Homepage

  • Derrame de óleos em praia do Porto
    06 março 2017
    arrow
    arrow
  • Segundo aquele responsável, pode haver uma 'eventual prática de um crime de poluição'
  • Um derramamento de óleos foi registado este fim de semana junto na Praia da Granja, em Vila Nova de Gaia, Porto, e suspeita-se que a origem seja de uma oficina com depósitos de óleos em Gaia.

    Fontes da GNR e dos Bombeiros de Gaia confirmaram este domingo à Lusa que há cerca de 24 horas que se regista derrame de alegados óleos na ribeira da Praia da Granja e no mar daquela praia do concelho de Vila Nova de Gaia.

    Previsão de surf para esta semana!

    "Hoje de manhã ainda se notavam alguns focos de poluição [na ribeira], mas comparativamente com sábado está mais diluído, adiantou à agência Lusa o chefe das relações públicas do Comando da GNR do Porto e responsável pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando da GNR do Porto.

    Segundo o tenente-coronel Ferreira, a denúncia de que estava a haver um "derramamento de óleos junto à estação elevatória da Granja e piscina da Granja" foi feita no sábado à tarde.

    Após a denúncia, foi acionada uma equipa do SEPNA para o local e foram feitas "recolhas de amostras para análise", e foram também realizados contactos para que a empresa Águas de Gaia e Sapadores de Gaia auxiliassem na busca da origem da descarga, explicou a mesma fonte policial.

    Neste momento, "existem suspeitas da proveniência dos óleos a partir de uma zona de uma oficina e depósitos de óleos, em Gaia", refere o tenente-coronel Ferreira, acrescentando que o proprietário já foi contactado, mas até ao momento "não se mostrou disponível para abrir o local".

    Segundo aquele responsável, pode haver uma "eventual prática de um crime de poluição".

    "Estamos a diligenciar no sentido de juntar todos os meios de prova possível para se chegar à origem e, se for o caso, responsabilizar, quer em termos penais, ou em termos contraordenacionais", explicou, referindo que a Autoridade Marítima também foi informada da ocorrência.

    A Lusa contactou o capitão do Porto do Douro e Leixões, Rodrigues Campos, que confirmou que a Polícia Marítima "está a caminho do local" para "averiguar a ocorrência" e para verificar se a situação inspira outras diligências.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • óleo
  • porto
  • derrame
  • Vila Nova de Gaia
  • ambiente
  • Gaia
  • Praia da Granja
  • Poluição
pub
similar News
similar
julho 15
Portugal defende título europeu em Santa Cruz
julho 17
Santa Cruz no radar do Nacional de Bodysurf
julho 17
Portugueses convidados para prova de ondas grandes no Brasil
julho 17
Gregos querem punir turistas que apedrejaram peixe-espada
julho 17
Alforreca gigante avistada por mergulhadora
julho 17
Liga MEO Surf no top dos eventos mais reputados em Portugal
julho 17
Mais de 30 tartarugas encontradas mortas em praias no Brasil