Homepage
- A tempestade ainda persiste e as ondas gigantes também. Com ondas residuais em picos menos comuns, vão dar umas este fim de semana!
-
-
Foram uns dias agrestes pela nossa costa fora e os dias que aí vêm, também não estão muito longe de ser diferentes. Testemunhamos ondas gigantes e em sítios pouco usuais, com surf somente para os mais corajosos. Este fim de semana também vão haver boas oportunidades em sítios menos comuns, vamos descobrir onde?
NORTE
Sábado: Dia muito chuvoso, ventoso e cinzento pela Região Norte do país sem destaques para o surf devido à ondulação fortíssima de 4,8m de ONO e ao vento até 60km/h de Sudoeste a estragar os planos das idas à praia. Bom para Kite e Windsurf para os mais duros e corajosos nos sítios de sempre.
Domingo: Com muito vento e a ondulação a subir até aos 6m pela manhã, só prevemos oportunidades de surf depois de almoço sob melhores condições. Pela tarde, com menos vento e menos ondulação a permitir algumas ondas a rondar os 3m por Espinho e Matosinhos, que irá ter tamanho idêntico mas sob vento Norte a permitir side offshore. Bom para os amantes de vento.
CENTRO
Sábado: Ainda com muita ondulação (4,4m de ONO) e vento Sudoeste provenientes da tempestade Dóris, não esperamos muitas oportunidades de surf salvo raras excepções em spots mais protegidos. Mar desordenado com ondas a rondar 2,5m pela Margem Sul, maiores a Norte do Cabo Raso, agora a rondar os 3m com muita força e muita corrente. Em matéria de surf, algumas ondas desordenadas até 1,5m pelas praias e picos de Setúbal, Sesimbra e Arrábida. Ondas também pela Linha até 2m, com alguns sets maiores, mas com destaque somente para os spots de Oeiras, mais pequenos e abrigados como a Torre, Inatel, Santo Amaro, Saisa, Paço de Arcos e claro, Caxias a mexer com ondas a rondar 1m. Boa chcance também por Peniche, no Lagido sob efeito Side-Offshore devido ao vento Sul, com ondas a rondar 1m. Nazaré com ondas gigantes e desordenadas até aos 15 metros. Dia muito cinzento mas porreiro para levar o material de Kite ou Windsurf a dar uma volta pelos locais do costume.
Domingo: Ondulação a virar ligeiramente mais a Norte e a sofrer um ligeiro aumento, agora com 5,2m de altura, mas a não ter muito impacto no estado do mar que já se encontrava infsurfável desde ontem na Costa Ocidental. Mas boas notícias, o vento está agora virado a Noroeste e permite melhor surf com offshore pelos spots mencionados para ontem, com acréscimo de alguns picos agora pela Linha de Cascais e Estoril com Carcavelos bem grande e power a rondar 2,5m e Cruz Quebrada a mexer. Algum surf também por Peniche, com Molhe Leste até 2,5m e Baía mais pequena e também sob side offshore.
SUL
Sábado: Tempo ainda algo tempestivo pela Região Sul, tanto na terra como no mar, com a ondulação ainda a entrar com valores elevados e o vento Sudoeste a não ajudar nas contas para bom surf. Onshore por todo o barlavento e sotavento algarvio com ondas a rondar 1m pelas praias desde Vila Real de Santo António, a crescer por Tavira e Faro, maior ainda por Quarteira e Vilamoura. Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos e Praia da Luz com ondas até 1,5m e muito maior e desordenado pela região de Sagres com ondas até 4m. História semelhante pela Costa Vicentina e Alentejana com surf provavelmente só por São Torpes e picos mais abrigados de Sines a rondar 2,5m.
Domingo: Vento a rodar para Noroeste e a permitir melhores condições sob side offshore pela Costa Sul Algarvia, com todos os destaques de ontem (e os que faltam) a darem ondas de melhor qualidade, dentro dos valores referidos. Zavial e picos abrigados a Sul de Sagres a merecerem surf check com ondas até 3m. São Torpes e picos escondidos mais a Norte do Molhe a funcionar sob side offshore e ondas até 2,5m. Vento a diminuir de intensidade ao longo do dia mas ainda assim bom para os amantes de vento.
Muito respeito pelo mar e zelem uns pelos outros, boas ondas, bons ventos e melhores momentos!
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
