Homepage
- Segundo informação prestada pelo IPMA, estes organismos gelatinosos são importantes constituintes do ecossistema
-
-
No passado fim-de-semana, na orla marítima sob jurisdição da Capitania do Porto de Caminha, deram à costa uma série de organismos gelatinosos, que ficaram depositados na areia, nas praias de Moledo e Vila Praia de Âncora.
Previsão de surf para esta semana!
Segundo informação prestada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estes organismos gelatinosos são importantes constituintes do ecossistema, servindo de alimento e proteção a diferentes espécies. Os que deram à costa no concelho de Caminha denominam-se por “Velella velella” e são providos de uma estrutura superficial semelhante a uma vela, através da qual navegam ao sabor dos ventos.
Os tentáculos da “Velella” são pequenos e ligeiramente urticantes. Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo vastas áreas de areal ou à superfície da água. Realça-se que, nestes organismos, mesmo quando mortos, as células urticárias dos seus tentáculos mantêm-se ativas.
Após contacto da Autoridade Marítima Local com o Município de Caminha, a autarquia empenhou pessoal na limpeza do areal, prevenindo assim o manuseio indevido por parte dos utentes das praias.
Estes episódios ao contrário do que se pensa, têm sido cada vez mais frequentes, bem como as cada vez mais frequentes detecções de poluição em mar português.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte e Fotografias: AMN
-
