Homepage

  • Reserva Mundial de Surf da Ericeira dinamizada
    10 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Promover a salvaguarda da paisagem natural protegida daquela que é a 1.ª Reserva Mundial de Surf da Europa é a prioridade!
  • A primeira reunião do Conselho Municipal de Gestão da Reserva Municipal de Surf da Ericeira (CMGRMS), realizada ontem, constituiu um momento estratégico que assinala o reforço da dinâmica de preservação e valorização da faixa costeira que, em quatro quilómetros, reúne sete ondas de qualidade mundial.

    Este órgão de consulta do Município de Mafra pretende promover a salvaguarda da paisagem natural protegida daquela que é a 1.ª Reserva Mundial de Surf da Europa, acompanhando as orientações da Save the Waves Coalition, assim como a intervenção articulada dos diferentes agentes locais, de natureza pública e privada.

    Hoje há espectáculo: Lua cheia, Eclipse e Cometa

    Após a cerimónia de instalação deste novo órgão de consulta da Câmara Municipal, os membros do Conselho iniciaram a elaboração do plano de atividades para 2017.

    O CMGRMSE é composto por dois órgãos: o Conselho Restrito, que constitui o órgão de apoio ao planeamento e ao acompanhamento da situação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE) e que integra o denominado “Grupo de Guardiões”, formado pelas principais associações ligadas ao surf na região, em representação da comunidade surfista, designadamente o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a Associação SOS — Salvem o Surf; e Conselho Alargado, que constitui o órgão de natureza consultiva da RMSE, integrando representantes de diversas entidades, no âmbito autárquico, ambiental, desportivo, turístico, cultural, da saúde e da segurança.

    Considerando a importância dos valores ecológicos presentes na Reserva Mundial de Surf da Ericeira, o Município de Mafra e o Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, com sede na Ericeira, celebraram um acordo de colaboração cultural e científica, tendo por objetivo a produção de uma videografia sobre os fundos marinhos dos quatro quilómetros desta faixa costeira: uma viagem inusitada a um património desconhecido, mas de valor inestimável.

    Este acordo tem por objeto a promoção de programas anuais que contemplem estudos e pesquisas sobre os patrimónios natural, cultural e histórico nas áreas da Oceanografia, Sedimentologia, Aquacultura, Geologia e Biologia Marinhas, Paisagem Marítima e Arqueologia Marinha, designadamente sobre o ecossistema dos fundos marinhos da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, que se localiza entre as praias de Empa e de São Lourenço, no Concelho de Mafra.

    Com base neste estudo, desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, proceder-se-á à criação de um guião para a videografia sobre “As sete ondas WSR – World Surfing Reserve – Ericeira” (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço).

    Fotografia por Ericeira Surf Clube

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Reserva Municipal de Surf da Ericeira
  • Ericeira
  • Surf
  • Câmara Municipal
  • Mafra
similar News
similar
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco