Homepage

  • O Virtuoso das ondas grandes apanhou umas belas bombas no ultimo Swell gigante!
  • Nuno Santos já não é um estranho para muitos, não só devido ao seu talento musical, como pela sua técnica e atitude no surf de ondas grandes. Mas sem duvida, que tem algo que o demarca dos restantes, pelo menos até à data foi a única pessoa que vimos a dropar uma onda e a tocar um violino. Sendo o seu lema "Um violino nos locais mais improváveis" afinal, nem é assim tão estranho!

    Estivemos à conversa com o Nuno o qual nos deu o relato em primeira pessoa do que aconteceu pela Nazaré, mais especificamente no dia 8 e 10 de Fevereiro.

    "Em relação à semana passada posso dizer o seguinte:
    Foram duas sessões muito desafiantes (tanto na 4ªf dia 8 como na 6ªf dia 10). As condições estavam muito exigentes e a nossa abordagem nos dois dias foi de surfar sem correr riscos, ainda mais porque estava a testar uma prancha nova que a Crave Surfboards me tinha entregue no dia anterior.
    Sabemos bem que em dias como estes uma má decisão pode comprometer a segurança tanto de quem surfa, como de quem está a pilotar. Por esse motivo, a estratégia que defini com o meu parceiro Toby Cunningham foi, sermos seletivos na escolha de ondas, e sairmos da onda de forma controlada e sem perder a prancha.
                                                  Foto - Rafael Riancho / 8 Fevereiro 2017
    A sessão de 4ªf correu bem até ao momento em que perdi a prancha nas pedras; ficou completamente desfeita. Fiquei triste porque tinha acabado de perder uma prancha nova, e também porque de repente fiquei também sem prancha para a ondulação gigante que aí vinha. Ainda assim um amigo acabou por me emprestar a prancha dele e consegui ainda surfar na 6ªf; obrigado Paulo!
    Na 6ªf foi um filme bem diferente; a manhã começou bem, fomos os primeiros a chegar juntamente com o Ross Clark-Jones e durante um par de horas partilhámos o mesmo pico. Mas de repente recebemos uma comunicação que alguém estava em apuros em frente às pedras e o Toby que na altura estava a pilotar largou-me imediatamente para ir acudir. A situação foi bastante complicada, e por uma série de motivos acabou por nos levar a perder uma grande parte da sessão. Fiquei satisfeito por termos tomado a aitude correta de ir salvar alguém em apuros, mas ao mesmo tempo, chateado com o facto dessa mesma situação ter sido provocada por desleixo e negligência dessa pessoa/equipa.
    Cada vez mais aparece aqui gente na Praia do Norte que quer surfar ondas grandes, mas que não têm preparação para o que se estão a meter. É importante perceber que comportamentos irresponsáveis colocam em risco a própria vida, e também a de todos os outros que estão no line-up.
    Claro que quem lá anda pode ter acidentes, mas há uma diferença muito grande entre um percalço/imprevisto e desleixo/negligência. Este é um tema que irá merecer mais atenção num futuro próximo, de forma a evitar que aconteça algo mais grave no futuro.
    De volta à sessão, regressámos às ondas a meio da tarde e comecei a puxar o Toby para umas bombas. Estava tudo a correr bem até recebermos comunicação que estava alguém a ser reanimado no areal; fiquei incrédulo e veio-me o pior à cabeça naquele momento. Ainda assim não disse nada ao Toby para não o deixar nervoso; isto pode parecer frio, mas estamos todos lá, para nos desafiar e surfar as maiores ondas da nossa vida. Para isso, temos de ter capacidade de nos alhearmos do que se passa à nossa volta (ainda mais porque não podíamos fazer nada para ajudar), e focarmo-nos nos nossos objetivos.
    No final da tarde consegui surfar uma bomba, mas o único registro que consegui foi do André Bernardo (abaixo) porque nesse momento as objetivas estavam todas apontadas para o que se estava a passar no areal!
                                                  Foto - André Bernardo / 10 Fevereiro 2017
    Depois deste dia, fico com a certeza que com mais apoios (tanto de investidores, como da imprensa e mesmo do público) conseguiria fazer ainda mais. Afinal de contas, se as maiores ondas do mundo estão cá em Portugal, porque razão não as havemos de tornar "nossas"?!"
    Aproveitem e vejam o Nuno a tocar uma versão do TearDrop dos Massive AttackFilmado nas Grutas de Mira de Aire.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, basta consultar a nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • nazare
  • nuno santos
  • Canhão da Nazaré
  • surf
  • Big Waves Rider
  • Portugal
  • turismo de portugal
similar News
similar
junho 09
Oceanos registaram mês de maio mais quente de sempre desde que há registos
junho 09
Porto & Matosinhos Wave Series 2023 regressa com eventos de responsabilidade social
junho 09
Já tem nova data a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
junho 09
Allianz Ericeira Pro vai homenagear desportistas nacionais no Dia de Portugal
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido