e Saúde Mental. 

    A Wave by Wave é uma intervenção terapêutica baseada no surf, denominada Surf Therapy, pensada e levada a cabo por técnicos de saúde mental e instrutores de surf, para intervir e prevenir junto de populações necessitadas e de risco. O surf therapy alia os benefícios da prática do surf e do contacto com a natureza a uma intervenção terapêutica em grupo, a fim de promover indicadores como a regulação emocional, a resiliência, a redução de problemas de comportamento e outros promotores do bem-estar e saúde mental. Trata-se de um método já utilizado noutros países (Reino Unido, Austrália e África do Sul), com resultados comprovados.

    No Verão 2016, José Ferreira coordenou juntamente com a psicóloga clínica Ema Shaw Evangelista, membro da direcção da Pensamento Vivo, um projecto piloto pioneiro em Portugal, que utilizou o surf como promotor do bem-estar e saúde mental em 48 crianças e jovens de risco, ao longo de 3 meses, na praia de Carcavelos (Cascais). Tratou-se de uma intervenção inovadora que se propõe utilizar o surf conjugado a grupos de apoio (no modelo acção/reflexão) destinado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

    Ese projecto foi avaliado de forma independente pela Equipa Aventura Social da FMH - Faculdade de Motricidade Humana, coordenado pela Prof. Doutora Margarida Gaspar de Matos. Os resultados validam o efeitos positivo desta medida nos jovens participantes, podendo o relatório ser lido aqui. Entre outros resultados francamente positivos, o relatório demonstra que o Surf Therapy se pode constituir como uma alternativa muito promissora às respostas de intervenção bio-psico-social no apoio a crianças e jovens em risco, a ser tida em conta no desenvolvimento de respostas terapêuticas destinadas a crianças e jovens institucionalizadas.

    A Wave by Wave está neste momento a intervir com crianças institucionalizadas temporária ou permanentemente em lares de acolhimento na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas pretende estender a sua acção a nível nacional, através da formação de equipas locais que possam replicar esta forma de intervenção. 

    Fonte - eSolidar

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • jose ferreira
  • ze ferreira
  • surf
  • causa social
  • wave by wave
  • eSolidar
  • integração social
similar News
similar
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
fevereiro 03
Lucas Fink, de Ipanema para as ondas grandes da Nazaré com a prancha de skimboard: 'Se o teu sonho não te dá medo, não estás a sonhar alto'
fevereiro 03
Sol e temperaturas acima dos 20ºC no primeiro fim de semana de fevereiro
fevereiro 03
Está a chegar o Circuito Regional de Surf do Sul 2023!
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global