Homepage
- Circuito de bodyboard do Norte arrancou na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.
-
-
Recorde de participações colocam ondas vianenses em destaque
O Surf Clube de Viana organizou a 1a etapa do Circuito de Bodyboard do Norte, no passado fim de semana, na Praia do Cabedelo. Grande afluência de atletas nesta prova, “ondas e condições climatéricas excelentes, grande nível de competitividade na água e de desportivismo e excelente organização, como já nos habituou, o SCV”, refere Rui Pi, um elemento da organização do Circuito. No próximo fim de semana, a Praia do Cabedelo recebe também nova etapa inaugural, desta vez do Circuito de Surf do Norte, para a qual o clube tem expetativas elevadas, sobretudo em relação à prestação dos atletas da casa.
Foram 93 os inscritos em sete categorias, o que se traduziu em 17 horas de muita competição nesta primeira etapa com a chancela da Federação Portuguesa de Surf e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Os grandes vencedores foram: Tiago Castro, do Esposende Surf Team - CICS-EST, em Open; Ana Peres, do Clube Naval Povoense (CNPov), em Feminino Sub 18; Daniel Ferreira, do CICS-EST, em Master; Jacinto Pascoal, do CNPov, em Sub 18; Marco Vieira, da Associação Onda do Norte, em Sub 16; Joel Rodrigues, do CNPov, que já no primeiro dia de competição tinha-se destacado com uma onda de 9 pontos, em Sub 14; e Miguel Matos, também do CNPov, em Sub 12.
Diogo Marques, diretor técnico da prova, considera que, numa altura, em que a modalidade “apresenta alguma quebra, registar-se uma afluência de atletas tão grande como, agora, em Viana do Castelo é muito significativo”.
Para Rui “Pi” Campos, esta etapa caraterizou-se pela “excelente organização, à qual o SVC já nos habituou”, mas desta vez, ainda se juntaram “ondas e condições climatéricas excelentes, grande nível de competitividade na água e de desportivismo”.
Segundo também Rui Pi, os objetivos para as etapas que se seguem do Circuito são “manter o nível de inscrições, que foi muito alto, e manter também a qualidade atingida em Viana”. E acrescenta, “para o ano voltamos a organizar aqui a prova”.
Recorde-se que o SCV tem um grande historial nesta modalidade, tendo, na época passada, voltado a receber uma das etapas do Mundial de Bodyboard.
Segundo João Zamith, presidente do SCV, um dos objetivos do clube passa por destacar-se em todas as frentes do bodyboard, seja em termos regionais, nacionais e mundiais, alicerçando, assim, a marca “Viana do Castelo capital do Bodyboard”. Neste sentido, considera também importante o arranque deste Circuito Regional em Viana, sobretudo pelas suas características de multigeracionalidade.
O SCV organiza já, no próximo fim de semana, 24 e 25 de fevereiro, e também na Praia do Cabedelo, a 1a etapa do Circuito Surf do Norte 2017.
O clube da casa, que estará representado por uma equipa de 13 atletas em várias categorias, entre estes a campeã regional de Sub 18 de 2016, Mariana Gonçalves, espera uma grande afluência e tem grandes expetativas quanto à prestação dos seus atletas.
O SCV agradece o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação do Desporto, Junta de Freguesia de Darque, Capitania do Porto de Viana do Castelo e Federação Portuguesa de Surf.
Fiquem com o vídeo da etapa abaixo:
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
