Homepage

  • Fim de semana com chuva e frio
    02 março 2017
    arrow
    arrow
  • No que diz respeito ao fim de semana, a meteorologista indicou que no sábado estão previstos...
  • A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

    "Hoje vai ser um dia marcado apenas por alguma nebulosidade e períodos de chuva fraca e pouco frequente a norte do Cabo Mondego (...). Amanhã [sexta-feira], o cenário vai mudar com a aproximação de uma superfície frontal de atividade moderada a forte que vai trazer períodos de chuva, sobretudo nas regiões do norte e centro", disse.

    De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta chuva vai ser forte até meio da manhã e pode ser acompanhada de granizo e trovoadas.

    "Esta chuva será temporária e forte até meio da manhã e, depois, gradualmente vai passar a regime de aguaceiros com a entrada de ar mais frio", explicou.

    Maria João Frada adiantou também que esta superfície frontal vai provocar uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas e será acompanhada de vento forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora.

    "A chuva intensa vai depois passar a aguaceiros que serão de neve em cotas de 1000/1200 metros durante a noite e de 800/600 metros a partir da manhã nas regiões do norte e centro. De realçar que poderá nevar na região sul, na serra de S. Mamede", disse.

    No que diz respeito ao fim de semana, a meteorologista indicou que no sábado estão previstos períodos de chuva na região sul, sendo pouco frequente no norte, e no domingo vai atingir as regiões do norte e centro.

    "Durante o fim de semana vamos ter, em especial nas regiões do norte e centro, temperaturas mínimas muito baixas, com descidas entre 03 e 06 graus. As máximas podem descer entre 03 a 07 graus, sobretudo nas regiões do interior", disse.

    Segundo Maria João Frada, as temperaturas mínimas vão variar entre -1 e 09 graus e as máximas não vão ultrapassar os 12/13 graus, com exceção do Algarve com 14/15.

    "De realçar ainda que a partir de sexta-feira à tarde está prevista agitação marítima com ondas que vão aumentar para os 04/05 metros na costa ocidental até à madrugada de sábado", disse.

    A meteorologista do IPMA salientou ainda que a chuva deverá manter-se em Portugal continental pelo menos até domingo.

    Fotografia: Praia do Norte em Sines por João Craveira da Silva

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: NAM

Tags
  • meteorologia
  • chuva
  • frio
  • fim de semana
  • temperaturas
  • estado do tempo
  • Previsão do tempo
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • quinta feira
  • março
similar News
similar
junho 15
Publicada a lista final com a lotação das praias de Portugal Continental
junho 15
Quercus destaca aumento de praias com 'Qualidade de Ouro' em 2021
junho 15
Ponto irreversível do aquecimento global já pode ter sido atingido
junho 15
Terça-feira de trovoada: 12 distritos sob aviso laranja
junho 14
Câmara Municipal de Sintra vai requalificar a Praia das Maçãs
junho 14
21 meses depois regressou a Red Bull Cliff Diving World Series
junho 14
10 distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, granizo e trovoada