Homepage

  • Beachcam Spot Report* 6 a 10 de Fevereiro
    06 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Depois da tempestade vem a bonança e nós sabemos onde recolher tamanha recompensa! Vamos ver onde e quando?
  • Foi um fim de semana com muito surf nos sítios previstos, uns com mais gente, outros com menos, mas sempre a funcionar! A lua também ajudou e agora é sempre a melhorar até à próxima cheia. Vamos ver se esta semana continuamos o bom registo e acertamos nos spots? Toca lá a fazer apontamentos...

    NORTE

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça feiraCom alguma nortada moderada e a ondulação a subir até aos 4m, só prevemos surf nos spots mais abrigados sob melhores condições. Melhor oportunidade pela manhã, com menos vento e menos ondulação a permitir algumas ondas a rondar 2,5m por Espinho e com 1,5m por Matosinhos, que irá funcionar sob vento Norte a permitir side offshore. Bom para os amantes de vento

    Quarta feira: Dia com menos vento da semana e a soprar orientado de ENE pela manhã a permitir um side offshore e a virar para brisa de Norte durante a tarde. Ainda com alguma ondulação a entrar, prevemos ondas grandes até 3m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, a rondar 1,5m com alguns sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 2m, também com alguns sets maiores.

    Quinta e Sexta feira: Surf somente pelo período da manhã de quinta, com os mesmos spots de quarta a servirem de referência para surfar, com o mesmo tamanho mas agora com vento de Sul. Mar a subir muito rapidamente pelo fim da manhã e chegar a valores bem altos pela sexta de manhã. Com a nova ondulação a entrar de ONO com 6m de altura e 16 segundos de período, nem o vento (que vai estar de Oeste) irá ajudar na formação de boas condições para surf. Mar desordenado pelo vento e ondulação com ondas a rondar 4m ou maiores pr praticamente todos os spots da Costa Norte Ocidental. Bom para Kite e Windsurf.

    CENTRO

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Dias complicados para surfar na Costa Centro Ocidental, com o vento e ondulação a não se entenderem muito bem mas a deixarem alguns spots mais beneficiados. Com o pico de ondulação a ter lugar na Terça à tarde, com 3.9m vindos de ONO e 15 segundos de período, boas oportunidades de surf assim que o mar começar a subir logo pela manhã e com offshore imediato pela Linha de Cascais / Estoril e Oeiras nos spots de sempre. Já durante a tarde de Quarta, ondas até 1,5m pelo Meco, a crescer na Fonte da Telha e maiores até 2,5m pela Caparica, com menos vento. Destaque para os vagalhos até 3m nos sets maiores por Supertubos e Cabedelo na Figueira da Foz, a funcionarem sob offshore e mais a Norte ondas também por Aveiro, Ovar e Esmoriz, até 2m com brisa de leste. Nazaré algo desordenada mas com ondas até 10m.

    Quinta feira: Dia algo complicado no que toca a encontrar bom surf, com o mar a subir muito rapidamente pela tarde e a deixar a Costa Ocidental muito agitada. Pela manhã, vento Sul e ondas a rondar 2m pelos pontões da Costa de Caparica, maior e com offshore pelo Guincho, até 2,5m pelas praias de Sinta até à Ericeira, onde haverá ondas mais pequenas mas com boas sessões nos picos mais abrigados. Maior pela Praia Azul, Santa Cruz e novamente mais ordenado pela região de Peniche com oportunidades de offshore pela Baía e Lagido. Nazaré a dar umas bombas até 8m e razoável pela Figueira da Foz e região mais a Norte. Pela tarde, toda a Linha de Cascais/Estoril e Oeiras com surf para todos sob Nortada a permitir offshore com ondas desde 2m por Cascais a diminuir até 0,5m por Caxias. Até 1m e offshore pelas praias e picos de Setúbal, Sesimbra e picos escondidos da Arrábida. Bom para Kite e Windsurf.

