Homepage

  • Toda a costa Portuguesa sob aviso amarelo
    08 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • As previsões indicam que estão previstas neste período para a costa portuguesa ondas de 4 a 4,5 metros.
  • Toda a costa de Portugal continental e as ilhas dos Açores estão, esta quarta-feira, sob aviso amarelo (o terceiro numa escala de quatro) por causa da agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Notícia: Previsão de ondas para esta semana!

    O IPMA explica que o aviso para a costa continental está válido até às 15:00 para toda a costa norte, enquanto para sul o aviso prolonga-se apenas até às 12:00.

    As previsões indicam que estão previstas neste período para a costa portuguesa ondas de 4 a 4,5 metros.

    Já o arquipélago dos Açores está todo com aviso amarelo, tanto por causa da agitação marítima como das previsões de chuva forte.

    No Grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso por causa da agitação marítima prolonga-se até às 08:00 de quinta-feira e estão previstas ondas de noroeste com seis a sete metros de altura.

    No Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) o aviso amarelo é por causa da chuva forte e prolonga-se até às 08:00 de hoje, enquanto no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso por causa da chuva forte vai durar até às 18:00.

    A agitação marítima obrigou hoje ao fecho de sete barras a toda a navegação em Portugal continental e condicionou três outras.

    Estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto, de acordo com a informação disponível no 'site' da Marinha.

    Segundo a Marinha, estão condicionadas as barras de Viana do Castelo (a embarcações superiores a 12 metros), Douro e Aveiro (embarcações superiores a 15 metros).

    Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas nas regiões Norte e Centro. O vento, irá soprar fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) de norte no litoral oeste até ao meio da manhã e moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante norte nas terras altas até meio da tarde.

    Possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal no interior das regiões Norte e Centro, com formação de geada e/ou gelo nas regiões Norte e Centro, em especial no interior.

    Vai haver ainda uma descida da temperatura mínima.

    Fotografia: Vila da Nazaré sob a tempestade da semana passada por Praia do Norte

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Previsão do tempo
  • ondas
  • Ondulação
  • Aviso Amarelo
  • Marinha Portuguesa
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • alerta
  • Portugal
  • açores
  • fevereiro
  • quarta feira
similar News
similar
setembro 20
Joana Schenker vai ajudar a limpar a Praia da Mareta
setembro 20
Finalíssima de Trestles foi o dia de competição mais visto de sempre em provas WSL
setembro 20
Inscrições reabertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf do Ericeira Surf Clube
setembro 20
Maior do que a Antártida: assim está o tamanho do buraco na camada de ozono
setembro 20
Surfistas femininas insurgiram-se no Bom Petisco Peniche Pro
setembro 19
Nacional de Bodyboard: Pierre-Louis Costes e Filipa Broeiro triunfam no Cabedelo
setembro 19
Pierre-Louis Costes e Joana Schenker em evidência no arranque no Cabedelo