Homepage

  • Alerta: Chuva, neve, vento e agitação marítima
    03 março 2017
    arrow
    arrow
  • A ANPC alertou a população para um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de sexta-feira
  • Há possibilidade de piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou a população para um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de sexta-feira com chuva, neve, vento e agitação marítima.

    O aviso à população surge após um contacto realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições meteorológicas adversas entre a madrugada de sexta-feira e o fim do dia de sábado.

    O IPMA prevê precipitação pontualmente mais intensa, em especial nas regiões Norte e Centro durante a manhã de sexta-feira, passando a regime de aguaceiros que podem ser de granizo acompanhados de trovoada e que se prolongam durante o dia de sábado.

    Em comunicado, a Proteção Civil refere que está também previsto queda de neve, com especial expressão no período da manhã de sexta-feira, acima dos 800 metros no Norte e Centro Norte, podendo descer até aos 600 metros, cujos acumulados podem ultrapassar os cinco centímetros, em especial nas serras Peneda-Gerês, Marão, Alvão, Barroso, Montemuro e Estrela.

    Segundo a ANPC, não está excluída a possibilidade de queda de neve nas serras do Caramulo e São Mamede e o vento vai soprar moderado a forte, além de agitação marítima até cinco metros na costa Ocidental até ao início da manhã de sábado.

    Face a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis, além da possível queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

    A ANPC indica também que podem ocorrer possíveis acidentes na orla costeira.

    Nesse sentido, a ANPC apela à população para adotar comportamentos adequados, principalmente nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    Entre as medidas, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e redução da velocidade.

    Não atravessar zonas inundadas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação junto a áreas com árvores e na orla costeira e zonas ribeirinhas são outros medidas preventivas sugeridas pela Proteção Civil.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Cascais por Jose Oliveira Fonte: DN

Tags
  • meteorologia
  • temperaturas
  • tempo
  • fim de semana
  • chuva
  • Proteção Civil
  • alerta
  • aviso
  • neve
  • Agitação marítima
similar News
similar
setembro 26
Ribeira d'Ilhas consagrou novos campeões nacionais de Surf Masters
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido