Homepage

  • Beachcam Spot Report* 4 5 e 6 Março
    03 março 2017
    arrow
    arrow
  • Consulta aqui a previsão de ondas para este primeiro fim de semana de Março
  • Com o mês de Fevereiro a acabar em loucura carnavalesca, com ondulações fortes e ainda o Canhão da Nazaré descontrolado, a disparar por todos os lados, não deu para todos, pois estava realmente difícil. Mas avizinha-se um fim de semana com mais oportunidades em sítios específicos, vamos descobrir onde vão dar umas?

    NORTE

    Sábado: Ondulação de ONO a cair dos 3.2m para 2.7m ao longo do dia com brisa Leste pela manhã a virar antes do almoço para vento fraco de Oeste. Melhor período para surf a ter lugar logo pela madrugada com ondas a rondar 2,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, mais pequeno pelos picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim ainda mais pequenos. Mindelo e Leça da Palmeira com fúria a rondar 3m nos sets maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, até 1,5m. Canide, Aguda, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1,5m mas com alguns sets maiores. 

    Domingo: Devido ao vento a soprar moderado a forte de Oeste, não prevemos boas condições para surf durante o dia, mas aconselhamos todos os amantes de desportos de vento a procurar o seu spot favorito.

    Segunda: Com o vento vindo do quadrante Oeste e a cair ao longo do dia, melhor altura para surfar a ter lugar de tarde, com menos vento, perto da glasssada. Ondas nos mesmos spots de sábado, mas com mais frequência devido ao período da ondulação ter subido para 16 segundos.

    CENTRO

    Sábado: Dia muito complicado para surfar pela Costa Ocidental Centro com a ondulação a chegar aos 4.2m de ONO e com ventos muito fortes vindos de Norte a rodar para Oeste no final do dia. Ondas a rondar os 3m, com sets maiors, pelas praias de toda a região, com excepção claro da Linha que irá receber boas ondas sob offshore. Ondas a rondar 2m pelos picos mais abrigados da Vila de Cascais e Estoril, São Pedro até 2m, Carcavelos massudo dentro dos mesmos valores, mais pequeno a rondar 1m pela Torre, maior pelo Inatel, Santo Amaro, a cair novamente por Paço de Arcos e a rondar 0,5m por Caxias e Cruz Quebrada. Praia do Norte na Nazaré com bombas do Canhão a rondar 12m e Molhe Leste (Supertubos) e Sesimbra a merecerem surf check ao final do dia a rondar 1,5m. Está prevista também alguma chuva e nuvens no céu. Boa oportunidade para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Domingo: Mar a cair para os 2.7m mas agora sob onshore moderado durante todo o dia e a não oferecer boas condições no geral, com ondas até 2m e desordenadas pela Margem Sul e maiores a rondar 2,5m a Norte do Cabo Raso. Mesmo assim, surf check pela Linha nos mesmos spots de ontem, mas agora mais pequenos, pela e ainda pela Região de Peniche a rondar 1,5m nos spots menos expostos ao vento Oeste como o Cerro e Prainha.

    Segunda: Agora com o vento a soprar mais fraco de Oeste e a rodar para Nortada à tarde, vai ser a nova ondulação de ONO com 3.7m de altura e 16 segundos de período a borrar a pintura de um bom dia de surf. Spots da Linha de Lisboa mencionados para Sábado a funcionarem novamente, sob tamanhos ligeiramente inferiores.

    SUL

    Sábado: Com uma ondulação a entrar de ONO, com 5m de altura e 12 segundos de período, esperam-se ondas grandes em mar revolto por toda a Costa Alentejana e Vicentina, a rondar os 3/4m de altura. Muito vento de Oeste previsto ao longo do dia e a dificultar a vida dos big chargers da região, retirando as hipóteses de boas sessões XXL. Com o vento a cair pela tarde, oportunidade de surf sob side offshore pela Costa Sul, com ondas a rondar 1,5m pelas praias desde Vila Real de Santo António, a crescer por Tavira e Faro, maior ainda por Quarteira e Vilamoura. Albufeira, Alvor, Portimão a rondar os 2m. Bom para os amantes de vento nos locais habituais!

    Domingo e Segunda feira: Descida da ondulação (a cair para os 2.8m de altura) e vento a diminuir para brisa de Oeste no domingo com Nortada fraca a moderado pela tarde na segunda. Mesmos spots a funcionarem nos dois dias, com melhores condições a apontarem para a segunda feira, com menos vento e offshore nalguns lugares. Ondas a rondar 2,5m pelas praias e picos de Sagres, mais pequeno a Norte pelo Castelejo, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas até 3m, mas mais desordenadas. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar até 3m, nos sets maiores e mais pequeno a rondar 2m pelos spots a Sul e Norte de Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots abrigados de Porto Covo e beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar 1,5m. Vierinha e São Torpes significativamente mais pequenos e boas ondas pelos picos a Norte do Molhe de São Torpes. Oportunidade de surf também por todos os picos da Costa Sul mencionados para sábado, mas agora com cerca de menos 1m nos sets e ainda pelos restantes a chegar a Sagres.

    Bom fim de semana e boas ondas! Tenham cuidado e respeito pelo mar.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular 

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Surf Report
  • ondas
  • Previsão
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • surf
  • bodyboard
  • FNMOC
  • windguru
  • fim de semana
  • lisboa
  • carcavelos
  • oeiras
  • estoril
  • norte
  • alentejo
  • Algarve
  • offshore
  • março
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos