Homepage

  • Zé Ferreira promove angariação de fundos
    22 março 2017
    arrow
    arrow
  • Uma causa que merece todo o nosso apoio!
  • Estivemos à conversa com o Vice-Campeão Nacional de Surf José Ferreira que nos falou um pouco sobre o projecto Wave by Wave. Neste sentido foi criada uma campanha de angariação de fundos na plataforma eSolidar em que as 3 pranchas (do José Ferreira) abaixo serão leiloadas e o valor angariado reverterá na integra para a Wave by Wave, com cada prancha vendida será atribuída ainda uma aula de surf com o vice-campeão Nacional.

    A Wave by Wave é uma iniciativa pioneira em Portugal levada a cabo pelo Vice-Campeão Nacional de Surf José Ferreira juntamente com a Pensamento Vivo - Associação Portuguesa de Pedagogia e Saúde Mental. 

    A Wave by Wave é uma intervenção terapêutica baseada no surf, denominada Surf Therapy, pensada e levada a cabo por técnicos de saúde mental e instrutores de surf, para intervir e prevenir junto de populações necessitadas e de risco. O surf therapy alia os benefícios da prática do surf e do contacto com a natureza a uma intervenção terapêutica em grupo, a fim de promover indicadores como a regulação emocional, a resiliência, a redução de problemas de comportamento e outros promotores do bem-estar e saúde mental. Trata-se de um método já utilizado noutros países (Reino Unido, Austrália e África do Sul), com resultados comprovados.

    No Verão 2016, José Ferreira coordenou juntamente com a psicóloga clínica Ema Shaw Evangelista, membro da direcção da Pensamento Vivo, um projecto piloto pioneiro em Portugal, que utilizou o surf como promotor do bem-estar e saúde mental em 48 crianças e jovens de risco, ao longo de 3 meses, na praia de Carcavelos (Cascais). Tratou-se de uma intervenção inovadora que se propõe utilizar o surf conjugado a grupos de apoio (no modelo acção/reflexão) destinado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

    Ese projecto foi avaliado de forma independente pela Equipa Aventura Social da FMH - Faculdade de Motricidade Humana, coordenado pela Prof. Doutora Margarida Gaspar de Matos. Os resultados validam o efeitos positivo desta medida nos jovens participantes, podendo o relatório ser lido aqui. Entre outros resultados francamente positivos, o relatório demonstra que o Surf Therapy se pode constituir como uma alternativa muito promissora às respostas de intervenção bio-psico-social no apoio a crianças e jovens em risco, a ser tida em conta no desenvolvimento de respostas terapêuticas destinadas a crianças e jovens institucionalizadas.

    A Wave by Wave está neste momento a intervir com crianças institucionalizadas temporária ou permanentemente em lares de acolhimento na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas pretende estender a sua acção a nível nacional, através da formação de equipas locais que possam replicar esta forma de intervenção. 

    Fonte - eSolidar

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • jose ferreira
  • ze ferreira
  • surf
  • causa social
  • wave by wave
  • eSolidar
  • integração social
similar News
similar
agosto 04
Grécia a escaldar: Temperatura na Acrópole atingiu os 55ºC
agosto 04
Baía do Funchal vai receber o Madeira Island SUP Challenge em setembro
agosto 04
Autoridade Marítima Nacional e DGS lançam campanha para um verão em segurança
agosto 04
Fernando Aguerre: 'Penso que o COI ficou satisfeito com a estreia olímpica do surf'
agosto 04
Vasco Ribeiro e Kika Veselko fizeram história na Allianz Triple Crown
agosto 04
Japonesas levam ouro e prata, Sky Brown fica com o bronze
agosto 04
MEO e Vissla vão dar nome à etapa portuguesa das Challenger Series