Homepage

  • Alerta: Chuva, neve, vento e agitação marítima
    03 março 2017
    arrow
    arrow
  • A ANPC alertou a população para um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de sexta-feira
  • Há possibilidade de piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou a população para um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de sexta-feira com chuva, neve, vento e agitação marítima.

    O aviso à população surge após um contacto realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições meteorológicas adversas entre a madrugada de sexta-feira e o fim do dia de sábado.

    O IPMA prevê precipitação pontualmente mais intensa, em especial nas regiões Norte e Centro durante a manhã de sexta-feira, passando a regime de aguaceiros que podem ser de granizo acompanhados de trovoada e que se prolongam durante o dia de sábado.

    Em comunicado, a Proteção Civil refere que está também previsto queda de neve, com especial expressão no período da manhã de sexta-feira, acima dos 800 metros no Norte e Centro Norte, podendo descer até aos 600 metros, cujos acumulados podem ultrapassar os cinco centímetros, em especial nas serras Peneda-Gerês, Marão, Alvão, Barroso, Montemuro e Estrela.

    Segundo a ANPC, não está excluída a possibilidade de queda de neve nas serras do Caramulo e São Mamede e o vento vai soprar moderado a forte, além de agitação marítima até cinco metros na costa Ocidental até ao início da manhã de sábado.

    Face a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis, além da possível queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

    A ANPC indica também que podem ocorrer possíveis acidentes na orla costeira.

    Nesse sentido, a ANPC apela à população para adotar comportamentos adequados, principalmente nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    Entre as medidas, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e redução da velocidade.

    Não atravessar zonas inundadas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação junto a áreas com árvores e na orla costeira e zonas ribeirinhas são outros medidas preventivas sugeridas pela Proteção Civil.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Cascais por Jose Oliveira Fonte: DN

Tags
  • meteorologia
  • temperaturas
  • tempo
  • fim de semana
  • chuva
  • Proteção Civil
  • alerta
  • aviso
  • neve
  • Agitação marítima
similar News
similar
março 23
Fotografia de Tó Mané da onda gigante de Garrett McNamara na Nazaré é distinguida pelo 'The Guardian'
março 23
Vai ser rebocado para o porto de Leixões o navio que esteve em chamas ao largo da Foz do Douro
março 23
Paredão Skate Tour: skaters andaram à solta na Caparica (Fotogaleria)
março 17
Este domingo há reunião de skaters na Caparica!
março 23
Sintra Pro confirmado no calendário do Mundial de Bodyboard 2023
março 23
Allianz Figueira Pro com chamada marcada para as 8h30 de sexta-feira
março 22
Alunos do 1º ano do Curso de Proteção Civil de Faro receberam formação de Segurança Aquática