Homepage

  • Beachcam Spot Report* 27 a 31 de Março
    27 março 2017
    arrow
    arrow
  • Vem aí novamente o sol, bom tempo e boas condições. Do que estão à espera? Leiam o report e siga lá para dentro!
  • Depois dum fim de semana muito cinzento, com poucas oportunidades de surf e muita chuva, vem aí uma semana exactamente ao contrário! Preparados???

    NORTE

    Segunda feira: Consulta aqui as nossas live cams para ver o mar.

    Terça feira: Vento forte de Sul durante todo o dia a não permitir muitas opções de mar que aguente. Mesmo assim, ondas a rondar 1m, com sets maiores, pela praia de Leça da Palmeira e até 1m na praia de Espinho, bem como a Norte da Baía.

    Quarta e Quinta feira: Dias muito semelhantes no que toca ao comportamento do vento, soprando de Sudeste durante a manhã (side offshore) e virando para Sudoeste ao longo da tarde. Única diferença entre estes dias a ter lugar apenas no tamanho de ondulação, a subir até aos 3.7m de Oeste na Quinta e aumentar para mais do dobro o tamanho de ondas na praia do que no dia anterior. Para quarta, ondas até 1,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. Mindelo e Leça da Palmeira maiores, acima de 1,5m de altura. Matosinhos a funcionar na melhor maré com cerca de 0,5m de altura. Canide, Aguda, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m nos sets maiores, bem alinhadinhas. Mar a subir na tarde de quarta e ainda mais para quinta, tenham precaução, não vai estar fácil. 

    Sexta feira: Muito vento de Oeste previsto a formar onshore e a baralhar as contas de bom surf. Não prevemos nenhum spot em particular, excepto para Kite e Windsurf, nos vossos locais habituais.

    CENTRO:

    Segunda feira: Consulta aqui as nossas live cams para ver o mar.

    Terça feira: Vento Sul durante praticamente todo o dia, a virar para Sudoeste ao final da tarde. Ondulação vinda de ONO com 1.7m a formar boas ondas pelas praias sujeitas ao Offshore tais como Zona Norte de Cascais, Arriba, Crismina, Guincho e Abano a rondar 1m. Ligeiramente maior pelas praias mais protegidas de Sintra, como Adraga, Praia Grande e Pequena, Aguda... Alguma qualidade também pela Ericeira, como São Lourenço, Coxos, Reef, tudo com offshore. Praia Azul e Santa Cruz a aguentarem-se até 1,5m, mais qualidade por Peniche com Lagido offshore até 1m e Foz do Arelho a rondar os 2m de altura. Praia do Norte na Nazaré com ondas até 3m de altura. Ondas a rondar 1m pelos picos da Figueira da Foz, bem como mais a Norte.

    Quarta e Quinta feira: Comportamentos idênticos no que toca à intensidade e direcção do vento previsto para estes dois dias. Mesmos destaques a funcionarem, mas com quase o dobro do tamanho de quarta para quinta, ao beneficiarem da subida do período de ondulação e do tamanho do swell. Com o melhor período para surfar a ter lugar pela manhã, com brisa leste a permitir offshore e a sopar de Sudoeste para a tarde, vão ser uns dias com algumas ondas pelo Meco e Fonte da Telha, a rondar 0,5m, maior até 1m por toda a Costa de Caparica, desde as praias aos pontões.Linha de Cascais, com ondas até 1m pelas praias de sempre, Carcavelos, São Pedro e também pelos picos mais escondidos... A Norte do Cabo Raso, picos até ao Guincho e mais a Norte, com boas ondas a rondar 1,5m de altura. Mais qualidade pela Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks da região da Ericeira. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e mais a Norte, tudo com ondas a rondar 1,5m nos sets maiores. Região de Peniche também com boas oportunidades e ondas em praticamente todos os picos, a rondar 1m com boas oportunidades de offshore mediante a altura do dia. Foz do Arelho e São Pedro de Moel mais massudos a chegar aos 2m e Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até 4m de altura com qualidade. Figueira da Foz, Cabedelo e Buarcos na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento. Mar a subir para quinta e a aumentando o tamanho de ondas na praia quase para o dobro.

