Homepage

  • Beachcam Spot Report* 25 a 27 Fevereiro
    24 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Vamos ver por onde desfilar este fim de semana?
  • Se estiverem com dúvidas do que é que se vão mascarar neste carnaval, não percam muito tempo, peguem no fato e no resto do material e vão para dentro de água. Mas lá por ser carnaval, não se estiquem nos dropinanços... Vamos ver por onde desfilar este fim de semana?

    NORTE

    Sábado: Com a ondulação de baixo período (10 segundos) orientados a NO e com 1,2m de altura, não esperamos à partida boas condições para surf. Vento a ajudar a salvar o dia ao soprar fraco pela manhã, vindo de Este a permitir o offshore na Costa Ocidental. Ondas pela manhã nos picos de Viana até 1m e um pouco maior por Leça da Palmeira. Espinho a rondar 0,5m. Vento a rodar para Oeste por volta da hora de almoço.

    Domingo: Nova ondulação a entrar, agora com 14 segundos de período e com 2m de altura orientados a ONO, a permitir algum surf ao largo da Costa Norte. Vento a soprar fraco de Leste pela madrugada, a rodar para o quadrante Oeste, passando pelo Sul, a meio do dia. Ondas a rondar 1,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, mais pequeno pelos picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, até 1m nos sets maiores. Canide, Aguda, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m mas com alguns sets maiores. Mar a cair para quarta, mas com qualidade dentro de água.

    Segunda: Vento moderado de Oeste durante todo o dia a colocar as praias e condições sob onshore. Mesmo assim, ondas dentro dos mesmos tamanhos e nos locais recomendados para ontem, mas sob piores condições.

    CENTRO

    Sábado: Com muita Nortada prevista e a ondulação muito inclinada a NO, não prevemos boas ondas no geral, para este sábado na Zona Centro. Algum surf pela manhã, com menos vento, até 1m pela Caparica, a rondar 1m com sets maiores pela Praia Grande, Ericeira, maior em Santa Cruz e mais alinhado em Peniche (Supertubos). Nazaré desordenada e a rondar 3m, com os picos da Figueira da Foz mais consistentes, sob offshore e com ondas a rondar 1m. Região a Norte da Figueira, até Aveiro/Ovar, também com ondas razoáveis dentro do mesmo tamanho.

    Domingo: Melhor dia para surf do fim de semana, com muito sol e bom à beira mar. Apesar da Nortada fraca a rodar para vento de Oeste moderado pela tarde, nova ondulação a entrar de ONO com 2m de altura e 14 segundos de período a formar ondas a rondar 0,5m por Sesimbra, maior até 1m pelas praias do Meco com Fonte da Telha a funcionar em tamanhos similares e toda a Costa de Caparica com ondas até 1,5m, nos sets maiores, desde as praias aos pontões. Algum surf também por Lisboa, com a Linha de Cascais a funcionar a rondar 0,5m com sets maiores, com destaque para São Pedro e Carcavelos nas mesmas medidas sob offshore. Maior e mais desalinhado a Norte do Cabo Raso com Guincho até 2m, mesmo tamanho e mais qualidade pela Praia Grande, com picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas muito recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks pela região da Ericeira. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz, Santa Rita e Areia Branca com ondas consistentes a rondar 1,5m. Região de Peniche com boas ondas e a rondar 1m, com destaque para Supertubos e Molhe Leste sob offshore. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 3m, com o Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte a rondar os 6m de altura e mais alinhadas. Destaque também para a Figueira da Foz e Buarcos com muito offshore e ondas na ordem de 1,5m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas.

    Segunda: Com vento de oeste a formar onshore durante todo o dia, não destacamos nenhum spot para surfar na segunda, apesar das medidas de onda serem praticamente as mesmas de ontem, mas sob muito piores condições.

    SUL

    Sábado: Nortada fraca a moderada prevista ao longo do dia em toda a Costa Alentejana e Vicentina, com o período com menos intensidade a ter lugar logo pela manhã e a ser a melhor opção para surf. Devido à inclinação a NO e ao baixo período da ondulação, prevemos ondas com pouca qualidade a rondar 1m por praticamente todas as praias da região, maiores nos spots mais expostos como Amado, Amoreira, Odeceixe e Zambujeira. Algumas ondas sob offshore forte, a Sul da Região de Sagres a rondar 1,5m e a Norte de São Torpes até Sines a rondar 0,5m.

    Domingo: Muito sol previsto para este domingo com nova ondulação a entrar de ONO com 1,6m de altura e com um período de 15 segundos. Vento a soprar fraco a nulo pela manhã, vindo de NE e a rodar para moderado de ONO para a tarde. Praias da península de Sagres, com ondas a rondar 1,5m, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, a subir novamente e a desordenar pela Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do Mar dentro dos mesmos valores, mas com menos vento e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, etc, tudo a rondar 1m com sets maiores. Mesma medida ou lá perto nos picos de Porto Covo e Vieirinha com São Torpes bem mais pequeno. Ondas sob offshore a Norte de São Torpes até Sines a rondar 0,5m com alguns sets maiores. Ondas até 1,5m pela Praia do Norte em Sines e picos mais a Norte, em direção a Setúbal, com ondas a rondar 1m com sets maiores. Algumas ondas sob offshore a rondar 0,5m pelo Barlavento Algarvio, maior até 1,5m mais perto de Sagres.

    Segunda: Vento a baralhar um pouco as contas de bom surf, ao intensificar-se ligeiramente e rodar para Oeste ao longo do dia. Ondas dentro dos mesmos tamanhos ou ligeiramente maiores nos sítios mencionados para domingo, sob claras piores condições.

    Bom fim de semana e boas ondas! Zelem uns pelos outros e pelos nossos mares!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular 

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão Ondas
  • surf spots
  • surf
  • bodyboard
  • Portugal
  • Centro
  • sul
  • Norte
  • nortada
  • offshore
  • leste
  • alentejo
  • Algarve
similar News
similar
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard
setembro 27
Seleção Nacional diz adeus ao SUP Wave no Mundial ISA
setembro 27
Projeto 'SURF.ART' celebra 10º aniversário em outubro com evento especial
setembro 27
Mulher resgatada por surfistas no Baleal