Homepage

  • Iceberg à solta com quase o tamanho de Lisboa
    20 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A culpa é da subida da temperatura nas águas do oceano, provocada pelo aquecimento global.
  • Depois de em Novembro passado, uma área de gelo como o tamanho da Índia ter derretido no gelo, eis que um iceberg com uma área de 59 km² (o concelho de Lisboa tem cerca de 100 km²) soltou-se da Antártida como mais uma das consequências da subida das temperaturas que circunda o continente, como explicam os especialistas.

    Report de ondas para esta semana

    Na sexta-feira da semana passada, a Organização Meteorológica Mundial da ONU anuciava que a percentagem de gelo do Ártico e da Antártida nunca foi tão baixa como no mês de janeiro. O anuncio foi feito numa conferência em Génova onde, segundo a Reuters, o Diretor do Programa de Investigação Mundial do Clima disse "O gelo em falta em ambos os polos tem sido imenso".

    No final do mês passado, a NASA divulgou uma lista de imagens de satélite que provam, por A mais B, o peso das alterações climáticas na geografia do planeta, não apenas nos polos, provocando cheias, subida do nível das águas do mar, deslocamentos de gelo e degelo, secas e outras intempéries naturais.

    O maior iceberg que se soltou de um glaciar tinha 225 Km², em junho de 2015. O deslocamento de agora será, aliás, explica o especialista Ian Howat da Universidade de Ohio, EUA, uma espécie de réplica. "Aparentemente há falhas no manto glaciar - mesmo no interior da fenda que causou o deslocamento de 2015 - que está a resultar nestes pequenos deslocamentos."

    Estes eventos, segundo Ian Howat, estão a ocorrer a uma velocidade grande e pouco frequente e justificam-se com o aumento da temperatura das águas dos oceanos que fazem com que os mantos de gelo se partam a partir do interior.

    Neste momento, os cientistas estão focados num outro iceberg, situado no manto mais a norte da Península Antártica e cuja área é o equivalente a um quarto do País de Gales, que também parece estar "preso por um fio".

    Como se isto não bastasse e ainda não houvessem provas e evidências suficientes da pegada ecológica que temos deixado, o nosso governo quer acelarar a exploração e prospecção de hidrocarbonetos no nosso país já em Abril. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: NASA Earth Observatory Fonte: Visão 

Tags
  • Aquecimento global
  • gelo
  • iceberg
  • Antártida
pub
similar News
similar
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
outubro 21
Circuito Regional da Madeira SUP Race arrancou em grande estilo
pub