Homepage

  • Carta aberta ao Presidente de Peniche
    15 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • António José Correia é um ícone de Peniche e até então, um exemplo como cidadão e presidente do município.
  • António José Correia é um ícone de Peniche e até agora, um exemplo como cidadão e presidente do município.

    Conhecido entre o meio surfista como o "Coolest Mayor", António José Correia também não é nenhum desconhecido no que toca a apoiar causas nobres. Há uns anos, estava entre os manifestantes contra a construção da central nuclear de Ferrel, podíamos encontra-lo no meio dos que se opunham a tal crime ambiental.

    E como a vida é feita de ciclos, anos depois e com um cenário semelhante ao da construção da uzina nuclear em Ferrel perto de Peniche, a região vê novamente o seu futuro assombrado com a probabilidade da prospecção e exploração de hidrocarbonetos ao largo da sua costa e ninguém sabe a opinião do município e consequentemente do seu presidente.

    O grupo "Peniche Livre de Petróleo" elaborou uma carta aberta a António José Correia, afim de saber a sua opinião e posição sobre esta temática.

    "Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia,

    Recordamos que, na reunião que tivemos no seu gabinete no primeiro dia de Setembro do ano passado, apresentámos a nossa clara posição contra os contratos de concessão de exploração de petróleo na bacia de Peniche e pedimos que tomasse uma posição face ao assunto.

    Na mesma reunião o Sr. Presidente comprometeu-se a obter informação sobre o estado atual dos trabalhos de prospeção e produção de petróleo na Bacia de Peniche; a levar o tema à Assembleia Municipal e à Assembleia Intermunicipal, para que a Câmara Municipal de Peniche e a Comunidade Intermunicipal do Oeste se possam posicionar sobre o tema; e a ser breve na resposta e tomada de posição.

    O senhor presidente argumentou ainda que a falta de posicionamento que tem revelado se deve também à ausência de espaços de debate e informação sobre os prós e os contras da exploração de petróleo na Costa de Peniche, não tendo até hoje a Câmara Municipal de Peniche promovido nenhum debate ou sessão de esclarecimento.

    O debate “Exploração de Petróleo na Costa de Peniche e Nazaré” aconteceu na passada sexta-feira, 10 de Fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, organizado pela Associação “Conselho da Cidade” do mesmo Município. Foi um debate esclarecedor que contou com oradores de académicos e profissionais do sector que expuseram as suas posições e seus fundamentos sobre a exploração de petróleo na costa de Peniche e Nazaré.

    Ficámos profundamente dececionados com a falta do Senhor Presidente neste debate, e muito espantados ao saber que o senhor não fez chegar qualquer resposta à associação organizadora que, depois de o convidar formalmente por escrito, tentou contactá-lo telefonicamente várias vezes.

    É inaceitável que o senhor presidente, protagonista da luta antinuclear em Ferrel há 41 anos atrás, não se tenha ainda posicionado sobre o assunto e que não tenha cumprido nenhum dos trabalhos com que se comprometeu na reunião de 1 de Setembro. Em quatro meses, 6.000 pessoas assinaram uma petição pelo cancelamento dos contratos na bacia de Peniche, já entregue na Assembleia da República.

    A implementação desta indústria representa a ruína da economia local do concelho, que é baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Exigimos que a Câmara Municipal de Peniche, à semelhança de todas as Câmaras Municipais do Algarve, assuma um posicionamento contra a prospeção e produção de petróleo e em defesa dos recursos naturais e das economias locais.

    14 de Fevereiro de 2017,

    Peniche Livre de Petróleo"

    Enquanto este e outros presidentes de municípios ligados directamente aos concelhos envolvidos na prospecção e exploração de hidrocarbonetos em Portugal não manifestam a sua posição sobre esta temática, cidadãos ativos já agendaram para dia 23 de Fevereiro deste mês uma manifestação em frente à Assembleia da República.

    Até lá, fiquemos à espera da resposta...

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia por João Valente

Tags
  • Petroleo
  • Exploração de Petróleo
  • António José Correia
  • Tó Zé Correia
  • Surf
  • Peniche
  • Ferrel
  • Câmara Municipal de Peniche
  • carta aberta
pub
similar News
similar
dezembro 10
Próxima Wavegarden vai ser nos… Alpes
dezembro 10
Começam amanhã as dragagens no estuário do Sado
dezembro 10
Hugo Pinheiro à procura de ondas indomáveis na Islândia (Vídeo)
dezembro 10
Portugal cai 8 posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas
dezembro 10
Alterações climáticas reduzirão oxigénio dos oceanos até 4%
dezembro 09
Mais de dois mil coalas já faleceram nos incêndios da Austrália
dezembro 09
Em Portugal os navios poluem tanto como as 8 cidades com mais automóveis