Homepage

  • Derrame de óleos em praia do Porto
    06 março 2017
    arrow
    arrow
  • Segundo aquele responsável, pode haver uma 'eventual prática de um crime de poluição'
  • Um derramamento de óleos foi registado este fim de semana junto na Praia da Granja, em Vila Nova de Gaia, Porto, e suspeita-se que a origem seja de uma oficina com depósitos de óleos em Gaia.

    Fontes da GNR e dos Bombeiros de Gaia confirmaram este domingo à Lusa que há cerca de 24 horas que se regista derrame de alegados óleos na ribeira da Praia da Granja e no mar daquela praia do concelho de Vila Nova de Gaia.

    Previsão de surf para esta semana!

    "Hoje de manhã ainda se notavam alguns focos de poluição [na ribeira], mas comparativamente com sábado está mais diluído, adiantou à agência Lusa o chefe das relações públicas do Comando da GNR do Porto e responsável pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando da GNR do Porto.

    Segundo o tenente-coronel Ferreira, a denúncia de que estava a haver um "derramamento de óleos junto à estação elevatória da Granja e piscina da Granja" foi feita no sábado à tarde.

    Após a denúncia, foi acionada uma equipa do SEPNA para o local e foram feitas "recolhas de amostras para análise", e foram também realizados contactos para que a empresa Águas de Gaia e Sapadores de Gaia auxiliassem na busca da origem da descarga, explicou a mesma fonte policial.

    Neste momento, "existem suspeitas da proveniência dos óleos a partir de uma zona de uma oficina e depósitos de óleos, em Gaia", refere o tenente-coronel Ferreira, acrescentando que o proprietário já foi contactado, mas até ao momento "não se mostrou disponível para abrir o local".

    Segundo aquele responsável, pode haver uma "eventual prática de um crime de poluição".

    "Estamos a diligenciar no sentido de juntar todos os meios de prova possível para se chegar à origem e, se for o caso, responsabilizar, quer em termos penais, ou em termos contraordenacionais", explicou, referindo que a Autoridade Marítima também foi informada da ocorrência.

    A Lusa contactou o capitão do Porto do Douro e Leixões, Rodrigues Campos, que confirmou que a Polícia Marítima "está a caminho do local" para "averiguar a ocorrência" e para verificar se a situação inspira outras diligências.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • óleo
  • porto
  • derrame
  • Vila Nova de Gaia
  • ambiente
  • Gaia
  • Praia da Granja
  • Poluição
pub
similar News
similar
agosto 12
MEO associa-se ao Circuito Nacional de Bodyboard
agosto 12
Presença de medusas avaliada em 42 praias do distrito de Lisboa
agosto 12
É agosto, mas a chuva não quer saber e está de regresso
agosto 11
Banhos interditos nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril
agosto 12
Banhos continuam proibidos nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril
agosto 11
Praias de Oeiras recebem cadeiras adaptadas para crianças com mobilidade reduzida
agosto 11
Estão abertas as inscrições para a 1ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard
pub