Homepage

  • Beachcam Spot Report* XXL 4 e 5 Fevereiro
    03 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • A tempestade ainda persiste e as ondas gigantes também. Com ondas residuais em picos menos comuns, vão dar umas este fim de semana!
  • Foram uns dias agrestes pela nossa costa fora e os dias que aí vêm, também não estão muito longe de ser diferentes. Testemunhamos ondas gigantes e em sítios pouco usuais, com surf somente para os mais corajosos. Este fim de semana também vão haver boas oportunidades em sítios menos comuns, vamos descobrir onde?

    NORTE

    Sábado: Dia muito chuvoso, ventoso e cinzento pela Região Norte do país sem destaques para o surf devido à ondulação fortíssima de 4,8m de ONO e ao vento até 60km/h de Sudoeste a estragar os planos das idas à praia. Bom para Kite e Windsurf para os mais duros e corajosos nos sítios de sempre.

    Domingo: Com muito vento e a ondulação a subir até aos 6m pela manhã, só prevemos oportunidades de surf depois de almoço sob melhores condições. Pela tarde, com menos vento e menos ondulação a permitir algumas ondas a rondar os 3m por Espinho e Matosinhos, que irá ter tamanho idêntico mas sob vento Norte a permitir side offshore. Bom para os amantes de vento

    CENTRO

    Sábado: Ainda com muita ondulação (4,4m de ONO) e vento Sudoeste provenientes da tempestade Dóris, não esperamos muitas oportunidades de surf salvo raras excepções em spots mais protegidos. Mar desordenado com ondas a rondar 2,5m pela Margem Sul, maiores a Norte do Cabo Raso, agora a rondar os 3m com muita força e muita corrente. Em matéria de surf, algumas ondas desordenadas até 1,5m pelas praias e picos de Setúbal, Sesimbra e Arrábida. Ondas também pela Linha até 2m, com alguns sets maiores, mas com destaque somente para os spots de Oeiras, mais pequenos e abrigados como a Torre, Inatel, Santo Amaro, Saisa, Paço de Arcos e claro, Caxias a mexer com ondas a rondar 1m. Boa chcance também por Peniche, no Lagido sob efeito Side-Offshore devido ao vento Sul, com ondas a rondar 1m. Nazaré com ondas gigantes e desordenadas até aos 15 metros. Dia muito cinzento mas porreiro para levar o material de Kite ou Windsurf a dar uma volta pelos locais do costume.

    Domingo: Ondulação a virar ligeiramente mais a Norte e a sofrer um ligeiro aumento, agora com 5,2m de altura, mas a não ter muito impacto no estado do mar que já se encontrava infsurfável desde ontem na Costa Ocidental. Mas boas notícias, o vento está agora virado a Noroeste e permite melhor surf com offshore pelos spots mencionados para ontem, com acréscimo de alguns picos agora pela Linha de Cascais e Estoril com Carcavelos bem grande e power a rondar 2,5m e Cruz Quebrada a mexer. Algum surf também por Peniche, com Molhe Leste até 2,5m e Baía mais pequena e também sob side offshore. 

    SUL

    Sábado: Tempo ainda algo tempestivo pela Região Sul, tanto na terra como no mar, com a ondulação ainda a entrar com valores elevados e o vento Sudoeste a não ajudar nas contas para bom surf. Onshore por todo o barlavento e sotavento algarvio com ondas a rondar 1m pelas praias desde Vila Real de Santo António, a crescer por Tavira e Faro, maior ainda por Quarteira e Vilamoura. Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos e Praia da Luz com ondas até 1,5m e muito maior e desordenado pela região de Sagres com ondas até 4m. História semelhante pela Costa Vicentina e Alentejana com surf provavelmente só por São Torpes e picos mais abrigados de Sines a rondar 2,5m.

    Domingo: Vento a rodar para Noroeste e a permitir melhores condições sob side offshore pela Costa Sul Algarvia, com todos os destaques de ontem (e os que faltam) a darem ondas de melhor qualidade, dentro dos valores referidos. Zavial e picos abrigados a Sul de Sagres a merecerem surf check com ondas até 3m. São Torpes e picos escondidos mais a Norte do Molhe a funcionar sob side offshore e ondas até 2,5m. Vento a diminuir de intensidade ao longo do dia mas ainda assim bom para os amantes de vento.

    Muito respeito pelo mar e zelem uns pelos outros, boas ondas, bons ventos e melhores momentos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • ondas grandes
  • nazaré
  • beachcam
  • praia do norte
  • fevereiro
  • norte
  • sul
  • centro
  • Ondulação
  • tempestade doris
  • FNMOC
  • alerta
  • surf
  • surf spots
pub
similar News
similar
agosto 04
10 apontamentos sobre o Allianz Sintra Pro
agosto 04
Mensagem de SOS na areia salva 3 homens desaparecidos numa ilha do Pacífico
agosto 03
Zmar disponibiliza para venda casas de madeira com piscina privativa
agosto 03
Surf Clube de Viana dinamiza voluntariado jovem europeu
julho 31
Estações Náuticas do Centro: Do surf no Baleal à canoagem na ria de Aveiro (FOTOS)
julho 31
Banhos novamente autorizados nas praias de Santo António e Monte Gordo
agosto 02
Alerta de tubarão fez hastear bandeira vermelha em 3 praias de Tavira
pub