Homepage
- Vai ser uma semana ao sabor do vento, com Offshore, Nortada, Onshore e Vento Sul... Ah e ondas para todos!
-
-
Depois de um fim de semana onde deu para encher a barriga com boas sessões um pouco por todo o lado, eis que a história se repete com boas ondas e offshore para todos logo desde os primeiros dias desta semana... Destino diferente para os últimos da mesma, com muito vento, bom para pôr a roupa a secar. Fora de brincadeiras, vamos ver por onde se vai surfar?
NORTE
Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje ou as nossas livecams para ver o mar!
Terça e Quarta feira: Dias com comportamentos muito semelhantes no que toca à direcção do vento, que pelo nascer do dia irá soprar de leste a permitir offshore e a rodar para Nortada da parte da tarde. Com a ondulação a cair de 1,7m na terça, para 1,2m na quarta, esperamos boas ondas pela Costa Ocidental Norte, até 1,5m nos sets maiores por Moledo, Vila Praia de Âncora, mais pequeno pelos picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, a rondar 0,5m com alguns sets maiores. Canide, Aguda, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m mas com alguns sets maiores. Mar a cair para quarta, mas com qualidade dentro de água.
Quinta e Sexta feira: Nortada moderada a forte a estragar os planos de bom surf para os últimos dias da semana, mesmo assim, ondas a rondar 1m a 1,5m pelas praias mais expostas da costa e algumas ondas mais ordenadas por Matosinhos até 0,5m.
CENTRO
Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje ou as nossas livecams para ver o mar!
Terça e Quarta feira: Com o vento a soprar moderado de Este ao nascer do dia e a rodar para Norte durante a tarde, vai ser mais pela manhã que vamos encontrar as melhores condições pela Costa Ocidental nos próximos dias. Com a ondulação a cair de 1.8m para 1.2m ao longo dos dois dias, esperamos boas condições com side e offshore nos próximos dias com ondas a rondar 0,5m por Sesimbra, maior até 1m pelas praias do Meco com Fonte da Telha a funcionar em tamanhos similares e toda a Costa de Caparica com ondas até 1,5m, nos sets maiores, desde as praias aos pontões. Surf também pela Linha, com Linha de Cascais a funcionar a rondar 0,5m com destaque para São Pedro e Carcavelos nas mesmas medidas. História diferente a Norte do Cabo Raso com picos do Guincho com ondas a rondar 1,5m, mesmo tamanho e mais qualidade pela Praia Grande, com picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas muito recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks pela região da Ericeira. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz, Santa Rita e Areia Branca com ondas consistentes a rondar 1,5m. Região de Peniche com boas ondas e a rondar 1m, com destaque para Supertubos e Molhe Leste offshore. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 3m, com o Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte a rondar os 5m de altura e bem alinhadas. Destaque também para a Figueira da Foz e Buarcos com muito offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas.
Quinta e Sexta feira: Dias excelentes para os windlovers, com todos os spots e lugares habituais com boas condições para a prática de kite, windsurf, e restantes desportos de vento. Infelizmente em matéria de surf, dias complicados para encontrar boas condições devido ao vento forte de Norte que se fará sentir pelas praias fora. Com uma nova ondulação de baixo período (8 segundos) e orientada a NO com 1,7m de altura, não prevemos nenhum destaque para os próximos dias. Ondas entre 1m a 1,5m a Norte do Cabo Raso, mais pequenas a rondar 1m pela Margem Sul. Por descargo de consciência, chekem as nossas livecams de Supertubos e Cabedelo.
SUL
Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje ou as nossas livecams para ver o mar.
Terça e Quarta feira: Melhores dias da semana para surfar pela Costa Alentejana e Vicentina, com sol, céu limpo e períodos de vento nulo a moderado de Este desde o raiar do dia, a rodar para Norte pela tarde, prevemos melhores condições pela manhã sob offshore e ondas pelas praias da península de Sagres, com ondas a rondar 1,5m com sets maiores, pelo Tonel, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, algo maior e mais desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do Mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, como as Barcas, Malhão, Aivados, etc,tudo a rondar 1,5m. Mesma medida ou perto dela para os picos de Porto Covo, como Burrinho, L-Point, Vieirinha até 1,5m, com São Torpes mais pequeno. 1,5m pela Praia do Norte em Sines e pelos picos mais a Norte, em direção a Setúbal, como Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, a funcionarem com qualidade e offshore mas a rondar 1m... Algumas ondas a rondar 0,5m desde Tavira até Lagos, e cada vez maiores perto do Cabo de São Vicente. Mar a cair para quarta feira cerca de 0,5m ou mais no tamanho de onda.
Quinta e Sexta feira: Muito vento Norte previsto para os últimos dias da semana, com as condições para surf a ficarem muito ariscas. Ondas até 0,5m a Norte de Sines, a rondar 1m com sets maiores, por todas as praias do Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina. Algum surf sob offshore pela Região Sul de Sagres no período com menos vento. Bom para Kite e Windsurf nos sítios do costume.
Tenham uma boa semana, com bons ventos, boas ondas e melhores momentos! Se estiverem interessados em defender os nossos mares, agendem também para dia 23 de Fevereiro a manifestação em frente à Assembleia da República contra a prospecção e exploração de petróleo em Portugal.
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