    Sexta feira: Muita ondulação (5,9m de ONO) e algum vento de Noroeste a rodar para Oeste esperados para esta sexta feira. Não esperamos muitas oportunidades de surf salvo raras excepções em spots mais protegidos. O mar irá estar bravo e desordenado com ondas até aos 3,5m pela Margem Sul, maiores a Norte do Cabo Raso, agora a rondar os 4m com muita força e muita corrente. Em matéria de surf, algumas ondas desordenadas até 1,5m pelas praias e picos de Setúbal, Sesimbra e picos escondidos da Arrábida. Ondas também pela Linha até 3m, com alguns sets maiores, mas com destaque somente para os spots de Oeiras, mais pequenos e abrigados com ondas até 2m pela Torre, Inatel, mais pequeno por Santo Amaro, Saisa, Escadinhas, Paço de Arcos e claro, Caxias a mexer com ondas a rondar 1m. Oportunidade de surf também por Peniche, no Lagido sob efeito Side-Offshore devido ao vento e com ondas a rondar 2m. Nazaré com ondas gigantes e desordenadas até aos 15 metros. Dia muito cinzento e com chuva, mas bom para levar o material de Kite ou Windsurf a dar uma voltinha pelos spots do costume.

    SUL

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Dias idênticos na escolha de spots para surfar, com o melhor período a ter lugar pela manhã de terça e pela tarde de quarta, com menos vento. Ondulação a subir até aos 3.4m de ONO com 15 segundos de período a formar algumas ondas por todo a Costa Sul Algarvia, maiores e sob vento offshore na quarta. Picos de Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos, tudo com boas ondas a rondar 1m, maiores quanto mais próximas do Cabo de São Vicente. Algum surf também pela região de Sagres, nos picos mais abrigados. Amado, Arrifana, Mte. Clérigo e spots mais abrigados da Costa Vicentina e SW Alentejano, tudo a merecer um surf check a rondar os 2,5m. São Torpes e picos mais a Norte a funcionarem sob vento side-offshore e ondas até 2m de altura.

    Quinta feira: Dia um pouco tricky no que toca ao vento, que irá soprar de Sul a rodar para Norte ao longo do dia, com breve período de Oeste a formar Onshore. Contas difíceis no que toca a encontrar condições alinhadas mas mesmo assim ondas em praticamente todos os spots da região, com destaque para os picos a Norte de Sagres a rolarem sob offshore, desde 2m pela Ponta Ruiva, Castelejo, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mt. Clérigo, mais pequeno pelos picos de VN Milfontes e Porto Covo e alguns beach breaks a Norte de Sines até à Comporta

    Sexta feiraTempo ainda muito tempestivo pela Região Sul, tanto na terra como no mar, com a ondulação ainda a entrar com valores elevados (5,3m de ONO) e o vento a rodar de Norte para Oeste ainda durante o dia, a não ajudar muito nas contas para bom surf. Mesmo assim, ondas por todo o barlavento e sotavento algarvio rondar 1m pelas praias desde Vila Real de Santo António, a crescer por Tavira e Faro, maior ainda por Quarteira e Vilamoura. Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos e Praia da Luz com ondas até 2m e muito maior e desordenado pela região de Sagres com ondas até 5m. História semelhante pela Costa Vicentina e Alentejana com surf provavelmente só por São Torpes e picos mais abrigados a Norte a rondar 2,5m. Bom para os amantes de vento.

    Tenham uma óptima semana com bons ventos, boas ondas e melhores momentos! Protejam e cuidem uns dos outros e das nossas praias...

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam spot report
  • feveiro
  • surf
  • surf spot
  • bodyboard
  • portugal
  • centro
  • ondas
  • sul
  • norte
  • lisboa
  • porto
  • Ondulação
  • windguru
  • Previsão
  • FNMOC
pub
similar News
similar
abril 09
Ainda há quem continue a surfar, apesar do surf estar interdito
abril 09
Himalaias já são visíveis da Índia devido à queda da poluição do ar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos no mar
abril 09
Requalificação da Estrada da Meia Praia vai avançar
abril 09
Chuva dá tréguas na Páscoa
abril 09
Temperaturas de março entre as mais altas desde que há registo do mês
abril 09
Polícia investiga estrela australiana que furou quarentena para surfar
pub