    Sexta feira: Ondulação e vento em uníssono ao entrarem directamente de Oeste e atrapalhando as contas de bom surf por essa Costa Centro fora. Oportunidades somente pelas praias da Linha, pela manhã com menos vento, com ondas acima dos 0,5m pelos picos de Oeiras, maior e mais abrigado pela Praia da Torre, Carcavelos a rondar 1,5m de altura e picos do Estoril dentro dos mesmos tamanhos, com São Pedro ligeiramente mais abrigado. Algumas ondas pela Região de Peniche, pelos picos menos expostos ao vento de Oeste, como a Baía e principalmente o Lagido, a rondar 2m. Mar a cair ao longo do dia, bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    SUL

    Segunda feira: Consulta aqui as nossas live cams para ver o mar.

    Terça feira: Brisa fraca de Sul e Sudeste a rodar para o quadrante Oeste durante a parte da tarde e a dificultar muito as oportunidades de bom surf. Mesmo assim, boas ondas pela manhã nas praias e picos de Sagres, sempre acima de 1m. Mais pequeno na Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo, tudo com offshore matinal. Maior pela Zambujeira do Mar até 1,5m nos sets maiores e abrigada do vento. Alguma qualidade esperada também pela Praia do Norte em Sines com ondas a rondar 0,5m para cima.

    Quarta e Quinta feira: Com os mesmos destaques a funcionarem para os dois dias e as manhãs com vento leste a formar offshore e a virar para Sul à hora de almoço, vai ser na quinta que se vai encontrar maiores ondas, com cerca do dobro do tamanho previsto para quarta feira. Prevemos boas ondas a rondar 2,5m pelas praias e picos de Sagres, mais pequeno na Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo, tudo com offshore matinal. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar a rondar os 3m e mais pequeno até 2m pelos spots a Sul e Norte de Vila Nova Milfontes, Malhão, Aivados, spots Porto Covo e beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar 1,5m. Vieirinha e São Torpes mais pequenos, até 2m.

    Sexta feira: Oportunidade de apanhar algumas ondas pela Costa Sul do Algarve, com a ondulação a formar ondas a rondar 1m pelas praias desde Tavira até Faro, a crescer pela Quarteira, Vilamoura e Albufeira. Maior até 1,5m pelo Alvor, Praia da Rocha e picos entre a Praia da Luz e Sagres com 2m, para cima. Ondulação muito grande a dificultar a vida a quem quiser ir para dentro de água, com ondas a rondar 3m pela Costa Alentejana e Vicentina. Oportunidade de surf com ondas a rondar 1,5m ou maiores pelos picos a Norte de São Torpes, sob offshore. Bom para Kite e Windsurf nos vossos spots favoritos. 

    Tenham uma boa semana, zelem penas nossas praias e respeitem-se uns aos outros, dentro e fora de água... Boas ondas!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular 

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • Algarve
  • swell
  • XXL
  • alentejo
  • Offshore
  • Costa de Caparica
  • Ondulação
  • Previsão Surf
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • windguru
  • FNMOC
  • windyty
  • Portugal
pub
similar News
similar
novembro 19
Agitação marítima deixará toda a costa em aviso amarelo
novembro 19
Ondas grandes deverão regressar amanhã à Nazaré
novembro 15
Forte agitação marítima fecha nove barras
novembro 15
Fim de semana com sábado soalheiro e domingo chuvoso
novembro 18
A partir de hoje os sacos de plástico são pagos em Macau
novembro 18
Nic von Rupp nomeado para os Surfer Awards de 2019
novembro 18
Clay Marzo, 'Saca' e Nic von Rupp lideram eleitos para o Capítulo Perfeito