Homepage

  • Beachcam Spot Report* 6 a 10 de Fevereiro
    06 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Depois da tempestade vem a bonança e nós sabemos onde recolher tamanha recompensa! Vamos ver onde e quando?
  • Foi um fim de semana com muito surf nos sítios previstos, uns com mais gente, outros com menos, mas sempre a funcionar! A lua também ajudou e agora é sempre a melhorar até à próxima cheia. Vamos ver se esta semana continuamos o bom registo e acertamos nos spots? Toca lá a fazer apontamentos...

    NORTE

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça feiraCom alguma nortada moderada e a ondulação a subir até aos 4m, só prevemos surf nos spots mais abrigados sob melhores condições. Melhor oportunidade pela manhã, com menos vento e menos ondulação a permitir algumas ondas a rondar 2,5m por Espinho e com 1,5m por Matosinhos, que irá funcionar sob vento Norte a permitir side offshore. Bom para os amantes de vento

    Quarta feira: Dia com menos vento da semana e a soprar orientado de ENE pela manhã a permitir um side offshore e a virar para brisa de Norte durante a tarde. Ainda com alguma ondulação a entrar, prevemos ondas grandes até 3m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, a rondar 1,5m com alguns sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 2m, também com alguns sets maiores.

    Quinta e Sexta feira: Surf somente pelo período da manhã de quinta, com os mesmos spots de quarta a servirem de referência para surfar, com o mesmo tamanho mas agora com vento de Sul. Mar a subir muito rapidamente pelo fim da manhã e chegar a valores bem altos pela sexta de manhã. Com a nova ondulação a entrar de ONO com 6m de altura e 16 segundos de período, nem o vento (que vai estar de Oeste) irá ajudar na formação de boas condições para surf. Mar desordenado pelo vento e ondulação com ondas a rondar 4m ou maiores pr praticamente todos os spots da Costa Norte Ocidental. Bom para Kite e Windsurf.

    CENTRO

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Dias complicados para surfar na Costa Centro Ocidental, com o vento e ondulação a não se entenderem muito bem mas a deixarem alguns spots mais beneficiados. Com o pico de ondulação a ter lugar na Terça à tarde, com 3.9m vindos de ONO e 15 segundos de período, boas oportunidades de surf assim que o mar começar a subir logo pela manhã e com offshore imediato pela Linha de Cascais / Estoril e Oeiras nos spots de sempre. Já durante a tarde de Quarta, ondas até 1,5m pelo Meco, a crescer na Fonte da Telha e maiores até 2,5m pela Caparica, com menos vento. Destaque para os vagalhos até 3m nos sets maiores por Supertubos e Cabedelo na Figueira da Foz, a funcionarem sob offshore e mais a Norte ondas também por Aveiro, Ovar e Esmoriz, até 2m com brisa de leste. Nazaré algo desordenada mas com ondas até 10m.

    Quinta feira: Dia algo complicado no que toca a encontrar bom surf, com o mar a subir muito rapidamente pela tarde e a deixar a Costa Ocidental muito agitada. Pela manhã, vento Sul e ondas a rondar 2m pelos pontões da Costa de Caparica, maior e com offshore pelo Guincho, até 2,5m pelas praias de Sinta até à Ericeira, onde haverá ondas mais pequenas mas com boas sessões nos picos mais abrigados. Maior pela Praia Azul, Santa Cruz e novamente mais ordenado pela região de Peniche com oportunidades de offshore pela Baía e Lagido. Nazaré a dar umas bombas até 8m e razoável pela Figueira da Foz e região mais a Norte. Pela tarde, toda a Linha de Cascais/Estoril e Oeiras com surf para todos sob Nortada a permitir offshore com ondas desde 2m por Cascais a diminuir até 0,5m por Caxias. Até 1m e offshore pelas praias e picos de Setúbal, Sesimbra e picos escondidos da Arrábida. Bom para Kite e Windsurf.

