Homepage

  • Nova época de Cliff Diving com Açores no mapa
    03 março 2017
    arrow
    arrow
  • Red Bull Cliff Diving World Series: época de 2017 arranca em junho com novidades
  • Portugal continua no mapa do Red Bull Cliff Diving World Series, acompanhando a evolução da modalidade que nasceu há cerca de 200 anos no Havai. O ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, será assim, em julho próximo, palco da segunda etapa do calendário. A época vai ser mais compacta e tem pela primeira vez participação masculina e feminina em todas as etapas.

    No segundo fim-de-semana de julho (dias 8 e 9) os Açores voltam a estar no centro de todas as atenções ao receber pelo sexto ano consecutivo uma das mais emblemáticas etapas do Red Bull Cliff Diving World Series. O regresso ao ilhéu de Vila Franca do Campo é já um dos clássicos do calendário da mais importante competição internacional de saltos para a água de grande altura, com um historial de cinco edições que deixaram uma forte marca. A época de 2017 acaba de ser apresentada e Portugal continua assim no mapa desta modalidade extremamente técnica e dinâmica. Para Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores, esta competição “enquadra-se no Plano Estratégico e de Marketing dos Açores, relativamente à angariação e aposta de eventos de renome internacional no segmento associado às atividades náuticas, projetando a Região num contexto promocional muito mais vasto”.

    Para 2017 a ação vai estar mais concentrada, com um total de seis etapas a decorrer de junho a outubro entre a Europa e o continente americano. O arranque tem lugar na Irlanda, seguindo-se um périplo que passa por Portugal, Itália, Estados Unidos da América, Bósnia e Herzegóvina e Chile. As primeiras cinco paragens são destinos bem conhecidos dos atletas, ficando a grande novidade da temporada por conta da estreia em terras chilenas: a ação viaja até às quedas de água de Riñinahue, numa zona onde se podem avistar vulcões com o cume coberto de neve.

    Entre as seis localizações agora conhecidas há uma enorme variedade de cenários e condições, entre a mais exuberante natureza – como é o caso dos Açores – e os ambientes urbanos da estância balnear de Polignano a Mare ou a impressionante ponte velha de Mostar. Além da paisagem, também as condições técnicas dos saltos vão alternando água salgada com água doce – uma variável que muda completamente a perceção e dureza no momento de entrar na água a quase 100 quilómetros por hora!

    Do ponto de vista da competição há a registar uma importante evolução, já que 2017 será a primeira temporada desde a estreia em 2009 onde haverá participação masculina e feminina em todas as etapas. Além disso, a FINA (Federação Internacional de Natação) – entidade que tutela o Cliff Diving – introduziu algumas mudanças na tabela do coeficiente de dificuldade dos saltos.

    Depois de ter conquistado no ano passado o seu sexto título mundial, o britânico Gary Hunt transformou-se na maior referência deste desporto e vai contar com a forte oposição de uma nova geração de atletas, com especial destaque para o mexicano Jonathan Paredes e o norte-americano Andy Jones. Em femininos será a australiana Rhiannan Iffland a defender o título, uma atleta que fez história na última época ao superar todas as concorrentes do quadro principal e chegar ao primeiro lugar na qualidade de “wildcard”.

    CALENDÁRIO 2017 | RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES

    24 junho               | Inis Mór, IRLANDA

    9 julho                     | S. Miguel, Açores, PORTUGAL

    23 julho                  | Polignano a Mare, ITÁLIA

    3 setembro        | Texas, E.U.A.

    16 setembro    | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

    21 outubro         | Largo Ranco, CHILE

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Red Bull Cliff Diving
  • 2017
  • Salto de alto risco
  • red bull
  • açores
  • portugal
similar News
similar
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado
novembro 29
Portugal regista primeira eliminação no Mundial ISA Júnior do Brasil