Homepage

  • Iceberg à solta com quase o tamanho de Lisboa
    20 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A culpa é da subida da temperatura nas águas do oceano, provocada pelo aquecimento global.
  • Depois de em Novembro passado, uma área de gelo como o tamanho da Índia ter derretido no gelo, eis que um iceberg com uma área de 59 km² (o concelho de Lisboa tem cerca de 100 km²) soltou-se da Antártida como mais uma das consequências da subida das temperaturas que circunda o continente, como explicam os especialistas.

    Report de ondas para esta semana

    Na sexta-feira da semana passada, a Organização Meteorológica Mundial da ONU anuciava que a percentagem de gelo do Ártico e da Antártida nunca foi tão baixa como no mês de janeiro. O anuncio foi feito numa conferência em Génova onde, segundo a Reuters, o Diretor do Programa de Investigação Mundial do Clima disse "O gelo em falta em ambos os polos tem sido imenso".

    No final do mês passado, a NASA divulgou uma lista de imagens de satélite que provam, por A mais B, o peso das alterações climáticas na geografia do planeta, não apenas nos polos, provocando cheias, subida do nível das águas do mar, deslocamentos de gelo e degelo, secas e outras intempéries naturais.

    O maior iceberg que se soltou de um glaciar tinha 225 Km², em junho de 2015. O deslocamento de agora será, aliás, explica o especialista Ian Howat da Universidade de Ohio, EUA, uma espécie de réplica. "Aparentemente há falhas no manto glaciar - mesmo no interior da fenda que causou o deslocamento de 2015 - que está a resultar nestes pequenos deslocamentos."

    Estes eventos, segundo Ian Howat, estão a ocorrer a uma velocidade grande e pouco frequente e justificam-se com o aumento da temperatura das águas dos oceanos que fazem com que os mantos de gelo se partam a partir do interior.

    Neste momento, os cientistas estão focados num outro iceberg, situado no manto mais a norte da Península Antártica e cuja área é o equivalente a um quarto do País de Gales, que também parece estar "preso por um fio".

    Como se isto não bastasse e ainda não houvessem provas e evidências suficientes da pegada ecológica que temos deixado, o nosso governo quer acelarar a exploração e prospecção de hidrocarbonetos no nosso país já em Abril. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: NASA Earth Observatory Fonte: Visão 

Tags
  • Aquecimento global
  • gelo
  • iceberg
  • Antártida
similar News
similar
janeiro 19
Municípios de Matosinhos e Vila do Conde encerram marginais
janeiro 19
Os “ex-futuros” campeões mundiais que estão a envelhecer... sem títulos
janeiro 19
Está a chegar a depressão Gaetan, estado do tempo vai agravar-se
janeiro 19
Alterações climáticas deverão mudar zona das chuvas tropicais
janeiro 19
A super sessão num Outer Reef do North Shore vista de drone (VÍDEO)
janeiro 18
Governo japonês continua a garantir realização de Tóquio'2020, apesar do crescimento da pandemia
janeiro 18
'Bolas de Neptuno', os resíduos que ajudam a retirar o plástico do mar