Homepage

  • Salvamento na Ericeira na primeira pessoa
    22 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Vídeo pode conter imagens passiveis de ferir a susceptibilidade de alguns dos espectadores
  • Como havíamos anunciado ontem, foi um bodyboarder que deu o alerta para salvar o pescador de 78 anos que caiu numa falésia numa praia da Ericeira.

    Hoje, esse mesmo bodyboarder de seu nome Daniel Fernandes, divulgou o vídeo do seu salvamento afim de sensibilizar as pessoas que andam por estas encostas e arribas, a terem mais precaução.

    Consultem aqui o report de ondas para esta semana

    O próprio, sentiu-se num dilema se partilhava as imagens ou não, mas como o objectivo é que as pessoas tomem consciência do perigo que é frequentar estes sítios, decidiu publicar e ainda escreveu algumas palavras.

    Fiquem com o texto e o vídeo mais abaixo: 

    "Quero iniciar este texto com um agradecimento de coração cheio a todas as pessoas que iniciaram este salvamento, e á corporação da Ericeira de resgate.
    Gostaria de saber os nomes dos 2 senhores que vivem ao inicio desta zona pois foi com o telemóvel deles que consegui acionar os meios salvamento, porque simplesmente deixei o meu em casa.
    O que me aconteceu hoje pode acontecer a qualquer um de nós e especialmente a todos aqueles que descem as ravinas da Ericeira em busca de ondas perfeitas.
    O perigo está a espera e a hora do azar pode ser a qualquer um de nós.
    O que quero acima tudo dizer é que caso haja, e como aconteceu hoje um acidente em que alguêm fique numa zona de diíicil acesso, o que irá acontecer a seguir é um evento que não desejo a ninguêm.
    A corporação de salvamento e resgate, que foram ter comigo são pessoas experientes nestes casos e mostraram conhecimento, onde nestas zonas acontece acidentes.
    O que quero salientar não é a dedicação nem o profissionalismo, mas sim a falta de meios e rapidez em actuar.
    Desde que chegaram ao local no topo da falésia até chegar até mim e finalmente recolher a vitima decorreram mais de 2 horas.
    O plano e a forma como retiraram a vitima foi longo e caso o estado da vitima fosse mais grave concerteza iria falecer no local.
    Graças a Deus recebi um telefonema da capitania da Ericeira a dizer que o Sr. Joaquim está bem e junto da sua família, com apenas a cabeça partida e escuriações.
    Uma Costa litoral tão grande e um salvamento destes demora mais de 2 horas . Creio que este tema deveria ser analisado e estudado de forma a criar uma resposta rápida a todas as pessoas que fazem desportos na água especialmente em fundo de pedra na zona da Ericeira mas tambêm proteger e apoiar aqueles que do mar retiram alimento. De que serve comer a mesa uma boa mariscada ou peixe grelhado se afinal estão acontecer acidentes deste género.
    Partilhem com as pessoas que fazem disto vida ou simplesmente se conhecem de forma a prevenir e tentar de certa forma dar algum conforto em cada amanhecer.
    Sei de eventos no passado que aconteceu algo semelhante na zona da cave, e foi ai que pessoas amigas e tambêm atletas que frequentam a zona iniciaram o alerta. Pelo que parece acontece, segundo a equipa de salvamento , frequentemente com pescadores.
    É preciso mais meios e é preciso prática nestes salvamentos pois continuaremos a descer as ravinas seja de cana pesca ou de prancha debaixo do braço.
    Nunca se esqueçam do telemóvel pois pode salvar vidas e hoje nem eu nem o Sr. Joaquim tìnhamos um.
    Fiquem alerta amigos e a cada passo ao descer muito cuidado.
    Por ultimo em tom de suspiro penso. " Porque fui eu ali hoje, onde nem ondas havia ... "
    Fé em Deus pois ele esteve junto comigo ao guiar-me até este pescador de 70 anos que ainda desce falésias em busca de alimento.

    Ericeira

    21 de Fevereiro 2017 @"

    *Este video pode conter imagens passiveis de ferir a susceptibilidade de alguns dos espectadores*

    Daniel, foi ainda pressionado por riders locais ao divulgar as imagens, fica a reflexão do mesmo, sobre a atitude dos ditos "locais":

    "Em tom de rescaldo sobre o evento que aconteceu na Ericeira no dia 21 de Fevereiro pelas 10.20 horas locais venho esclarecer o seguinte.
    Pelos vistos a comunidade local de praticantes de ondas, nomeadamente os bodyboarders locais e possivelmente outros de outras zonas que costumam frequentar aquela zona não viram e não acharam uma boa atitude ter feito imagens de video durante o salvamento da vitima.
    Pois bem, para todos que analisaram a minha atitude e decisão em fazer as imagens tenho a dizer que o fiz, e novamente saliento que nada foi na direção de protagonismo ou actos de heróismo e por ultimo expor a zona do acidente.
    Possivelmente se o acidente fosse noutro local não teria recebido certas criticas nem alertas. Para mim isso não me importa pois fiz o que tinha de ser feito de forma a tentar dar um rumo diferente do previsto.
    Foi Sr.Joaquim que construiu a escada e andou a martelar o caminho que facilita a vida a todos os que se aventuram por estes lados (e fê-lo múltiplas vezes!). Estamos a falar de um senhor que desce a falésia desde os 16 anos e que várias vezes ficou impedido de trabalhar porque o caminho foi vandalizado ou tornou-se impraticável com a chuva. Uma lenda!
    Os heróis foram toda a equipa de salvamento e resgate que utilizaram todos os meios possíveis e disponíveis na altura para salvar uma vida no menor tempo de segurança possível.
    Venho salientar que a minha decisão em descer a falésia na direção da vitima foi no sentido de prestar os primeiros socorros, onde no local certifiquei-me que conseguiria imobiliza-la a nível de pescoço e coluna. Consegui também manter os sinais vitais o máximo de tempo possível com todas as técnicas que aprendi no passado no meu percurso profissional.
    Conhecendo as técnicas de reanimação e confortável nestas situações decidi seguir esta linha de decisões.
    Quanto á divulgação das imagens decidi o fazer pois nos tempos de hoje as redes sociais são a maior ferramenta e canal de divulgação que temos no sentido de juntar, mostrar e divulgar aspectos que podemos melhorar e evoluir.
    Expor ou não estas imagens, eu decidi que sim pois o meu intuito foi e será no sentido de alertar e de certa forma chegar a todos vocês que partilharam e divulgaram, para sensibilizar todas as pessoas que nos rodeiam.
    Sou eu e todos vocês, hoje ou amanha, que de certa forma podemos tornar um local melhor e mais seguro para todos, junto da natureza que tanto admiramos e gostamos de estar junto.
    Hoje fui eu, amanha serão vocês!

    Obrigado pelas palavras e apoio de todos."

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • vídeo
  • salvamento
  • bodyboader
  • daniel fernandes
  • ericeira
  • pescador
  • falésia
  • perigo
pub
similar News
similar
maio 20
Surf no 7º Congresso de Treinadores de Portugal
maio 20
Acidente na Praia da Calada tira vida a pescador
maio 19
Jovem talento português vence final mundial do GromSearch
maio 18
Liga MEO Surf – Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira vencem o Porto Pro
maio 17
Liga MEO Surf – Performances excelentes e muitas surpresas no dia inaugural do Porto Pro
maio 17
Surfistas em “luta” pela onda de Porto Dinheiro
maio 16
Reino Unido vai ter mais uma piscina de ondas artificiais