Homepage

  • Temos mesmo que proteger os nossos rios
    14 março 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Em Portugal, o GEOTA e a SOS Salvem o Surf são, para já, os colectivos aderentes...
  • Save Europe’s Rivers- Salvem os rios da Europa é uma iniciativa criada por associações ambientais de 7 países europeus, com o objectivo de alertar para as consequências negativas provocadas pela existência de mais de um milhão de barreiras nos cursos de água do Velho Continente.

    Video de poluicao no Rio Tejo torna-se viral

    No Dia Internacional de Acção pelos Rios e contra Barragens, celebrado a 14 de Março, o movimento Save Europe’s Rivers quer chamar a atenção para os diversos problemas que afectam os ecossistemas ribeirinhos, os mais ameaçados do mundo.

    O movimento é constituído por oito associações: AEMS-Ríos con Vida (Espanha), Aqua Viva (Suíça), EcoAlbania (Albânia), Free Rivers Italia (Itália), Leeway Collective (Eslovénia) e Save the River Conwy (Reino Unido). Portugal está representado com duas associações, a Rios Livres GEOTA e SOS Salvem o Surf.

    No seu manifesto, a Save Europe’s Rivers lembra que “há mais de um milhão de barreiras (barragens e açudes) nos rios Europeus, cujas infra-estruturas têm causado uma imensa destruição de habitats e perturbação de espécies. Os rios são, actualmente, dos ecossistemas mais ameaçados do mundo”, alertam.

    Em Portugal, o GEOTA e a SOS Salvem o Surf são, para já, os colectivos aderentes. Ana Brazão, coordenadora do Projecto Rios Livres GEOTA, explica a origem e importância desta “união europeia dos rios: “A ideia de que a energia produzida em barragens é verde e sem consequências negativas é falsa e tem levado à construção de cada vez mais barreiras nos rios europeus”. Situação esta, que no entender desta ambientalista tem de ser alterado o quanto antes. “É fundamental preservar os poucos rios e troços ribeirinhos que ainda não foram inundados ou estão poluídos. Há formas mais amigas do ambiente de produzir electricidade. Elas devem ser descentralizadas e apoiadas. E há barragens que devem ser reformuladas, para produzirem mais, ou totalmente removidas, quando já não fazem sentido.”

    O projecto Rios Livres GEOTA assinalará o Dia Internacional de Acção pelos Rios e contra Barragens e do lançamento da campanha “Save Europe’s Rivers” com uma acção de sensibilização entre o Cais Sodré e a Praça do Comércio, tendo como pano de fundo o estuário do rio Tejo, cenário da capital tão maltratado e poluído nos últimos anos.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: GreenSavers Fotografia: ORibatejo

Tags
  • Natureza
  • rios
  • agua doce
  • europa
  • Ambiente
similar News
similar
dezembro 03
Piscina de ondas artificiais Wavegarden vai ser construída em Óbidos
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational