Homepage

  • Portugal com a maior central solar da Europa
    01 março 2017
    arrow
    arrow
  • Central não vai ter tarifa subsidiada e vai ficar localizada em Alcoutim, no Algarve
  • Portugal vai ter a maior central solar da Europa sem subsídios. O lançamento do projecto com o nome Solara4 vai ter lugar esta quarta-feira, em Alcoutim, no Algarve. "Este será o maior parque solar da Europa, desta dimensão, sem tarifa subsidiada e sem onerar a factura dos consumidores finais, em linha com as novas orientações da política energética nacional", anunciou a secretaria de Estado da Energia em comunicado na terça-feira.

    Esta central fotovoltaica tinha então previsto um investimento superior a 200 milhões de euros para uma potência de 200 megawatts (MW), segundo o estudo de impacte ambiental. No comunicado divulgado pelo Governo, não surgem menções nem à potência nem ao valor do investimento desta central no distrito de Faro.

    Nos primeiros oito meses de 2016, o Governo aprovou "380 MW de energia solar fotovoltaica em regime de mercado na região sul do país, sem tarifa bonificada, nem subsídios pagos pelos consumidores", segundo a secretaria de Estado de Energia. O Governo tem defendido o fim da subsidiação tarifária como forma de travar o aumento do défice tarifário do sistema eléctrico, que ronda os cinco mil milhões de euros.

    A energia solar fotovoltaica foi responsável por 1,4% da produção em Portugal em 2016. A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) prevê que a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica cresça 20 vezes até 2030 em Portugal.

    Na cerimónia de lançamento do projecto vão estar presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
    Resta saber se o governo quer coexistir este tipo de energia do futuro, limpa e renovável, com a exploração de petróleo ao largo do Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina, uma indústria em decadência, velha, suja e que todos os anos mata milhares de pessoas e destrói milhares de ecossistemas. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: JN

Tags
  • energia solar
  • Sustentabilidade
  • energia
  • Algarve
  • central solar
  • europa
  • Energias renováveis
pub
similar News
similar
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera
janeiro 21
Portugueses desenvolvem tecnologia para detetar lixo marinho
janeiro 21
Vila Real quer plantar um milhão de árvores em 2020
janeiro 21
China vai proibir os sacos de plástico nas principais cidades