Homepage

  • Alerta: Chuva, neve, vento e agitação marítima
    03 março 2017
    arrow
    arrow
  • A ANPC alertou a população para um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de sexta-feira
  • Há possibilidade de piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou a população para um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de sexta-feira com chuva, neve, vento e agitação marítima.

    O aviso à população surge após um contacto realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições meteorológicas adversas entre a madrugada de sexta-feira e o fim do dia de sábado.

    O IPMA prevê precipitação pontualmente mais intensa, em especial nas regiões Norte e Centro durante a manhã de sexta-feira, passando a regime de aguaceiros que podem ser de granizo acompanhados de trovoada e que se prolongam durante o dia de sábado.

    Em comunicado, a Proteção Civil refere que está também previsto queda de neve, com especial expressão no período da manhã de sexta-feira, acima dos 800 metros no Norte e Centro Norte, podendo descer até aos 600 metros, cujos acumulados podem ultrapassar os cinco centímetros, em especial nas serras Peneda-Gerês, Marão, Alvão, Barroso, Montemuro e Estrela.

    Segundo a ANPC, não está excluída a possibilidade de queda de neve nas serras do Caramulo e São Mamede e o vento vai soprar moderado a forte, além de agitação marítima até cinco metros na costa Ocidental até ao início da manhã de sábado.

    Face a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis, além da possível queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

    A ANPC indica também que podem ocorrer possíveis acidentes na orla costeira.

    Nesse sentido, a ANPC apela à população para adotar comportamentos adequados, principalmente nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    Entre as medidas, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e redução da velocidade.

    Não atravessar zonas inundadas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação junto a áreas com árvores e na orla costeira e zonas ribeirinhas são outros medidas preventivas sugeridas pela Proteção Civil.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Cascais por Jose Oliveira Fonte: DN

Tags
  • meteorologia
  • temperaturas
  • tempo
  • fim de semana
  • chuva
  • Proteção Civil
  • alerta
  • aviso
  • neve
  • Agitação marítima
pub
similar News
similar
outubro 30
Estação Salva-vida de Cascais prestou apoio a 5 surfistas
outubro 30
Aprovado projeto do Ericeira Surf Clube para comemorar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf
outubro 30
Temperaturas amenas e aumento da nebulosidade no fim de semana
outubro 30
Praia de Melides vai ter um novo passadiço
outubro 30
Mais de 375 kg de lixo recolhidos em ação de limpeza costeira em Sesimbra
outubro 30
Outubro está a acabar e pela primeira vez o Mar de Laptev ainda não congelou
outubro 29
Coral com 500 metros de altura foi descoberto na Grande Barreira
pub