Homepage

  • Portuguesa recebe prémio ambiental internacional
    07 março 2017
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Raquel Gaspar, co-fundadora da Ocean Alive, foi recentemente galardoada com o prémio Terres de Femmes
  • Raquel Gaspar, co-fundadora da Ocean Alive, foi recentemente galardoada com o prémio Terres de Femmes, que visa distinguir mulheres que se destaquem e promovam a proteção do ambiente e em 16 anos já recompensaram 350 mulheres em 50 países investindo no total mais de 1,8 milhões de euros.

    Previsão de surf para esta semana!

    Desde o seu início, em Março de 2016, a Ocean Alive organiza todos os meses, ações desta campanha que são realizadas por voluntários. Considerando também os resultados desta 12a ação, já participaram 800 voluntários que recolheram mais de 20 toneladas de lixo das margens do estuário do Sado e 23 473 embalagens de sal vazias, resultantes de décadas da atividade da mariscagem.

    “Guardiãs do Mar” responde a um problema de sustentabilidade ambiental – a degradação das pradarias marinhas do estuário do Sado, o qual leva à diminuição da biodiversidade marinha e esta, ao desemprego na comunidade piscatória. A proposta de valor deste projeto é a proteção deste habitat através de programas educativos, de sensibilização e de monotorização que promovem a inclusão social de mulheres pescadoras desempregadas como agentes de transformação e geram rendimentos complementares e novas profissões alternativas à pesca.

    Outro projeto com direito a menção especial, foi o Straw Patrol, um projeto algarvio.

    Carla Lourenço, bióloga marinha no CCMar – Centro de Ciências do Mar na Universidade do Algarve, recebeu no passado sábado dia 4 de Março uma menção especial do Prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher pelo projecto de sensibilização ambiental Straw Patrol: Educar, Reduzir, Proteger.

    O projecto Straw Patrol que começou em Janeiro de 2016 no Algarve visa sensibilizar as populações para a problemática do lixo marinho, especialmente para a poluição causada por plásticos e pretende despertar a mentalidade ecológica de cada um, levando a melhores práticas ambientais e à protecção dos ecossistemas marinhos. O trabalho do projecto Straw Patrol assenta principalmente na educação ambiental através de palestras sobre o lixo marinho em escolas e em eventos públicos, mas passa também pela protecção dos ecossistemas aquáticos através de limpezas costeiras.

    Em pouco mais de um ano o projecto já promoveu 22 palestras que chegaram a cerca de 660 estudantes, e ainda 9 limpezas de praia que contaram com a ajuda de mais de 300 voluntários que recolheram mais de 600 kg de lixo, num total de mais de 16 mil objectos recolhidos. Televisões, micro-ondas, cadeiras, partes de automóveis foram alguns dos artigos recolhidos pelos voluntários. No entanto, cerca de 50% do lixo recolhido corresponde a artigos plásticos, como sacos, garrafas, tampas, embalagens de alimentos e palhinhas.

    Com a atribuição deste prémio, Carla Lourenço conseguirá levar o projecto a muitas outras escolas do Algarve e Alentejo litoral e assim sensibilizar centenas de estudantes para a necessidade da protecção dos oceanos.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografias: Yves Rocher Portugal

Tags
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar