Homepage
- Central não vai ter tarifa subsidiada e vai ficar localizada em Alcoutim, no Algarve
-
-
Portugal vai ter a maior central solar da Europa sem subsídios. O lançamento do projecto com o nome Solara4 vai ter lugar esta quarta-feira, em Alcoutim, no Algarve. "Este será o maior parque solar da Europa, desta dimensão, sem tarifa subsidiada e sem onerar a factura dos consumidores finais, em linha com as novas orientações da política energética nacional", anunciou a secretaria de Estado da Energia em comunicado na terça-feira.
Esta central fotovoltaica tinha então previsto um investimento superior a 200 milhões de euros para uma potência de 200 megawatts (MW), segundo o estudo de impacte ambiental. No comunicado divulgado pelo Governo, não surgem menções nem à potência nem ao valor do investimento desta central no distrito de Faro.
Nos primeiros oito meses de 2016, o Governo aprovou "380 MW de energia solar fotovoltaica em regime de mercado na região sul do país, sem tarifa bonificada, nem subsídios pagos pelos consumidores", segundo a secretaria de Estado de Energia. O Governo tem defendido o fim da subsidiação tarifária como forma de travar o aumento do défice tarifário do sistema eléctrico, que ronda os cinco mil milhões de euros.
A energia solar fotovoltaica foi responsável por 1,4% da produção em Portugal em 2016. A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) prevê que a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica cresça 20 vezes até 2030 em Portugal.
Na cerimónia de lançamento do projecto vão estar presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.Resta saber se o governo quer coexistir este tipo de energia do futuro, limpa e renovável, com a exploração de petróleo ao largo do Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina, uma indústria em decadência, velha, suja e que todos os anos mata milhares de pessoas e destrói milhares de ecossistemas. -
