Homepage

  • Fim de semana com chuva e frio
    02 março 2017
    arrow
    arrow
  • No que diz respeito ao fim de semana, a meteorologista indicou que no sábado estão previstos...
  • A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

    "Hoje vai ser um dia marcado apenas por alguma nebulosidade e períodos de chuva fraca e pouco frequente a norte do Cabo Mondego (...). Amanhã [sexta-feira], o cenário vai mudar com a aproximação de uma superfície frontal de atividade moderada a forte que vai trazer períodos de chuva, sobretudo nas regiões do norte e centro", disse.

    De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta chuva vai ser forte até meio da manhã e pode ser acompanhada de granizo e trovoadas.

    "Esta chuva será temporária e forte até meio da manhã e, depois, gradualmente vai passar a regime de aguaceiros com a entrada de ar mais frio", explicou.

    Maria João Frada adiantou também que esta superfície frontal vai provocar uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas e será acompanhada de vento forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora.

    "A chuva intensa vai depois passar a aguaceiros que serão de neve em cotas de 1000/1200 metros durante a noite e de 800/600 metros a partir da manhã nas regiões do norte e centro. De realçar que poderá nevar na região sul, na serra de S. Mamede", disse.

    No que diz respeito ao fim de semana, a meteorologista indicou que no sábado estão previstos períodos de chuva na região sul, sendo pouco frequente no norte, e no domingo vai atingir as regiões do norte e centro.

    "Durante o fim de semana vamos ter, em especial nas regiões do norte e centro, temperaturas mínimas muito baixas, com descidas entre 03 e 06 graus. As máximas podem descer entre 03 a 07 graus, sobretudo nas regiões do interior", disse.

    Segundo Maria João Frada, as temperaturas mínimas vão variar entre -1 e 09 graus e as máximas não vão ultrapassar os 12/13 graus, com exceção do Algarve com 14/15.

    "De realçar ainda que a partir de sexta-feira à tarde está prevista agitação marítima com ondas que vão aumentar para os 04/05 metros na costa ocidental até à madrugada de sábado", disse.

    A meteorologista do IPMA salientou ainda que a chuva deverá manter-se em Portugal continental pelo menos até domingo.

    Fotografia: Praia do Norte em Sines por João Craveira da Silva

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: NAM

Tags
  • meteorologia
  • chuva
  • frio
  • fim de semana
  • temperaturas
  • estado do tempo
  • Previsão do tempo
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • quinta feira
  • março
similar News
similar
dezembro 07
Marta Paço bem lançada para a final do Mundial ISA
dezembro 07
Libertados milhares de sargos na Ria Formosa
dezembro 07
Campeões nacionais de bodyboard Sub-12 e Sub-16 coroados na Praia da Rocha
dezembro 07
Four Oceans 2022 realiza-se este fim de semana
dezembro 07
Depressão traz chuva forte até sexta-feira
dezembro 05
Frederico Morais para Teresa Bonvalot: 'Tens de estar é orgulhosa da atleta que foste este ano'
dezembro 05
Mau tempo deixa todo o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo