Homepage
- Vamos ver por onde desfilar este fim de semana?
-
-
Se estiverem com dúvidas do que é que se vão mascarar neste carnaval, não percam muito tempo, peguem no fato e no resto do material e vão para dentro de água. Mas lá por ser carnaval, não se estiquem nos dropinanços... Vamos ver por onde desfilar este fim de semana?
NORTE
Sábado: Com a ondulação de baixo período (10 segundos) orientados a NO e com 1,2m de altura, não esperamos à partida boas condições para surf. Vento a ajudar a salvar o dia ao soprar fraco pela manhã, vindo de Este a permitir o offshore na Costa Ocidental. Ondas pela manhã nos picos de Viana até 1m e um pouco maior por Leça da Palmeira. Espinho a rondar 0,5m. Vento a rodar para Oeste por volta da hora de almoço.
Domingo: Nova ondulação a entrar, agora com 14 segundos de período e com 2m de altura orientados a ONO, a permitir algum surf ao largo da Costa Norte. Vento a soprar fraco de Leste pela madrugada, a rodar para o quadrante Oeste, passando pelo Sul, a meio do dia. Ondas a rondar 1,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, mais pequeno pelos picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, até 1m nos sets maiores. Canide, Aguda, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m mas com alguns sets maiores. Mar a cair para quarta, mas com qualidade dentro de água.
Segunda: Vento moderado de Oeste durante todo o dia a colocar as praias e condições sob onshore. Mesmo assim, ondas dentro dos mesmos tamanhos e nos locais recomendados para ontem, mas sob piores condições.
CENTRO
Sábado: Com muita Nortada prevista e a ondulação muito inclinada a NO, não prevemos boas ondas no geral, para este sábado na Zona Centro. Algum surf pela manhã, com menos vento, até 1m pela Caparica, a rondar 1m com sets maiores pela Praia Grande, Ericeira, maior em Santa Cruz e mais alinhado em Peniche (Supertubos). Nazaré desordenada e a rondar 3m, com os picos da Figueira da Foz mais consistentes, sob offshore e com ondas a rondar 1m. Região a Norte da Figueira, até Aveiro/Ovar, também com ondas razoáveis dentro do mesmo tamanho.
Domingo: Melhor dia para surf do fim de semana, com muito sol e bom à beira mar. Apesar da Nortada fraca a rodar para vento de Oeste moderado pela tarde, nova ondulação a entrar de ONO com 2m de altura e 14 segundos de período a formar ondas a rondar 0,5m por Sesimbra, maior até 1m pelas praias do Meco com Fonte da Telha a funcionar em tamanhos similares e toda a Costa de Caparica com ondas até 1,5m, nos sets maiores, desde as praias aos pontões. Algum surf também por Lisboa, com a Linha de Cascais a funcionar a rondar 0,5m com sets maiores, com destaque para São Pedro e Carcavelos nas mesmas medidas sob offshore. Maior e mais desalinhado a Norte do Cabo Raso com Guincho até 2m, mesmo tamanho e mais qualidade pela Praia Grande, com picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas muito recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks pela região da Ericeira. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz, Santa Rita e Areia Branca com ondas consistentes a rondar 1,5m. Região de Peniche com boas ondas e a rondar 1m, com destaque para Supertubos e Molhe Leste sob offshore. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 3m, com o Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte a rondar os 6m de altura e mais alinhadas. Destaque também para a Figueira da Foz e Buarcos com muito offshore e ondas na ordem de 1,5m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas.
Segunda: Com vento de oeste a formar onshore durante todo o dia, não destacamos nenhum spot para surfar na segunda, apesar das medidas de onda serem praticamente as mesmas de ontem, mas sob muito piores condições.
SUL
Sábado: Nortada fraca a moderada prevista ao longo do dia em toda a Costa Alentejana e Vicentina, com o período com menos intensidade a ter lugar logo pela manhã e a ser a melhor opção para surf. Devido à inclinação a NO e ao baixo período da ondulação, prevemos ondas com pouca qualidade a rondar 1m por praticamente todas as praias da região, maiores nos spots mais expostos como Amado, Amoreira, Odeceixe e Zambujeira. Algumas ondas sob offshore forte, a Sul da Região de Sagres a rondar 1,5m e a Norte de São Torpes até Sines a rondar 0,5m.
Domingo: Muito sol previsto para este domingo com nova ondulação a entrar de ONO com 1,6m de altura e com um período de 15 segundos. Vento a soprar fraco a nulo pela manhã, vindo de NE e a rodar para moderado de ONO para a tarde. Praias da península de Sagres, com ondas a rondar 1,5m, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, a subir novamente e a desordenar pela Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do Mar dentro dos mesmos valores, mas com menos vento e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, etc, tudo a rondar 1m com sets maiores. Mesma medida ou lá perto nos picos de Porto Covo e Vieirinha com São Torpes bem mais pequeno. Ondas sob offshore a Norte de São Torpes até Sines a rondar 0,5m com alguns sets maiores. Ondas até 1,5m pela Praia do Norte em Sines e picos mais a Norte, em direção a Setúbal, com ondas a rondar 1m com sets maiores. Algumas ondas sob offshore a rondar 0,5m pelo Barlavento Algarvio, maior até 1,5m mais perto de Sagres.
Segunda: Vento a baralhar um pouco as contas de bom surf, ao intensificar-se ligeiramente e rodar para Oeste ao longo do dia. Ondas dentro dos mesmos tamanhos ou ligeiramente maiores nos sítios mencionados para domingo, sob claras piores condições.
Bom fim de semana e boas ondas! Zelem uns pelos outros e pelos nossos mares!
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
