Homepage

  • Nove distritos em alerta devido ao mau tempo
    22 março 2017
    arrow
    arrow
  • De acordo com o Instituto, os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte
  • Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Previsão de ondas para esta semana

    De acordo com o Instituto, os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 09 a 11 metros, entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.

    Estes três distritos bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros, até às 18:00 de quinta-feira.

    O IPMA colocou também sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a quota para 400/600 metros, entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

    Também por causa da queda de neve, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco entre as 06:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

    O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

    Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na terça-feira que, nos próximos dias, prevê-se precipitação, descida das temperaturas máxima e mínima, queda de neve e agitação marítima com ondas que poderão chegar aos cinco metros.

    Após reunião hoje realizada com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas para os próximos dias, a ANPC aconselhou a população a ter cuidados e adotar comportamentos preventivos.

    O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior durante a tarde, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros na região Norte e interior Centro e possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da manhã.

    A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

    Na região sul, céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva a partir do início da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos, que poderão ser de neve na Serra de São Mamede.

    Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

    Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 08 e 14 graus, no Porto entre 04 e 12, em Vila Real entre 0 e 08, em Bragança entre -1 e 08, em Viseu entre 0 e 08, na Guarda entre -1 e 05, em Coimbra entre 05 e 12, em Castelo Branco entre 03 e 11, em Santarém entre 07 e 14, em Évora entre 03 e 13, em Beja entre 05 e 14 e em Faro entre 07 e 17.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Imagem: Forte de São Miguel Arcanjo por Praia do Norte

Tags
  • temperaturas
  • Mau tempo
  • meteorologia
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • Previsão do tempo
  • Neve
  • Agitação marítima
  • alerta
pub
similar News
similar
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 22
Procuram-se voluntários para a reflorestação do Pinhal de Leiria
janeiro 22
Nuno 'Stru' Figueiredo ao ataque em Supertubos (Vídeo)
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera