Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 1 a 3 de Abril
    31 março 2017
    arrow
    arrow
  • Com o mar a subir novamente, vêm aí algumas boas oportunidades de surf para os próximos dias...
  • Após uma semana de se encher a barriga, vem aí um fim de semana um pouco atípico no que toca a boas ondas. Mas mesmo assim, oportunidades de surf por locais mais refundidos, por aqui e por acolá. Vamos a isto?

    NORTE

    Sábado: Vento a soprar fraco a moderado de ONO (a formar onshore) e a rodar para Nortada da parte da tarde, com a ondulação a entrar com 2,5m de altura e a permitir algumas ondas somente nos spots mais abrigados a Norte do Porto com pontões, até 1,5m com alguns sets maiores. Matosinhos com boas ondas a rondar 1m e Espinho ligeiramente maior.

    Domingo: Semelhantes condições a Sábado no que toca ao comportamento do vento, com os mesmos destaques a servirem de referência mas com cerca de menos 0,5m a 1m de altura nos sets e menos frequência de ondas.

    Segunda feiraMadrugada abençoada pela brisa ENE a formar side offshore e a rodar para ONO perto do almoço. Com a nova ondulação a entrar, a subir até aos 3.1m no final do dia, esperam-se ondas grandes por toda a Costa Norte. Ondas até 2m com brisa offshore por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho e vento mais de Sul por Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. Mindelo e Leça da Palmeira até 2,5m nos sets maiores. Matosinhos a funcionar a rondar 1m também com alguns sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1,5m e maior a Norte da Baía.

    CENTRO

    Sábado e Domingo: Com as mesmas praias a funcionarem nos dois dias, mesmo com a descida do mar para domingo a tirar alguns cm's às ondas na praia, melhor período para surfar a ter lugar na manhã de sábado com menos vento. Nortada fraca pela manhã a moderada pela parte da tarde, em ondas a rondar 1m pela Costa de Caparica, nos spots mais abrigados com pontões. Algumas ondas a rondar 0,5m pela Linha de Cascais/Estoril, com Carcavelos e São Pedro a merecerem o surf check, bem como praias de Cascais e Oeiras (Torre). Destaque para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas a rondar 1,5m, nos sets maiores. Canhão da Nazaré a disparar ondas na Praia do Norte a rondar os 3m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 0,5m e resguardados da Nortada. Última sugestão pela região e picos da Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima, com muita qualidade nas praias envolventes. Mar a cair para Domingo e a retirar cerca de 0,5m de altura às ondas na praia.

    Segunda feira: Nova ondulação a entrar de Oeste costa centro adentro, com 20 segundos de período e a ir dos 2.4m de altura de manhã e a subir até aos 3.1m pela tarde, a trazer boas ondas aos spots mais abrigados do vento. Ondas até 1,5m pela Costa de Caparica, nos picos mais abrigados junto aos pontões. Ainda com alguma Nortada presente, prevemos bom surf sob offshore pela Linha, com ondas a rondar 1m pelos picos de Cascais, Estoril e Oeiras sempre nas melhores marés, com ondas marrecas pela Rata, Tamariz, Bolina, Poça, Azurajinha, maiores por São João e São Pedro do Estoril, Bafureira, Avencas, Parede, Carcavelos mais consistente e maior, com Torre até 1m. Inatel, Santo Amaro, Escadinhas e Paço de Arcos até 0,5m com a possiblidade de Giribita e Caxias funcionarem sob mínimos olímpicos até 0,3m. Ondas até 2,5m a Norte do Cabo Raso, muito afectadas pelo vento. Porto Batel, Supertubos e Baía, a funcionarem a rondar 1,5m com alguns sets maiores e sob offshore. Região da Figueira da Foz também com ondas, a rondar 1,5m, bem como picos mais a Norte como Aveiro e Ovar, com brisa Leste matinal.

    SUL

    Sábado e Domingo: Dias idênticos no que toca ao comportamento do vento e consequentes condições para surf na praia. Com o sábado a receber mais ondulação do que no domingo, esperam-se maiores ondas para esse dia. Offshore pela Costa Sul, com algumas ondas marrecas até 0,5m por Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Portimão e maior perto de Sagres. Algumas ondas a Sul da península de Sagres, até 1m sob offshore. Ondas a rondar 1,5m pelas praias mais expostas da Costa Vicentina e Alentejana, com destaque somente para o Porto das Barcas mais abrigado a rondar 1m e São Torpes e picos mais a Norte, também até 1m de altura. Mar a cair cerca de 1m para domingo, com picos na Costa Alentejana desde a Zambujeira até Sines a funcionar de manhã, com menos vento.

    Segunda feira: Nova ondulação a entrar, vinda de Oeste, com alto período e a subir dos 1.5m pela madrugada até aos 2.8m no final do dia. Esperam-se boas ondas pela manhã sob vento ENE (a rodar para ONO à tarde) e a permitir Side-offshore em praticamente todos os spots ao largo da Costa Ocidental com ondas até 2m nos sets maiores pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno a rondar 1,5m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar a rondar 1,5m , mais pequeno pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo acima de 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Surf divertido pelo Sotavento Algarvio a dar algumas ondas somente pela parte da tarde, a rondar 0,5m desde Vila Real de Santo António até à Quarteira/Vilamoura, sob offshore pela parte da tarde, com o mar maior e o vento offshore.

    Bom fim de semana com boas ondas onde as encontrarem!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Abril
  • Weekend
  • fim de semana
  • Surf
  • ondas
  • Ondulação
  • nortada
  • vento
  • Offshore
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
pub
similar News
similar
outubro 19
Liga MEO Surf entrega prémios nos Portugal Surf Awards 2020
outubro 19
Japão abre novamente a porta ao despejo de água radioativa no Pacífico
outubro 19
IPMA eleva aviso: Lisboa e mais 4 distritos sob aviso vermelho na terça-feira devido à chuva forte
outubro 19
Chuva e vento forte vão deixar todo o continente sob aviso laranja
outubro 19
Pelo menos 19 baleias-piloto perderam a vida encalhadas na Nova Zelândia
outubro 19
Bernardo Jerónimo, o único português a competir no Frontón King, já está na 3ª ronda
outubro 19
Vasco Ribeiro: 'Este foi o ano em que provavelmente apresentei o meu melhor nível de surf'
pub