    Sexta feira: Muita ondulação (5,9m de ONO) e algum vento de Noroeste a rodar para Oeste esperados para esta sexta feira. Não esperamos muitas oportunidades de surf salvo raras excepções em spots mais protegidos. O mar irá estar bravo e desordenado com ondas até aos 3,5m pela Margem Sul, maiores a Norte do Cabo Raso, agora a rondar os 4m com muita força e muita corrente. Em matéria de surf, algumas ondas desordenadas até 1,5m pelas praias e picos de Setúbal, Sesimbra e picos escondidos da Arrábida. Ondas também pela Linha até 3m, com alguns sets maiores, mas com destaque somente para os spots de Oeiras, mais pequenos e abrigados com ondas até 2m pela Torre, Inatel, mais pequeno por Santo Amaro, Saisa, Escadinhas, Paço de Arcos e claro, Caxias a mexer com ondas a rondar 1m. Oportunidade de surf também por Peniche, no Lagido sob efeito Side-Offshore devido ao vento e com ondas a rondar 2m. Nazaré com ondas gigantes e desordenadas até aos 15 metros. Dia muito cinzento e com chuva, mas bom para levar o material de Kite ou Windsurf a dar uma voltinha pelos spots do costume.

    SUL

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Dias idênticos na escolha de spots para surfar, com o melhor período a ter lugar pela manhã de terça e pela tarde de quarta, com menos vento. Ondulação a subir até aos 3.4m de ONO com 15 segundos de período a formar algumas ondas por todo a Costa Sul Algarvia, maiores e sob vento offshore na quarta. Picos de Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos, tudo com boas ondas a rondar 1m, maiores quanto mais próximas do Cabo de São Vicente. Algum surf também pela região de Sagres, nos picos mais abrigados. Amado, Arrifana, Mte. Clérigo e spots mais abrigados da Costa Vicentina e SW Alentejano, tudo a merecer um surf check a rondar os 2,5m. São Torpes e picos mais a Norte a funcionarem sob vento side-offshore e ondas até 2m de altura.

    Quinta feira: Dia um pouco tricky no que toca ao vento, que irá soprar de Sul a rodar para Norte ao longo do dia, com breve período de Oeste a formar Onshore. Contas difíceis no que toca a encontrar condições alinhadas mas mesmo assim ondas em praticamente todos os spots da região, com destaque para os picos a Norte de Sagres a rolarem sob offshore, desde 2m pela Ponta Ruiva, Castelejo, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mt. Clérigo, mais pequeno pelos picos de VN Milfontes e Porto Covo e alguns beach breaks a Norte de Sines até à Comporta

    Sexta feiraTempo ainda muito tempestivo pela Região Sul, tanto na terra como no mar, com a ondulação ainda a entrar com valores elevados (5,3m de ONO) e o vento a rodar de Norte para Oeste ainda durante o dia, a não ajudar muito nas contas para bom surf. Mesmo assim, ondas por todo o barlavento e sotavento algarvio rondar 1m pelas praias desde Vila Real de Santo António, a crescer por Tavira e Faro, maior ainda por Quarteira e Vilamoura. Albufeira, Alvor, Portimão, Lagos e Praia da Luz com ondas até 2m e muito maior e desordenado pela região de Sagres com ondas até 5m. História semelhante pela Costa Vicentina e Alentejana com surf provavelmente só por São Torpes e picos mais abrigados a Norte a rondar 2,5m. Bom para os amantes de vento.

    Tenham uma óptima semana com bons ventos, boas ondas e melhores momentos! Protejam e cuidem uns dos outros e das nossas praias...

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam spot report
  • feveiro
  • surf
  • surf spot
  • bodyboard
  • portugal
  • centro
  • ondas
  • sul
  • norte
  • lisboa
  • porto
  • Ondulação
  • windguru
  • Previsão
  • FNMOC
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos