Homepage

  • Beachcam Spot Report* 13 a 17 de Março
    13 março 2017
    arrow
    arrow
  • Depois de tanto vento é tempo de ir lá para dentro. Vem aí boas ondas sob offshore com sessões clássicas em muitos spots...
  • Boas perspectivas para os próximos dias, com o vendaval a diminuir e a rodar na direcção certa, a soprar pela costa ocidental com offshore para todos! Vamos apontar onde vai estar bom esta semana?

    NORTE

    Terça feira: Ainda com algum vento de ENE, mas a permitir side-offshore pelas praias da Região do Porto, prevemos rajadas fortes pela manhã, a mexerem o mar e a prejudicar o surf. Mais a Norte, algumas oportunidades em ondas até 1,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. Matosinhos com offshore todo o dia a rondar os 0,5m. Oportunidade para Kite e Windsurf.

    Quarta, Quinta e Sexta feira: Dias abençoados para surfar pela Costa Norte. Com o vento a comportar-se de maneira semelhante ao longo dos três dias, com brisas de leste pela manhã a permitirem offshore por praticamente todas as praias da região e vento fraco de Norte pela tarde. Quanto à a ondulação, sofre apenas um pequeno declínio na quinta, aumentando novamente de tamanho e período para sexta, o melhor dia da semana. Esperamos ondas a rondar 1,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, até 1m de altura, mas com alguns sets maiores. Canide, Aguda, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1,5m nos sets maiores.

    CENTRO

    Terça feira: Com o vento a ser o tema do dia, a soprar muito forte de NE pela manhã e a cair e rodar para Leste pela tarde, surf's up com offshore e nova ondulação com mais período ao final do dia. Chuva e ondas pela Costa de Caparica, de cerca de 1m de altura, com sets maiores, algumas marrecas pela Linha a rondar 0,5m, Guincho até 1,5m, tamanho idêntico pelas praias de Sintra, como Adraga, Praia Grande, Pequena, Maçãs, Magoito... Picos da Ericeira a funcionarem nas mesmas medidas e com qualidade, Praia Azul, picos de Santa Cruz, tudo a funcionar até 2m. Região de Peniche também com boas ondas com destaque para Porto Batel e Supertubos. Final do dia com bombocas pela Praia do Norte na Nazaré até 5m de altura. Região da Figueira da Foz, Aveiro, Ovar, Esmoriz, tudo com boas ondas pela tarde, a rondar 1,5m. Bom dia para os amantes de vento

    Quarta feira: Dia semelhante a terça no que toca aos picos a funcionar e ao melhor período para surfar, que terá lugar também pela tarde com menos vento e glassada na região da Grande Lisboa. Supertubos e Molhe Lestos dignos de se verem, com ondas a rondar 1,5mBom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Quinta feira e Sexta feira: Caso para dizer, boas condições antecipadas para estes dois dias, com ambos a usufruirem de lestada matinal a rodar para nortada moderada pela tarde a permitir offshore em quase toda a costa. Com a sexta feira a benefeciar de mais alguns cm's nas ondas e mais período de ondulação, prevemos boas ondas até 1m pelas praias do Meco, com a Fonte da Telha a funcionar em tamanhos similares e maior por toda a Costa de Caparica, desde as praias aos pontões. Surf pequeno pela Linha de Cascais, com ondas marrecas de 0,5m pelas praias de sempre, Carcavelos, São Pedro... A Norte do Cabo Raso, picos até ao Guincho e mais a Norte, com ondas até 1,5m de altura. Mesmo tamanho e mais qualidade pela Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas muito recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks da região da Ericeira. Mais a norte, mais vento pelos picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruze mais a Norte, mas com ondas a rondar 1,5m, com sets maiores. Região de Peniche também com algum vento mas ondas em praticamente todos os picos, a rondar 1,5m. Foz do Arelho e São Pedro de Moel a rondar 2,5m e Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até 5m de altura alinhadinhas. Destaque para a Figueira da Foz, Cabedelo e Buarcos com muito offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas.

    SUL

    Terça e Quarta feira: Com a ondulação a entrar com tamanhos semelhantes nos dois dias, mas com maior período previsto para quarta, prevemos ondas até 1,5m pelas praias da Costa Alentejana e Vicentina nos próximos dias. Vento a estragar um pouco a pintura de condições clássicas, ao soprar maioritariamente orientado de ENE/NE a formar side offshore pela Costa Ocidental mas a mexer um pouco o mar. Offshore pelo Beliche, Tonel até 1,5m e pelo Zavial com marrecas a rondar 0,5m. Ondas até 0,5m pelas praias desde Vila Real de Santo António, a crescer por Tavira e Faro, maior ainda por Quarteira e Vilamoura. Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos e Praia da Luz com ondas a rondar 1m e maior até 2m pelos picos a Sul da região de Sagres. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quinta e Sexta feira: Bons dias para surfar pela Costa Alentejana e Vicentina, com vento leste pela manhã a rodar para Nortada fraca pela tarde e a oferecer offshore a todas as praias orientadas a Oeste. Muito vento mas a merecer um surf check praias de Sagres, com ondas até 2m, pelo Tonel, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno e alinhado pelo Amado, Carrapateira, Bordeira e Arrifana. Algo maior e mais desordenado pela Amoreira, Odeceixe até 2,5m e Zambujeira do Mar com menos vento e ondas dentro dos mesmos valores. Spots na Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, como as Barcas, Malhão, Aivados, etc, tudo a rondar 1,5m e com qualidade. Mesma coisa para os picos à volta de Porto Covo, L-Point, Vieirinha até 1,5m, com São Torpes mais pequeno. 1,5m pela Praia do Norte em Sines e pelos picos mais a Norte, em direção a Setúbal, como Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, a funcionarem com qualidade e offshore mas com menos uns cm's. Algumas ondas sob muito vento leste pelo Barlavento e Sotavento algarvios a rondar 0,5m pelas praias de Faro, a subir por Vilamoura, Portimão e mais pequenas pela Praia da Luz. Bom no vosso quintal favorito para Kite e Windsurf.

    Divirtam-se, cuidem uns dos outros dentro de água e respeitem o mar. Boa semana a todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular 

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • report ondas
  • Surf Spots
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • surf
  • lisboa
  • cascais
  • Costa de Caparica
  • porto
  • Figueira da Foz
  • Peniche
  • Supertubos
  • ericeira
  • alentejo
  • Algarve
  • Offshore
  • vento
  • Beachcam Spot Report
pub
similar News
similar
outubro 22
Arrancou instalação do primeiro parque flutuante europeu
outubro 22
Longboard Sessions despedem-se de 2019 com muita animação
outubro 22
Bodyboard: O Frontón nunca desilude
outubro 09
Longboard Sessions de regresso para a despedida de 2019
outubro 14
Seleção Júnior de Surf prepara Mundial na 'The Cove'
outubro 21
Bodyboard: Tristan Roberts é campeão do mundo contra todas as probabilidades
outubro 21
MEO promove heat especial 'Beat the Plastic Waste' para derrotar o plástico