Homepage

  • Joana Schenker é um alvo a abater
    08 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Natural de Vila do Bispo e a viver em Sagres, aos 29 anos Joana Schenker traça dois grandes objetivos para esta época.
  • Joana Schenker é campeã nacional, europeia e nº 4 mundial de bodyboard.

    Depois de ter vivido o melhor ano da sua carreira quer, em 2017, renovar os títulos e aponta baterias ao Circuito Mundial. Sabe que é "um alvo a abater", mas assegura que está de olhos postos na consagração. E a atleta conta já com uma primeira vitória: a do financiamento.

    Em 2016, Joana Schenker sagrou-se campeã europeia, campeã nacional e terminou em 4º lugar o Circuito Mundial de Bodyboard, feito esse que iguala o melhor registo de sempre de um atleta português no Tour, conseguido por Catarina Sousa, em 2010.

    No melhor ano de uma longa carreira (começou a competir a nível internacional em 2002, como júnior), o Sintra Pro, na Praia Grande, foi um dos pontos alto. “É a prova mais antiga do Circuito Mundial e, depois de oito participações, ter conseguido ir à final - perdida para a número um do ranking e tetracampeã mundial, a brasileira Isabela Sousa - foi, a nível pessoal, um dos momentos do ano”, afirmou a luso-alemã que tem como ídolo outra brasileira, Neymara Carvalho.

    Natural de Vila do Bispo e a viver em Sagres, no Algarve, onde treina, aos 29 anos, Joana Schenker traça dois grandes objetivos para uma época que arranca com o Nacional, em abril, na Costa da Caparica.

    Desde logo a renovação dos títulos conquistados no ano passado, ela que é tricampeã europeia e portuguesa. “Sei que sou um alvo a abater a nível nacional e europeu, mas quero voltar a ser campeã”, conta.

    E, acima de tudo, à cabeça das prioridades de Joana Schenker está o Circuito Mundial, no qual traça como objetivo “ficar no top 8”, sendo que tudo fará para “pelo menos igualar ou melhorar” a 4ª posição no ranking mundial da APB (Associação de Bodyboarders Profissionais). “Tenho maior margem de progressão, vale a pena investir e ainda há muito a conquistar”, referiu a atleta que completou na íntegra as 4 provas do Circuito em 2016, arrecadando 3.604 euros (3.850 dólares) em prémios na competição, de acordo com informação publicada no site da APB.

    O arranque do Circuito Mundial está programado para junho, no Brasil, seguindo-se Chile, com duas provas, Portugal (Sintra, etapa mais pontuada com 4 estrelas e com o maior prize-money, 14 mil euros), Japão e Ilhas Canárias.

    Com a competição parada, Schenker conseguiu, para já, uma primeira “vitória”. É que a Cerveja Sagres Sem Álcool, um dos seus principais patrocinadores, renovou-lhe o apoio, através da Fundação do Desporto. Esta verba deverá cobrir “um terço do orçamento anual” da atleta. “Receber um cheque em fevereiro, por inteiro, eu sei, e todos os atletas sabem, o quão importante é”, referiu a atleta durante um encontro que serviu para formalizar o acordo com dois dos seus patrocinadores.Carlos Marta, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, recordou que foi por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Central de Cervejas que nasceu este apoio, agora renovado. “A Fundação mobiliza os meios e recursos financeiros das empresas para apoiar atletas, jovens talentos”, disse. O apoio que é “totalmente entregue aos atletas” é “diferenciador”, isto é, destina-se a “quem não é apoiado pelo Estado ou pelo Comité Olímpico”, esclarece.

    Elogiando a prestação da bodyboarder algarvia, Nuno Pinto Magalhães, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas adiantou que o apoio da marca “não é de 'toca e foge', é feito de forma consistente”. Nesta decisão é também considerado aquilo que a/o atleta e o desporto “transmitem ao target a que [a empresa] se dirige, público jovem” e não só pelos resultados obtidos.

    Joana é a irmã mais velha de quatro filhas de um casal alemão que há 30 anos escolheu a costa vicentina para viver. A prática do bodyboard surgiu com naturalidade em Sagres. “Ninguém me perguntou se queria. Deram-me uma prancha (aos 13 anos) e disseram vamos embora”, conta a atleta, recordando ainda que começou a competir “muito cedo”.

    Com idade júnior, em 2004, sagrou-se campeã europeia e foi três vezes campeã nacional (2003 a 2005). Em 2004, entre os “grandes”, conquistou também o terceiro título nacional consecutivo na Alemanha e foi vice-campeã nacional, feito que viria a repetir em 2009 e 2010. Foi ainda vice-campeã europeia em 2009 e 2010.

    Em 2013, apesar de ter terminado em primeiro lugar, perdeu o título de campeã nacional por causa de um processo burocrático (tinha então somente nacionalidade alemã). Finalmente, dois anos depois, já com passaporte português, foi chamada à seleção nacional e conseguiu a medalha de bronze nos campeonatos do Mundo de bodyboard.

    A bodyboarder profissional e treinadora reconhece que “o mar manda” no seu dia. “Não tenho horários, ora treino de manhã dentro de água ou vou ao ginásio, o estado do mar é que dita o que vou fazer”, descreve. “Respiro o bodyboard”, revela Schenker, rindo, numa referência ao facto de ser treinada por Francisco Pinheiro, com quem vive, em Sagres.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Joana Schenker Texto retirado de Sapo24

Tags
  • bodyboard
  • APB World Tour
  • Campeão Nacional
  • campeão da europa
  • sagres
  • Vila do Bispo
  • Joana Schenker
similar News
similar
maio 30
Praia da Empa consagrou novos campeões regionais de Bodyboard do Sul
maio 29
Ação de limpeza subaquática bate recorde mundial do Guinness em Sesimbra
maio 29
Seleção Nacional de Surf já está em El Salvador para disputar o Mundial ISA
maio 29
ISN realiza 1º Open Day para execução do Exame Específico de Aptidão Técnica para nadadores-salvadores
maio 29
Nacional de Bodysurf: Miguel Rocha e Santiago Boia saem vencedores da Lourinhã
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo