Homepage
- Segundo as informações preliminares, ainda não é possível avaliar se há risco de substâncias radioativas terem sido libertadas
-
-
Actualizado às 11h22
Hoje, dia 9 de Fevereiro, por volta das 10h locais, ocorreu uma explosão na central nuclear de Flamanville, na região de Normandia, junto ao mar, comunica o jornal Ouest France.
Conforme comunicou a agência Agence France-Press, o acidente não provocou feridos, mas 5 pessoas estão ligeiramente intoxicadas.
Segundo as informações preliminares, ainda não é possível avaliar se há risco de substâncias radioativas terem sido libertadas, mas comunica-se que terá havido vítimas. De acordo com os bombeiros, a explosão ocorreu em pleno coração da usina, mas fora da zona do reator.
No local do acidente foi instalado um posto de assistência médica com capacidade de atender um grande número de vítimas. Até agora não é conhecida a causa do acontecimento.
Esta situação vem realçar ainda mais a importância do encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, um risco que já está a causar danos no Rio Tejo e vive na eminencia de causar danos ainda maiores a Portugal. Petição a favor do encerramento aqui, mais informação sobre Almaraz aqui, ou sobre a energia nuclear aqui.
Por muito estranho que pareça, as autoridades afirmaram que nao há risco de radiação. Claramente nunca interpretaram o sistema que faz uma central nuclear operar.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
